segunda-feira, 31 de outubro de 2016

No "Triângulo das Bermudas" (SP-RIO-BH), a direita – liberal conservadora – avança. Uma guinada histórica

Cesar Maia
     
1. O "TRIÂNGULO DAS BERMUDAS" ganhou este nome pela expressão política e eleitoral mais que proporcional desses três Estados que representam 45% do eleitorado brasileiro. E, claro, o peso político das suas capitais.
    
2. Analistas explicam a inversão de 1964 pela presença de três governadores de Direita - Adhemar de Barros, Carlos Lacerda e Magalhães Pinto. Analistas explicam também a reversão em direção à democracia em 1985 pela presença dos governadores Franco Montoro, Leonel Brizola e Tancredo Neves.
    
3. Nas três capitais – S. Paulo, Rio e Belo Horizonte – desde a volta das eleições diretas nas Capitais em 1985 que o " Triângulo das Bermudas" pende para a esquerda a cada eleição, inclusive levando em conta o perfil político-ideológico do prefeito eleito dentro de seus partidos. São nove eleições diretas entre 1985 e 2016.
     
4. Apenas agora – depois dessas nove eleições – em 2016, esse perfil político-ideológico muda, e de forma flagrante, com uma forte guinada à direita. Em São Paulo um prefeito de esquerda dá lugar a um prefeito abertamente liberal, Doria, que é antípoda a qualquer tipo de perfil social-democrata de seu partido.
     
5. Na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito liberal atual dá lugar a Crivella, abertamente conservador-liberal. Conservador aberto nos valores e liberal aberto nas posições que defendeu no primeiro e no segundo turno, de parcerias com o setor privado na educação e na saúde e de privatizações.

6. E no último vértice do Triângulo das Bermudas, Belo Horizonte, da mesma maneira, o prefeito social-democrata dá lugar a Khalil, um candidato abertamente liberal-conservador.
     
7. Como o Triângulo é equilátero, a intensidade das novas Arestas impulsiona, claramente, em direção à Direita um eixo político historicamente decisivo. Isso terá uma forte influência em 2018.
      
8. O resultado eleitoral no Triângulo das Bermudas é a informação política mais eloquente, mais relevante dessas eleições municipais de 2016.
     
9. Uma porcentagem que cabe destacar: o Não Voto (abstenção+nulos+brancos) na cidade do Rio de Janeiro praticamente atingiu 50% dos eleitores.
Título e Texto: Cesar Maia, 31-10-2016

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-