Quanto mais angustiadas e preocupadas andam as pessoas, mais dificuldades têm em ouvir os outros e em aceitar que talvez falem com mais experiência, mais sensibilidade ou mais conhecimentos do que elas. No fundo, no fundo, estão cheias de medo de que ponham em causa a sua estratégia de vida, de gestão ou de chefia (de uma família ou de uma empresa), roubando-lhes a segurança que encontraram nas rotinas conhecidas, ou a esperança que depositam na bóia de salvação a que se agarram em desespero de causa.
E quanto mais assustadas estão, mais reagem à defesa, com prepotência até, procurando quase por instinto calar (ou não ouvir) aqueles que suspeitam não têm outra missão senão o de desestabilizar e semear dúvidas nas cabeças alheias. «É assim, porque é assim, e quem pensa o contrário é contra mim», diz o pai, o chefe e o político inseguro. E se preciso for puxará dos galões ou da ameaça para fugir a ser confrontado com uma oposição que o incomoda.
Dizer que o rei vai nu nunca é uma tarefa fácil, mas em tempos como aqueles que atravessamos tornou-se, de facto, num gesto heróico. Afinal, quem é que paga a chatice de abrir a boca, pensa o subordinado (ou o filho), quando pensa nas represálias que vai sofrer por tentar ‘vender’ o seu ponto de vista a quem decididamente não o quer ouvir.
Mas como dizia Einstein, o mundo não é um lugar perigoso por causa dos maus, mas porque ficamos a ver e não fazemos, nem dizemos, nada. Por isso é também em tempos de crise, em que perdido por um pode equivaler a perdidos por mil, que temos de encontrar a determinação (e a paciência!) de ouvir e nos fazermos ouvir. Não temos dinheiro, mas que pelo menos não falte a coragem.
Isabel Stilwell, Destak, 13-04-2011
Relacionados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-