sábado, 15 de janeiro de 2011

Continuamos sob fogo cruzado

De Elizabeth Feoli de Oliveira - que diz TUDO, na minha opinião:

Pois é...
O governo já tomou a sua decisão. Perde a vida quem, ainda, sirvo como exemplo, se estressar com as decisões do AERUS em nosso "benefício".
Eu, como a grande maioria de nossos colegas, tenho passado por muitas dificuldades em função da perda de poder econômico causado pela intervenção/liquidação do plano de benefícios I VARIG, administrados pelo AERUS.
Cheguei a recorrer ao Senhor Interventor/Liquidante para saber se, em caso de moléstia grave, a lei não permitiria algum tipo de ajuda, mesmo na situação em que se encontra o AERUS. A resposta, embora com toda gentileza, foi NÃO. E por iso mesmo ficou, pois a lei não prevê nada nesse sentido. E por quê haveria????
Fato é: Para o governo, quanto mais dificuldades impuserem a nós, melhor para eles.
Quanto menos de nós sobrevivermos a essas injustiças, menos trabalho terão em continuar a farsa* que vêm mantendo há cinco anos em relação a encontrar uma solução digna para com todos os funcionários da antiga VARIG, participantes, assistidos e pensionistas pelo AERUS.
Temos duas saídas: mudamos o comportamento e tomamos uma atitude que os façam nos respeitar, ou, continuemos na inércia, aceitando o que nos for imposto sem o desgaste provocados por essas "celeumas" , que nos colocam sempre sob "fogo cruzado".
Se observarem, procurando entender o "espírito das leis", verão que nenhuma lei foi feita para defender/proteger direitos do povo, mas exclusivamente para garantir a sobrevivência do Estado e do poder.
Nós passamos: O Estado permanece!!!
Mesmo assim, quero que minha minha " complementação de salário", feita pelo AERUS, continue sendo depositada na agência do ITAÚ, aberta por solicitação da própria Instituição.
Não tenho mais saúde para enfrentar a CEF, tampouco para as filas das Casas Lotéricas.
Empréstimos, cartões de crédito, cheque especial... para que servem quando se faz malabarismos para sobreviver?
Por fim, e por crer na SUPREMA justiça, deixo a mensagem a seguir, com os sinceros votos para que todos tenham um final de semana abençoado.
Elizabeth F. de Oliveira 

"Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor."
(Salmos 34:15)

* Refere-se, a "sensibilidade" e interesse do governo em solucionar a situação que nos impôs, quando optou pela quebra da VARIG, e calote em seu funcionários e aposentados.



Relacionados:

2 comentários:

  1. Boletim do SNA, 15 de janeiro de 2011:
    Atenção aposentados e pensionistas do Aerus!
    O Aerus, no último dia 10/01, enviou somente e exclusivamente a 318 participantes do fundo que recebiam as antecipações de reservas através de ”ordem de pagamento”, um comunicado informando que a partir de fevereiro de 2011 passariam a receber através de conta salário pela Caixa da Econômica Federal.
    Esses participantes que receberam o comunicado são todos do Rio de Janeiro e há tempos vinham pedindo ao interventor uma alternativa devido ao tratamento que estavam recebendo do banco Itaú. A solução foi acelerada devido à circular do Banco Central em vigor a partir de janeiro de 2011, proibindo recebimento de proventos por “ordem de pagamento”. Além disso, a legislação garante ao Aerus o direito de escolher a instituição pagadora que irá distribuir os salários, pagamentos e antecipação de reservas.
    Precisamos destacar que há mais de dois anos o “convênio relacionamento“ com o Banco Itaú está vencido e que, apesar das várias tentativas do Aerus em busca de um novo convênio, além da necessidade de adaptação à legislação para “conta salário”, o Banco Itaú não manifestou qualquer interesse em renová-lo. A conta salário é uma modalidade que isenta o cliente de diversas tarifas, situação esta que a “conta relacionamento” não garante nenhuma isenção.
    Enfim, lembramos que neste momento somente os 318 participantes irão receber pela Caixa Econômica Federal e terão algumas vantagens que o Banco Itaú não proporciona, mas mesmo assim os participantes poderão optar por transferir o beneficio/salário/antecipação de reserva para qualquer instituição bancária imediatamente sem qualquer custo.
    Portanto, pedimos a todos que tenham calma. O SNA está agendando mais uma reunião junto ao interventor a fim de obter mais esclarecimentos relativo aos demais participantes do Aerus, assim como buscar uma negociação que envolva maior beneficio aos participantes coletivos.
    Fique atento aos boletins do SNA!

    O que é isto aqui em cima???
    "O Aerus, no último dia 10/01, enviou somente e exclusivamente a 318 participantes do fundo."
    Quer dizer o seguinte: você, que não faz parte desses 318, não se preocupe, deixe-os se f...!
    Esse é o Sindicato Nacional dos Aeronautas, repito, esse é um sindicato!
    Bom dia!
    Jim

    ResponderExcluir
  2. De Frederico Eustáquio de Araújo:
    Prezados Senhores Interventores do AERUS,
    Fico estarrecido com tamanha falta de sensibilidade.
    Num momento em que como credor, assistido, pensionista e porque não dizer dono do AERUS, passo por momentos dramáticos em consequência da incompetência e irresponsabilidade dos órgãos do governo que deveriam fiscalizar os fundos de pensão;
    Num momento em que como vítima de um sistema maquiavélico e questionável, sou obrigado a trabalhar com 63 anos de idade, após pagar tudo que me foi pedido durante a minha vida para ter uma aposentadoria digna;
    Num momento em que me deparo com "funcionários públicos" ganhando mensalmente do AERUS mais do que eu tenho direito por contrato, devido a mais uma "penada" de um decreto do Ministério do Trabalho;
    Num momento em que colegas morrem à mingua, sem assistência médica, ou mesmo sem dinheiro suficiente para pagar os medicamentos necessários a sua sobrevivência;
    Me deparo com uma carta do AERUS brigando com o APRUS.
    Quanta baixaria!
    O AERUS deveria ter mais seriedade - isto sim - quando intervêm na vida dos assistidos.
    O AERUS deveria ter mais responsabilidade - isto sim - quando muda o que está funcionando a contento.
    A quem realmente interessa a mudança do Banco ITAÚ para a CAIXA ECONOMICA FEDERAL?
    A mim certamente não.
    Se mal recebo o necessário para comer, como poderia eu planejar casa própria, cheque especial, empréstimo e cartão de crédito?
    Quanto a CAIXA vai oferecer para mover os milhões mensais do ITAU para a CAIXA ECONOMICA FEDERAL?
    Eu não sei responder, mas sei que a CAIXA, como o ITAU e outras instituições financeiras não são Papai Noel que distribuem presentes.
    A bem da verdade, até distribuem, mas com endereço certo.
    Isto tudo me cheira mal;
    por que tanto interesse do AERUS em defender a mudança para a CAIXA?
    A resposta cabe aos interventores do AERUS que fizeram este excelente negócio para nós, os pobres miseráveis, assistidos ou melhor como inicia a carta do AERUS - participantes/credores assistidos e pensionistas.
    Acho que o melhor mesmo é agradecer tamanha benevolência e carinho que recebo desta instituição AERUS que ajudei a criar. Quanta Caridade!
    Os senhores não podem imaginar a minha felicidade, ao saber que transferindo o meu mísero pagamento para a CAIXA ECONOMICA FEDERAL, a minha vida vai mudar para melhor:
    - Enfrentarei filas iguais a do INSS para receber minha esmola mensal; serei destratado e insultado pelos funcionários da CAIXA, como soe acontecer com todos que precisam ir lá sacar suas miseráveis pensões. Serei humilhado, desrespeitado e constrangido pela arrogância daquela instituição!
    Fico realmente sensibilizado com tamanha dedicação e carinho.
    Vou até cantar aquele "Jingle": "vem pra Caixa você também; vem!
    Muito obrigado
    Atenciosamente
    Frederico Eustáquio de Araújo Lima

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-