quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Rendas congeladas, subsídios trocados, ou de como se converte o garantido apoio às novas rendas no eventual apoio aos velhos senhorios

Suzana Toscano

Que País maravilha!, tão preocupado com os pobres e com a justa distribuição da riqueza, troca subsídios como quem troca as cartas num baralho, tira e volta a dar, são sempre trunfos na manga, com um subsídio resolve-se tudo a contento sem mudar realmente nada.

Foi agora a vez de se anunciar um subsídio ainda não baptizado mas que podemos chamar de insuficiência de renda, destinado a não deixar morrer na miséria os empobrecidos senhorios de casas com renda congelada há mais de meio século. O truque é simples. Com o fim do regime de transição das rendas congeladas para o mercado livre, previsto para o próximo ano, o Governo teria que legislar sobre a atribuição de um subsídio de renda para ajudar os inquilinos pobres a suportar a diferença para as novas rendas devidas ao senhorio. Mas isto saía caro, e era complicado, como adiar tudo e fingir que se resolveu o problema? Lá se terão feito as contas e concluído o óbvio, que deve haver mais inquilinos pobres do que senhorios ainda dependentes das rendas congeladas para viver.

Ou seja, entre dar subsídio para renda aos inquilinos pobres ou subsidiar os senhorios que não possam sustentar o inquilino, sai mais em conta ir por estes, pelo menos abate ao subsídio a renda que já recebe, e fica “assim garantida a casa e a renda também".  O mais certo é não gastar nada, nem com as rendas, nem com os senhorios. Não gasta com as rendas porque ficam congeladas mais 5 anos, até ver. Não gasta com os senhorios porque devem contar-se pelos dedos os que, sendo pobres, ainda não venderam ao desbarato as casas arrendadas que tinham que sustentar.

E assim, com este passe de mágica, o País maravilha mantém os senhorios a subsidiar as rendas e cria o subsídio de insuficiência de rendas para os senhorios, abrindo  mais um guichet na Segurança Social para atender os novos pedintes e avaliar criteriosamente a sua condição de recursos. 

Imaginação não falta, decisões sérias sim.
Título e Texto: Suzana Toscano, 4R – Quarta República, 25-10-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-