terça-feira, 16 de abril de 2013

Eleição na Venezuela

Foto: Tomas Bravo/AFP
Cesar Maia
1. O resultado eleitoral com Maduro – candidato chavista – vencendo por uma diferença mínima de 1,5 ponto, surpreendeu. É verdade que nos últimos 15 dias havia uma tendência à convergência. Mas mesmo o Instituto confiável, ao realizar pesquisa quantitativa uns 8 dias antes, apontou vitória de Maduro por 7 pontos. Um Instituto próximo a Capriles, em pesquisa telefônica 10 dias antes dava empate, mas com 24% sem querer responder por telefone. Essa pode ter sido uma indicação: o voto oculto, por temor à repressão.
2. Em meados de 2012 uma ampla pesquisa realizada sobre a eleição presidencial, (e que esse ex-blog postou na íntegra e mais recentemente de forma parcial), ao tempo que mostrava a diferença na época de 10 pontos, comentava numa reunião fechada em Caracas, (à qual Cesar Maia esteve presente), que pelo sistema eleitoral venezuelano a oposição só obteria vitória com vantagem superior a 5 pontos pois essa diferença o sistema tirava. As dúvidas de Capriles sobre o resultado, devem estar apoiada nestes estudos.
3. Maduro naquela pesquisa de 2012, ficava bem abaixo na resposta sobre sucessores de Chávez. De longe vencia o vice-presidente, e hoje chanceler, Jaua. A apelação pseudo-religiosa de Maduro durante a campanha era sinal que os números se aproximavam. Mas serviram para reforçar a comunicação de Capriles que Maduro não era Chávez. Portanto uma comunicação/apelação de pseudo-espiritismo, equivocada.
4. Não só a diferença Maduro-Capriles foi 9 pontos inferior a Chávez-Capriles, como a distribuição regional foi muito diferente com Capriles vencendo em vários Estados e grandes Cidades onde perdido seis meses atrás. Portanto foi um fenômeno generalizado no país.
5. Maduro assume totalmente dependente do esquema militar, seja pela provável manipulação dos resultados por aqueles, seja pela demonstração de ser uma liderança frágil que não conseguiu mostrar-se como sucessor de Chávez.
Título e Texto: Ex-Blog do Cesar Maia, 16-04-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-