domingo, 24 de abril de 2011

A sabedoria de Soares

Mário Soares deu uma entrevista ao jornal ‘i’ e ficámos a saber que não só se tem encontrado com Passos Coelho como considera que este é uma pessoa afável e "com quem se pode falar". A mensagem é clara: Soares abriu pontes de diálogo com o líder do PSD e acha que com ele se pode fazer uma sociedade.
Estes encontros e estas opiniões de Soares são um facto político de primeira magnitude. A velha referência histórica do PS e do País começou a desenvolver uma magistratura de influência que o coloca como potencial artífice de um acordo governativo pós-eleitoral. Pragmático, mestre na negociação política, Soares começou a falar implicitamente daquilo que lhe parece mais óbvio: a constituição de um governo de base alargada, incluindo PS, PSD e CDS. E procura, à partida, limar a aresta praticamente impossível de remover, o restabelecimento do diálogo entre PS e PSD, melhor dizendo, entre Sócrates e Passos Coelho. O ponto da questão está aí: é possível fazer um acordo entre os três partidos com Sócrates na liderança do PS? Soares sabe que é quase impossível, mas também sabe que os resultados eleitorais podem torná-lo incontornável. E a sua sabedoria também lhe diz que, nestas ocasiões, os países não podem ficar reféns das pessoas. Sejam elas quem forem.
Eduardo Dâmaso, director-adjunto, Correio da Manhã, 24-04-2011

Relacionado:

Que sabedoria, que nada! Puro calculismo político!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-