sábado, 23 de abril de 2011

Bagão Félix quer medidas exemplares para diminuir a despesa

O ex-ministro das Finanças António Bagão Félix defendeu hoje em Vila de Rei que o Estado deve dar o exemplo na aplicação das medidas de austeridade, conquistando assim a compreensão e apoio dos cidadãos a esse esforço de contenção orçamental.



“As pessoas simples até estão dispostas a sacrifícios se perceberem que são para todos e são aplicados de maneira justa”, afirmou o economista em Vila de Rei, no encerramento de um ciclo de acções de formação sobre as implicações do Orçamento do Estado nas autarquias.

A extinção dos governos civis, de institutos, fundações e a redução do número de deputados são algumas das medidas que, na opinião do economista e membro do Conselho de Estado, ajudariam a diminuir a despesa, mas também a dar o exemplo de que o Estado assume a austeridade no seu funcionamento interno.

Bagão Félix deu mesmo o exemplo da extinção de alguns organismos estatais distritais, considerando que o Estado deve reduzir o seu peso.

“Se hoje por hipótese desaparece-se o Instituto Português da Juventude alguém dava por ela no país?” – questionou.

No que respeita à eventual redução do número de autarquias, Bagão Félix considera que existem freguesias a mais pelo que, “mais cedo ou mais tarde”, o mapa terá de ser revisto, mas sem prejudicar as zonas mais desertificadas do país.

Bagão Félix diz ainda que concentrar a revisão das leis laborais na liberalização dos despedimentos é “errado e injusto” para os trabalhadores.

Até porque, com a atual legislação, “não é difícil despedir em Portugal”, assegurou Bagão Félix, comentando assim algumas das propostas que estão a ser negociadas por Portugal para garantir um resgate financeiro.

A ‘troika’ composta pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia iniciou na segunda-feira as negociações com os responsáveis portugueses para delinear um plano de ajuda financeira a Portugal, após o pedido feito pelo primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, a 06 de abril.
Destak, 23-04-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-