segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Vasco está com um grande projeto para fazer uma verdadeira revolução estrutural no clube.

Desde a entrada do Fred no patrimônio, muitos projetos foram tocados e alguns já foram completamente concluídos como a reforma do vestiário da base, reforma do vestiário dos profissionais, sala de imprensa, sala de marketing, reforma do salão nobre e churrasqueira da sede do Calabouço, restauração de todo o muro que cerca o estádio de São Januário, reforma das sociais e pintura da arquibancada.
Porém todos esses projetos representam apenas o início de uma completa revolução que o Vasco irá passar nos próximos anos.
Com cada vez mais parceiros e patrocinadores (hoje o Vasco já possui cerca de quinze parceiros oficiais) o clube sonha alto em possuir uma das melhores estruturas do mundo.
No momento está sendo reformada a fachada de São Januário e o ginásio forninho, que será ampliado e completamente adaptado para cadeirantes. O Vasco possuirá o único ginásio para-olímpico do Rio de Janeiro.
Já estão no projeto do clube as seguintes reformas: Restaurante da base, colégio Vasco da Gama, ginásio principal de São Januário, departamento médico, sala de musculação, capela, banheiros, troca do gramado de São Januário, colocação de telão de alta definição, reforma no alojamento da base, colocação de grama sintética na quadra do calabouço, conversão da quadre de vôlei do Calabouço para vôlei de praia, climatização do salão nobre, reforma da sede da Lagoa.
Não para por aí. Estão sendo construídos dois novos setores em São Januário. Uma área Premium, que contará com um serviço diferenciado para torcedores e construção de 34 camarotes.

Também está em construção a mega-loja do clube, que contará com dois andares, de 500 metros quadrados cada um, sendo um destinado para a loja e outro para o centro de memória do clube e departamento jurídico.
Além do centro de memória, há a previsão de criação de um museu para visitação dos torcedores em dias de jogos.
Sem contar as reformas que teremos visando as olimpíadas de 2016, quando o Vasco ganhará melhorias no entorno de São Januário e terá a possibilidade de ampliar seu estádio, cobrí-lo e cadeirá-lo por completo.
Parte da obra seria custeada pelo poder público e outra parte por parcerias na iniciativa privada.


Centro de Treinamento
Além de todas as enormes melhorias patrimoniais já citadas, essas semanas estão sendo decisivas para a realização de um sonho secular vascaíno: A construção do seu CT. E não teremos um CT apenas, mas dois, talvez três.
O CT de Maricá já foi aprovado na câmara dos vereadores local. No terreno o Vasco terá seis campos, sendo um deles um mini-estádio com arquibancada e outro, um campo para peneirar jogadores locais. Também teremos um colégio, alojamento e toda a estrutura necessária para que o Vasco retome de vez a fábrica de craques.
O terreno fica relativamente próximo ao Rio de Janeiro (cerca de 50 minutos de distância).
O Vasco já conta com a cessão do terreno, terá agora que fazer alguns entendimentos ambientais (para não ocorrer lá o mesmo que no terreno de Duque de Caxias), aprovar o projeto de construção no ministério do esporte e depois captar parceiros através da lei de incentivo fiscal. Só então iniciará a construção. A previsão é de conclusão de todas as etapas em cerca de dois anos e meio
Também já foi completamente negociada a cessão do terreno para o CT dos profissionais. O terreno é grande, bem localizado (próximo às residências dos jogadores) e com excelentes vias de acesso.
O terreno se localiza em Rio das Pedras, Jacarepaguá, próximo a Vila do Pan.
Ocorrerá essa semana uma votação na câmara dos vereadores do Rio de Janeiro, alterando o gabarito do terreno. Não será votada a cessão, apenas a alteração de gabarito, para que o IPTU do local seja de acordo com o uso que será feito dele e não tenhamos lá os mesmos problemas que tivemos no Vasco-Barra.
Além disso, o Vasco não desistiu completamente do terreno de Duque de Caxias. O terreno de Duque de Caxias ficou com posse do Vasco por cerca de 30 anos, quando tivemos três presidentes (Agathyrno, Calçada e Eurico) que não construíram o CT prometido para o local. Quando o Eurico resolveu construir, cometeu uma série de irregularidades contratuais e ambientais, tendo o projeto de construção embargado pela FEEMA e o contrato de cessão cancelado pelo TCU
O terreno hoje não conta com um espaço tão amplo, uma vez que parte foi cedida para construção de um hospital municipal em Duque de Caxias e outra parte é área de mangue, não sendo permitidas construções no local.
A idéia da diretoria é criar ali uma vila olímpica em parceria com a prefeitura de Duque de Caxias para fazer um trabalho social e peneirar novos atletas, não só para o futebol, mas como para outras modalidades esportivas do clube.
Depois de anos estagnados, há uma projeção de crescimento e crescimento robusto nos próximos anos, que ao que tudo indicam, serão anos de redenção para os vascaínos
As coisas já estão ocorrendo. Basta deixar que elas sigam seu fluxo normal.


Parabéns
Não poderia deixar de aproveitar a coluna para homenagear meu ídolo Roberto Dinamite, na semana do seu aniversário
Eu pouco vi Roberto jogar, é verdade.
Roberto não é meu ídolo pelo que ele fez em campo, que foi muito
Meu pai me conta que o Flamengo tinha um time espetacular, com craques de ponta a ponta.
E o Vasco? Times medianos, porém com Roberto
Roberto equilibrava as coisas para o Vasco
Ele sozinho enfrentava a zagueirada toda do Flamengo e equilibrava as coisas para o Vasco
Por mais que fosse bom o time do Flamengo, nunca tiveram facilidade contra o Vasco e cansaram de perder jogos com gols de Roberto
Mas esse não é motivo da minha admiração por Roberto
Como eu disse, pouco vi Roberto jogar
O que fez de Roberto meu ídolo foi ele ter aceitado descer do pedestal de intocável, foi ele ter aceitado sair do posto de imortal e descer ao nível dos mortais
Roberto pôs em risco tudo o que tinha conquistado quando aceitou ser candidato a presidente do Vasco
Roberto não é administrador, não é empresário, não é pessoa com traquejos de malandragem, que sabe conviver em ambiente onde um derruba o outro sem ter pena
Roberto não sabe fazer isso
Ele é um cara ingênuo, puro, dócil
Porque então Roberto aceitou se meter nesse meio?
Ele já tinha tudo o que um vascaíno pode querer
Ele já tinha seu nome marcado para sempre na história dos grandes ícones do Vasco
Por que Roberto resolveu arriscar tudo isso para se meter em um meio político sujo? Por quê?
Por um motivo simples. Porque a torcida vascaína pediu
A torcida vascaína viu que só ele poderia interromper os anos de ditadura que reinavam no Vasco. Só o nome dele poderia ter força para tirar do poder uma pessoa que se achava maior do que a instituição, que se achava talvez o próprio Vasco
Só Roberto poderia pôr fim a isso. Porém para isso ele teria que descer do pedestal de ícone imortal e arriscar tudo o que tinha conquistado
Roberto não titubeou em aceitar o pedido da torcida
Se a torcida vascaína o colocou no olimpo, ela poderia retirá-lo de lá se quisesse. 
E com isso Roberto aceitou o pedido, que nenhum outro ídolo de clube jamais aceitou.
Zico, só aceitou trabalhar no Flamengo mediante uma polpuda remuneração e mesmo assim deu o fora no primeiro problema
Roberto não
Roberto aceitou ser xingado, escorraçado, humilhado dia e noite. Banana, inepto, incompetente, imbecil e etc.
A isso se sujeitou o maior ídolo da história do Vasco
Arriscou a carreira política, arriscou a saúde (Roberto hoje vive a base de medicamentos)
Arriscou tudo, porém atendeu o pedido da torcida vascaína e hoje vem recolocando, pouco a pouco, o Vasco no caminho vencedor de novo
Existe algo maior que um ídolo possa fazer por um clube, do que renegar o seu próprio status para salvar esse clube?
Não existe
Parabéns, Roberto!
Maior ídolo da história do Club de Regatas Vasco da Gama

Futebol
E o trem bala segue a todo vapor
Hoje o Vasco, junto com o Cruzeiro, é o time que joga o melhor futebol do Brasil. A questão agora é manter a cabeça da rapaziada no lugar, pois as finais estão se aproximando e no final das contas os resultados nelas são o que valem.

Papo Reto:
- Impressionante como cresceu o garoto Allan na lateral direita do Vasco. Ele ainda conta com dificuldades defensivas, especialmente por não contar com uma cobertura muito eficiente, mas ofensivamente vem rendendo melhor a cada jogo. Quarta fez uma grande partida
- Se o Alecsandro não pode jogar por questões de cartão, o correto é deixar o Elton assumir a vaga de titular. Se o reserva não joga sequer quando o titular está fora, desmotiva demais. Elton errou, mas está na hora também do Ricardo mostrar tolerância e estender a mão a ele. Melhor do que perder uma peça importante no elenco.
- Alguém acha que a diretoria atual se interessaria em criar problemas na eleição? Os caras estão com a vitória na mão. Pra eles o que mais interessa é fazer a eleição o quanto antes e da forma mais correta possível. Tumulto só interessa a quem está atrás em todas as pesquisas.
Helder Floret, 16-04-2011
Twitter: @hfloret

Quem sou eu?
Carioca, nascido em 1981 em Vista Alegre e vascaíno desde os tempos de espermatozóide. Nascido em uma família de vascaínos, me lembro do meu pai em casa comemorando o gol do Tita sobre o Flamengo em 1987. Desde lá amei o Vasco e não consegui me separar dele. Depois os anos se passaram e passei a conhecer a história linda do Vasco, a mais bela de todos os clubes do Brasil. Desde então o Vasco passou a ser mais que amor. Vasco passou a ser uma questão de consciência.
Saudações Vascaínas!
Helder Floret

Do blogue "Bola pra quem sabe"
Matéria enviada por Vitor Grando Pereira
Edição: JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-