quarta-feira, 22 de junho de 2011

Técnico de Manutenção da TAP responde à Comissária Maria...

TMA da TAP escreve sobre a diferença de funções e responsabilidades entre setores da Empresa

Procurei o original no Diário Económico, não achei. Deduzo que o texto abaixo tenha sido publicado na seção de “Comentários” desse jornal e em “resposta” à Comissária Maria…
Agradeço ao Pierre a indicação deste texto que está reproduzido no Facebook, aqui.

Foto: DR
“Resposta do pessoal de manutenção à intenção de Greve dos comissários de bordo da TAP, publicado no Diário Económico, em 17 de junho de 2011”

Boa noite, Sou Técnico de Manutenção de Aeronaves na TAP e neste momento quase sinto vergonha de o dizer pelas atitudes que essa classe elitista e quase sempre arrogantes comissários/hospedeiras estão a fazer àquilo que... poderia ser um bem nacional, a TAP.

Esta mensagem é dirigida apenas aos comissários/hospedeiras que se acham no direito de fazer ESTA greve NESTA altura, especialmente para uma "colega" minha, hospedeira (ao que parece, de sangue azul), que aqui andou à tarde a fazer comentários ridículos com reivindicações ridículas.

Sua Excelência Sra. Dona hospedeira MARIA:
A Sra. Dona hospedeira Maria tem um problema grave na vida, segundo ela e os outros, ser hospedeira é muuuuito difícil e muuuuito complicado. Acrescentando às reivindicações deploráveis que a sua classe profissional fez, e que através do nosso Presidente nos foram dadas a conhecer (nem as vou publicar para não me chamarem mentiroso), esta Senhora diz que tem de se levantar muito cedo, que tem filhos, e não tem onde os deixar, (infantário da TAP talvez), trabalham uma hora ou pouco mais do que é permitido, que com o passar dos anos ficam um bocado abananados com as constantes pressurizações do avião, que tem de falar muito bem inglês, sofrem de jet lag

Vou começar pelo fim, comparando eventualmente a sua categoria com a minha, e com as restantes, TAP ou não.

O jet lag também se aplica quando vão as estações de OPO, FAO, FNC, SMA, TER, PXO, MAD, BCN etc, etc? Epá vejam lá, se calhar era melhor dar-vos um pequeno subsídio de 400 euros  quando fazem 3 voos destes por dia.

No aeroporto existem dezenas de profissões que exigem tremendo esforço físico, outras, esforço psicológico, tendo repercussões graves a curto, médio, e longo prazo. Tem visto alguém reclamar do modo que Vossas Excelências fazem?

Têm que trabalhar mais um pouco por dia ou por semana e já excederam as horas? Azar, são bem pagos para isso, têm mais tempo de descanso que o resto de nós e trabalham metade das horas, muitas vezes começo a trabalhar antes da hora e nunca pedi nada a ninguém.

Reclamam porque têm de falar bem inglês? A língua há muito escolhida para ser universalmente utilizada no mundo aeronáutico foi a língua inglesa. O vosso inglês basta ser (e é) básico. O nosso tem de ser altamente técnico. Os manuais de manutenção estão todos em inglês, os colegas do check-in têm de falar bem inglês, os oficiais de placa têm de falar bem inglês, os nossos tradutores têm que falar bem inglês, os engenheiros têm de falar bem inglês, todos temos, mas vocês são diferentes, têm que receber mais por isso. Por mim, para o que ganham até mandarim deviam saber falar.

E agora o melhor...
Senhoras e senhores... caros leitores... esta Senhora hospedeira tem filhos, (deve ser a única trabalhadora TAP a conseguir tal proeza), e mais... vejam bem... tem de se levantar cedo para ir trabalhar (com certeza acha que é a primeira a chegar ao aeroporto para trabalhar). Incrível.

Sra. Dona hospedeira Maria, vou explicar-lhe umas coisas básicas sobre algumas operações de terra.
Sr. Dona Hospedeira Maria levanta-se cedo, é verdade, mas aviação não são só aviões e hospedeiras. Enquanto Sua Alteza dorme o seu real sono, os meus REAIS colegas estão a fazer a manutenção à aeronave em que Vossa Excelência irá "trabalhar", as pessoas da limpeza já limparam, estão ou irão limpar o avião para que Sua Alteza e as pessoas que nos pagam o ordenado se sintam bem, enquanto dorme muitas pessoas do catering preparam a SUA comida e a dos passageiros etc.

Quando Sua Alteza se levanta da cama para mais um dia louco a servir refeições a bordo, já o check-in do seu vôo abriu, logo já os nossos colegas do check-in estão a trabalhar recebendo os primeiros passageiros, já provavelmente alguns transatlânticos chegaram tendo dezenas de colegas a trabalhar neles, quando Sua Alteza sai de casa para ir "trabalhar" já colegas nossos do handling estão a contentorizar a bagagem, os colegas da carga a preparar a respectiva, assim como os do correio, assim como os da documentação necessária para o voo, load-control, abastecimento, existindo como pode verificar muitas mais funções madrugadoras.

Tudo isto não só do seu, mas de muitos mais vôos.

Quando Sua Alteza chega ao TTA para ir "trabalhar" o motorista que a transporta na bela carrinha de tripulações está já sua espera, já o oficial de placa coordena operações, colegas nossos estão a carregar o avião, o catering está ser feito, o avião a ser abastecido etc etc.

Ainda acha que se levanta cedo? Acha que nenhuma destas pessoas tem filhos? Ainda acha que tem de ganhar AINDA mais por se levantar cedo?

Todas as profissões fazem falta, umas mais que outras, e, não sejamos hipócritas, umas tem mais valor que outras (a vossa por acaso até tem pouco), mas todas devem ser devidamente remuneradas de acordo com a função exercida, e qual é a vossa função?

Andam com o trolley para a frente e para trás umas 3 ou 4 vezes a dar de comer A QUEM VOS DÁ DE COMER, servem uma água aqui, uma água ali, mais um cobertor para o senhor do fundo, aturar um ou outro passageiro/cliente mais chato, verificam um item ou outro de segurança, e depois descansam, e ali ficam (por tempo indeterminado), a falar das vossas frustrações, das más condições de trabalho (?), cremes para o corpo etc.

Os milhares de euros que ganham não chegam para fazer isto? Não percebo o egoísmo.

Sua Excelência Sra. Dona hospedeira Maria sabe o que é trabalhar com mais de 40 graus, ou à chuva horas a fio? Sabe o quanto custa trabalhar de joelhos dias seguidos para por o chão do avião que pisa?

A instalação/reparação das cadeiras onde senta o seu real glúteo? Sabia que técnicos altamente qualificados instalam e reparam as sanitas onde faz as suas reais necessidades? Reparar os fornos, gavetas, trolleys que Vossas Excelências fecham com os pés para não estragarem as unhas de gel? Sabe como é gerir equipas de mais de 30 pessoas? Sabe o que custa carregar um avião? Sabe o quanto custa mudar um trem a um avião? E mudar um motor? Um leme? Entrar e trabalhar um dia inteiro num tanque de combustível de um avião? A tudo isto junte uma atmosfera de pó, gases e materiais altamente cancerígenos com que lidamos todos os dias, e sempre sem margem para errar.

A Sra. pode errar no seu trabalho? Nós não.

O que acontece se Vossa Excelência se distrair na sua louvada profissão? Nada.

Sabe o que acontece se nós cometermos um erro ou distracção na nossa profissão? Não é preciso dizer.

O que produz para a empresa? Quase nada.

As despesas que dão à empresa? Milhares por mês.

Alguém (nós e passageiros) sentiria a vossa falta se fossem reduzidos para dois terços? Não.

Vossa Excelência Sra. hospedeira Maria falou aqui que nós temos é inveja.

Falando da classe que represento, os TMAs, os que muitos de vós detestam, quase qualquer um de nós podia ser comissário/hospedeira, acha que qualquer um de vós podia ser TMA? Qualquer frustrado da vida consegue ser comissário/hospedeira.

A nossa formação supera em milhares de horas a sua.

Quanto tempo estudou para poder ser servente num avião?

Nós somos Técnicos altamente qualificados e certificados, vocês são o quê?

Eu ganho 1000 e muito poucos euros por mês, quanto ganha Vossa Excelência?

Quanto mais quer ganhar? Quantas mais regalias querem ter?

Assim como a minha, há muitas mais na nossa empresa, e infelizmente muitos mais cá fora. Vocês deveriam ser os últimos a reclamar.

Lembrem-se que serão sempre dos que menos falta fazem à empresa, vivam com isso, recebam de acordo com isso.

Reclamem menos. Trabalhem mais.

Desçam do vosso pedestal de plástico.

Aprendam o significado da palavra respeito. Ponham-no em prática.

Suem a camisola, tenham orgulho em representar a TAP, (não é só passear no Beloura Shopping com o cartão TAP CREW a bater nos olhos de toda a gente) e serem dignos de usar estas 3 letras ao peito... esforcem-se um bocadinho. Um bocadinho só.

Espero sinceramente tê-la elucidado das disparidades absurdas entre a sua categoria, e as restantes na mesma empresa, e quem realmente tem direito a reclamar um pouco mais ao fim do mês.

Aos meus inúmeros colegas e amigos do voo, os que tem os "pés bem assentes na terra" quanto aos motivos da greve, as minhas desculpas se vos ofendi.

A Sra. Dona Hospedeira Maria agora vá dormir, que amanhã deve ter de se levantar cedo para ir "trabalhar."
Texto: TMA da TAP
Colaboração: Pierre Pereira
Edição: JP

Relacionados:

4 comentários:

  1. Caro "Cão Que Fuma"
    A propósito deste texto, que só agora me chegou via email conduzindo a este blogue, e já que é NORMA aceite por todos os intervenientes na BLOGOESFERA à qual estou ligado através de colaboração em vários espaços,a livre aceitação de opiniões correctamente colocadas, mesmo que não concordantes, tomei a liberdade de nessa altura nele inserir algumas considerações que achei pertinentes.
    Vejo, porém, que elas não foram publicadas, o que é pena e não dignifica quem assim procede.
    Veria com muito agrado essa situação corrigida porque aínda tenho a esperança de que este blogue se comporte dentro da norma , ou seja, que apoie a pluradidade de opiniões desde que correctamente inseridas.
    Cumprimentos
    CP

    ResponderExcluir
  2. Caro CP, não entendi. É só me informar onde estão as "considerações pertinentes e que não foram publicadas" e eu terei o máximo prazer (e pressa) em transcrevê-las. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Caro Jim
    Obrigado pela sua disposição imediata quanto à publicação dos comentários que referi.
    Como os inseri a partir de um email com um link que conduziu a este blog, vou ver se os consigo recuperar e então aproveitar a sua amabilidade. Se você não os recebeu e eu os coloquei numa caixa de texto de comentário de blog e não do Facebook, alguma coisa aconteceu para eles não lhe terem chegado.
    Vou tentar recuperá-los e cá me terá.
    Cumprimentos
    CP

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-