O antigo primeiro-ministro israelita Ariel Sharon completa esta terça-feira cinco anos em coma, na sequência de um acidente vascular cerebral que sofreu a 4 de Janeiro de 2006, com 77 anos.
Foto: EPA |
Ariel Sharon, que se encontra na unidade de cuidados de longa duração do Hospital Tel Hashomer nos arredores de Telavive, passou, em Novembro, menos de 48 horas na sua quinta no sul de Israel numa primeira tentativa dos dois filhos e médicos para passar a ser tratado em casa.
Herói de guerra e político, Sharon, atualmente com 82 anos, foi durante décadas uma das figuras mais controversas de Israel.
Nasceu a 26 de fevereiro de 1928 na Palestina, de pais originários da Bielorrússia, e cresceu numa pequena aldeia num clima marcado pelo conflito com os vizinhos palestinianos.
Alistou-se no exército aos 17 anos e combateu por Israel em três guerras, tendo sido ferido duas vezes.
Oficial ousado, alcançou nos anos de 1970 o posto de major-general e ganhou a reputação de desobedecer por vezes às ordens dos seus superiores.
Depois de deixar o exército dedicou-se à política, tornando-se deputado pelo conservador partido Likud e um apoiante entusiasta do movimento para colonizar a Cisjordânia e a faixa de Gaza.
Era ministro da Defesa quando, em 1982, centenas de civis palestinianos foram mortos nos campos de refugiados do sul de Beirute por uma milícia cristã aliada de Israel. Um inquérito israelita considerou Sharon indiretamente responsável pelas mortes, o que levou à sua demissão um ano depois.
Foi primeiro-ministro de Israel entre 2001 e 2006, período durante o qual decidiu a retirada unilateral da faixa de Gaza, em 2005. Este foi também o ano em que deixou o Likud e formou o partido centrista Kadima.
SIC Notícias, 04-01-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-