sexta-feira, 5 de abril de 2013

Galp inaugura maior investimento industrial dos últimos anos


OJE/Lusa
A reconversão da refinaria de Sines, um investimento da Galp de 1,4 mil milhões de euros que vai permitir a Portugal tornar-se autossuficiente e exportador de gasóleo é hoje inaugurada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
A cerimónia, que conta também com a presença do secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, e do secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, pretende assinalar o maior investimento industrial em Portugal dos últimos anos com o objetivo, segundo a Galp de "satisfazer na totalidade as necessidades de gasóleo do mercado nacional, com um contributo inequívoco para a balança comercial e para a fatura energética nacional".
O investimento que a Galp iniciou em 2007 terá consequências nas contas da empresa e na balança comercial já em 2013, com um aumento de 2,5 milhões de toneladas na produção anual de diesel e com benefícios de 450 milhões de euros por ano para a balança comercial portuguesa.
Com a nova unidade de refinação, a Galp Energia vai deixar de importar e passar a exportar diesel e vai ter acesso a crude mais pesado e mais barato, conseguindo adequar a oferta à necessidades do mercado com melhores margens.
Numa visita pré-inaugural à nova unidade da refinaria de Sines em agosto do ano passado, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, defendeu que o investimento da petrolífera nacional é "crucial e estratégico para o país", realçando a "complementaridade" com a refinaria de Matosinhos.
A Comissão Europeia aprovou, no início de agosto de 2012, o pacote de incentivos fiscais no valor máximo de 160 milhões de euros que o Estado Português decidiu atribuir ao projeto de conversão das refinarias de Sines e Matosinhos.
No pico dos trabalhos em Sines, que se prolongaram durante três anos, a reconversão envolveu 4.500 trabalhadores de cerca de 200 empresas.
Em março deste ano, a Galp iniciou a produção comercial de gasóleo com o novo "hydrocracker" (instalação industrial que transforma crude em gasóleo).
Título e Texto: Jornal OJE/Lusa, 05-04-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-