terça-feira, 26 de abril de 2011

25 de abril de 2011: Desfile e Manifestação em Lisboa


Atendi à convocação e fui ao Desfile do 25 de abril de 2011. A concentração foi na Praça do Marquês de Pombal, o pessoal (milhares) desceu pela Avenida da Liberdade até à Praça D. Pedro IV, vulgo Rossio.
Eu desci na Estação da CP do Rossio, fui aquecer as turbinas com uma ginginha (sem elas) e me encaminhei para a Avenida da Liberdade. Lá fiquei esperando a malta.


Fotos: Jim Pereira

E tirei as fotos que vocês verão no clipe abaixo.

Enquanto descansava da azáfama desta vida de fotógrafo freelancer fui entrevistado por um casal negro que presumi estarem fazendo um trabalho para a faculdade ou para um jornal da faculdade/bairro. 

Começaram me perguntando onde eu estava no dia 25 de abril de 1974. No Rio de Janeiro, respondi. A entrevista prosseguiu – boas perguntas, não sei se as respostas foram à altura… 
Ao responder a uma delas, lembro-me de ter dito que não concordava com alguns slogans/palavras de ordem como “esta aqui, que está passando, sobre Cuba…  Cuba não precisa de ser libertada dos americanos, mas sim de alguns próprios cubanos!”

Mas valeu! No próximo ano, se Deus quiser, estarei comemorando, de novo, ao vivo e em cores, uma das mais bonitas (e esperadas) revoluções do século XX.



Dos jornais:
Milhares marcham para comemorar o 25 de Abril
Rita Brandão Guerra, Público
“Reafirmamos a nossa convicção de que valeu a pena e que não estamos arrependidos.” Foi assim que esta tarde, Vasco Lourenço, o presidente da Associação 25 de Abril, abriu o discurso no Rossio, em Lisboa. Do Marquês de Pombal à praça do Rossio, em Lisboa, foram muitos os milhares de cidadãos que marcharam na manifestação do 37º aniversário do 25 de Abril.
(…)

Concentração em tons vermelhos juntou milhares no Marquês de Pombal
A rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, voltou hoje a "assistir" à concentração de milhares de pessoas que vão desfilar em comemoração do 25 de Abril, onde o vermelho é a cor dominante.A concentração iniciou-se cerca das 15:00, com muitas pessoas empunhando bandeiras nacionais mas também de outros géneros, como da central sindical CGTP ou até de localidades. Como habitualmente não faltaram também os cabeçudos.
(…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-