terça-feira, 22 de março de 2011

A Esperança* esmaecida e somente a dor até o presente momento - Funcionários Varig à deriva nestes quase 5 anos.

Casa à deriva, Japão, março 2011. Foto: Reuters

*Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal.
Paulo Resende
Quando se fala a palavra esperança todos, homens e mulheres, sentem a mesma coisa. Ficam mais otimistas e mais confiantes que tudo haverá de dar certo e que haverá esperança por dias melhores. Esta palavra soa como um bálsamo na vida de todos. Ela faz com que homens e mulheres se sintam muito mais confiantes em suas vidas. Uma palavra com resultados positivos.
Mas há casos em que esta esperança se torna esmaecida e sem vicejo. E isto é o que vem acontecendo há quase cinco anos com os funcionários da empresa Varig. Aposentados, pensionistas e demitidos da que foi uma das maiores empresas brasileiras da aviação civil se sentem, a cada dia que passa, mais frustados e veem a esperança de dias melhores quase como uma utopia.
Os aposentados e pensionistas do Fundo Aerus, passados quase cinco anos estão tendo a (quase) certeza que o significado da palavra Esperança está aos poucos se diluindo, ou melhor, esmaecendo.
“Não acredito em mais nada”... dizem alguns... Outros se calam e se deixam levar por sentimento de impotência e dor.
Esta palavra esperança está sendo substituida pela palavra dor na vida destes milhares de pessoas.
Dor de ver as suas vidas, há quase 5 anos, sem perspectivas de dias melhores. Porque foram privados de seus benefícios completos (Fundo de pensão Aerus/ Varig) e estão recebendo hoje ninharias para se manterem, ou melhor, para tentarem sobreviver. Pagaram anos e anos por uma aposentadoria privada e hoje não podem desfrutar da mesma.

A saída da Varig do cenário da Aviação Civil Brasileira acarretou muitos danos a todos. Os que foram demitidos da Varig em agosto de 2006 perderam todas as suas economias depositadas durantes anos neste fundo de pensão. Queriam ter uma aposentadoria digna no final de suas vidas mas infelizmente perderam tudo. A Dor substituiu a Esperança por dias melhores. Infelizmente este grande percentual de funcionários perdeu tudo. O calote foi dado a todos eles. Pagaram e não vão desfrutar do que pagaram.
Os que já estavam aposentados da Varig e os pensionistas do fundo Aerus/Varig estão perdendo, a cada dia que passa, seus benefícios que se tornaram pequenos e achatados porque em 12 de abril de 2006 houve a Intervenção e Liquidação dos planos I e II da Varig no Fundo Aerus. Intervenção feita pela antiga SPC (hoje com outro nome) que, como todos sabem, concordou com as inúmeras repactuações de dívidas da Varig com o fundo de pensão AERUS (21 ao todo). A SPC concordou e aceitou estas repactuações, mas não fiscalizou como deveria fiscalizar.
Dor e somente dor é o que sentem agora, não somente aposentados e pensionistas mas também os milhares de demitidos da Varig. A esperança deu lugar ao sofrimento, ao desencanto e isto, de alguma forma, está levando a todos para um enorme sofrimento e desesperança. Nestes quase 5 anos onde a esperança foi substituída pela dor já tivemos mais de 400 falecimentos de funcionários Varig. Partiram sem ver a esperança de dias melhores voltar em suas vidas. Partiram sem ver a dignidade voltar para as suas vidas. Estão e se encontram em situação desesperadora. No final da vida destes homens e mulheres os mesmos não podem sequer ter um plano de saúde que garanta a eles um tratamento melhor na hora que adoecem. A grande maioria tem que recorrer ao SUS que como todos sabem deixa muito a desejar.
Este é o pagamento dado a todos estes milhares de homens e mulheres (trabalhadores brasileiros) por terem trabalhado anos a fio para construirem um país melhor. Trabalharam levando a bandeira do Brasil e o nome do Brasil mundo afora nas asas da grande Varig e agora recebem este tipo de pagamento. O governo que saiu e o atual não ofereceram esperança a todos estes brasileiros e somente deu a eles dor e privação. A esperança deu, como já disse acima, lugar a dor e ao sofrimento.
O STF até hoje não decidiu o dia e a hora do julgamento de um importante processo (Defasagem Tarifária). A Varig, mesmo tendo ganho este processo em outras importantes instâncias jurídicas, não viu até o presente momento a colocação deste processo em julgamento. Julgamento este que, se for favorável para a VARIG, poderá tirar a dor e o sofrimento e repor novamente toda a esperança na vida destes homens e mulheres.
Que a dor e o sofrimento sejam substituidos de vez pela volta da esperança. Que a esperança não se torne mais e mais esmaecida é o que esperam ansiosamente todos os trabalhadores da Varig.
Chega de Dor e Sofrimento nestes quase 5 anos.
Que a Esperança retorne ao seio da família Variguiana é o que todos almejam e querem.
Comissário Aposentado Varig Paulo Resende.
Itaipu - Niterói - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-