quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

[AERUS] O primeiro Comunicado do ano (2011) desse Instituto: a sensibilidade que emociona, isto é, a preocupação comprovada com o bem-estar dos surrupiados


O que está escrito na imagem aqui de cima:

Comunicado 001/11 Rio de Janeiro, 10 de Janeiro de 2011.
Prezado Participante / Credores Aposentados e Pensionistas,
Focados no objetivo de redução dos seus custos administrativos e no bem estar dos seus assistidos, a exemplo do que vem ocorrendo em outros fundos de pensão, o Instituto AERUS realizou uma pesquisa entre diversos bancos para firmar uma parceria. Assim, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL passa a ser o Banco exclusivo para pagamento dos benefícios dos seus aposentados e pensionistas, bem como do salário de seus empregados.

A título de ilustração, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL figurou, segundo noticiou a Revista Época Negócios em 27.12.2010, como o banco que cobrou a menor taxa de juros do mercado. Comparando com o banco anterior que efetuava os nossos pagamentos, a Taxa de Juros de Cheque Especial da CAIXA foi 18,94% menor, e a Taxa de Empréstimo Pessoal 21,45% inferior.

A escolha pela CAIXA considerou, dentre outros aspectos, o fato de ser uma Instituição Financeira de tradição e com uma ampla rede de Agências, Casas Lotéricas e Caixas Eletrônicos. Contudo, o Instituto AERUS ao fechar este convênio considerou principalmente os benefícios que ora serão agregados em prol das pessoas que fazem este Instituto, tais como:
>Isenção de tarifas bancárias por cinco anos relativas à manutenção e outros serviços relacionados à conta corrente do assistido/credor.
>Taxas de juros diferenciadas para empréstimos na modalidade crédito salário, Financiamento Habitacional e Cheque Especial.
>Isenção da primeira anuidade de Cartão de Crédito para as bandeiras MasterCard e VISA.

Dessa forma, para receber o seu benefício, antecipação e/ou rateio de créditos V. Sa. deverá, de posse deste Comunicado, se apresentar na Agência da CAIXA informada abaixo até 21/01/2011, com o original e cópia dos documentos: Identidade, CPF e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, gás, etc, com data de vencimento de 60 dias, no máximo) para abrir uma conta corrente/salário que lhe proporcionará todos os benefícios listados acima.

O não comparecimento à agência da CAIXA abaixo, até a data informada, acarretará a postergação do pagamento do benefício, antecipação e/ou rateio de créditos, para o mês seguinte ao da abertura da conta. Nessas condições, a conta aberta, deverá imediatamente ser comunicada ao AERUS, para inclusão na próxima Folha de Pagamento.

Para obter esclarecimentos adicionais pedimos que entre em contato com o AERUS, através do telefone (21) 4003-7744. Horário de Atendimento: de segunda à sexta, das 9:00 às 16:00 horas. Pelo site www.aerus.com.br acesse o link Fale Conosco.

AGÊNCIA DE VINCULAÇÃO: AG. PRAIA DE BOTAFOGO - RJ
Endereço/Telefone: RUA FARANI, 4 - RIO DE JANEIRO - 21.31383500
Atenciosamente,
Instituto Aerus de Seguridade Social – AERUS (Sob Intervenção)
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Para uso da Agência Centralizadora: Agência Praia de Botafogo – RJ.
Código do Convênio cadastrado no SIACC sob o nº 092288.

O Instituto AERUS, que deveria ser de Seguridade, como nada tem para fazer, além da distribuição de migalhas (e que muitos entendem como doação divina ou obra do santo liquidante), resolve complicar a vida prática dos prejudicados por esse Instituto. Manda-os correndo abrir conta corrente num banco estatal: têm dez dias para o fazer, se não... "O não comparecimento à agência da CAIXA abaixo, até a data informada, acarretará a postergação do pagamento do benefício, antecipação e/ou rateio de créditos, para o mês seguinte ao da abertura da conta"...


As razões alegadas por esse Instituto de Seguridade: "A escolha pela CAIXA considerou, dentre outros aspectos, o fato de ser uma Instituição Financeira de tradição e com uma ampla rede de Agências, Casas Lotéricas e Caixas Eletrônicos. Contudo, o Instituto AERUS ao fechar este convênio considerou principalmente os benefícios que ora serão agregados em prol das pessoas que fazem este Instituto, tais como:
.Isenção de tarifas bancárias por cinco anos relativas à manutenção e outros serviços relacionados à conta corrente do assistido/credor.
.Taxas de juros diferenciadas para empréstimos na modalidade crédito salário, Financiamento Habitacional e Cheque Especial.
.Isenção da primeira anuidade de Cartão de Crédito para as bandeiras MasterCard e VISA."

Que maravilha! Vamos todos, quer dizer, aqueles que recebem 8% do que deveriam estar recebendo, ter um cartão de crédito isento de anuidade! Não é uma alegria pra você que tem o seu nome sujo no SPC e no Serasa - que não pode abrir conta bancária - ter esse maravilhoso cartão de crédito para gastar o que você não tem?! Mas poderia ter se não tivesse ocorrido a intervenção/liquidação em 12 de abril de 2006!...
Bom dia! Talvez volte ao assunto mais tarde!...

40 comentários:

  1. Sem contar que o Sr. Albiergio é funcionario de carreira da mesma instituição financeira.
    Por que será em?

    ResponderExcluir
  2. Parece que temos o presente do Aerus. Logicamente, não aquele que todos gostariam de ter.
    Por outro lado, teremos mais um trabalho pela frente. O comunicado do Instituto como sempre, deixa dúvidas. Quem é que recebe por ordem de pagamento? Mas, não resta dúvidas que dia-mais-dia-menos, todos terão que "correr" atendendo a determinação do sr. interventor ou, como alguns preferem chamá-lo, sr. presidente.
    Apenas cuidado; se não fizerem como o exigido, serão colocados de castigo. Eu, já experimentei esse castigo no ano passado, o de ficar sem receber um mês. Se tiver alguma dúvida, seja rápido. Faça uma ligação para o Aerus, de onde estiver, Gaste o seu dinheiro que acredito, não esta sobrando, muito pelo contrário, afim de tirar dúvidas
    Por outro lado fico triste. Podiam ter escolhido um outro banco, mas não; tinha que ser a CEF. Eu já tive conta, ou melhor, talvez a conta esteja desativada neste momento. Sabem por quê?
    Em 1º lugar, esse banco é ruim prá dedéu. Ví ao longo de muito tempo pessoas com dinheiro, reclamarem dos serviços prestados. Sei disso pelo motivo da minha conta ser de 1993, ano em que eu me aposentei.
    Quando aconteceu o caos de 2006, eu tive problema com cheque especial. Me recordo que no ano seguinte, tive que fazer o recadrastamento (na CEF é praxe). Quando eu o fiz, me recordo de ter recusado o cartão de crédito, pois a minha situação era muito grave. Quem fez o meu
    cadastro, bem sabia da situação, mas não impediu que em 2008 emitissem um cartão de crédito fraudado e o usassem. Legal não é?
    Certo dia, recebi um telefonema de um escritório de cobrança, dizendo que havia uma pendência de cerca de R$6.000,00 para acertar, devido o uso do cartão de crédito. Isso foi demais. Mesmo tendo ido à agência, ido à delegacia para fazer o B.O. e feito uma carta de pleno punho, e posteriomente, ter conversado com um funcionário da caixa que era do
    setor de fraudes, o problema continuou. Foi um inferno.
    Hoje, não sei como as coisas estão, mas estou preocupado. Parece que bancos me perseguem como uma doença. Primeiro o Itaú e agora a CEF.
    Portanto, esse é o grande presente do AERUS. Sejamos bem felizes com ele.
    Outra coisa: como perguntar não ofende, gostaria de saber se o interventor do instituto, já tomou posse como dono do instituto e (ou) se ele está vivendo ainda aquele "clima" do regime militar, época aquela que BSB determinava de cima-para-baixo o que o povo tinha que fazer.
    Uma outra coisa:- será que tem que ser assim? Não existe nenhum diálogo com os nossos representantes? Represen,...o quê???
    Todo mundo quietinho, só engolindo sapos.
    Sem mais,
    Waldo Deveza

    ResponderExcluir
  3. A medida arbitrária do Aerus é mais uma demonstração do pouco caso como são tratados os ex-assistidos do fundo falido.



    Recebo por OP pelo Itaú desde quando tive a conta bloqueada, mas sou cliente cinco estrelas do banco desde 1975. De fato, os serviços oferecidos pela Caixa são reconhecidamente péssimos, principalmente no início do mês, quando se tem que esperar por horas por um simples atendimento. Não há respeito pelos idosos, que ficam horas e horas na fila assistindo à TV. Conheço os serviços da Caixa de Nova Friburgo e posso afirmar que obedecem ao padrão das demais agências. Por oportuno, por quê centralizar em Nova Friburgo?



    Não acredito que as “vantagens” oferecidas pela Caixa compensem o mau serviço oferecido. A escolha deveria ser democrática, dando chance ao aposentado de escolher o banco para receber os minguados proventos. Teria sido uma boa oportunidade para minorar os dissabores a eles causados pela intervenção e fechamento dos planos de aposentadoria.



    Acho, também, que o assunto deveria ser melhor explicado pois quaisquer vantagens na conta bancária deveriam ser transferidas para o aposentado.



    Afinal, só nos resta obedecer ao interventor. Morto não reclama.



    Abraços,

    Percy.

    ResponderExcluir
  4. O que esperar destes interventores do Aerus? Eles estão lá para intervir e não estão lá para agradar ninguém. Ganham bem enquanto ganhamos pouco. E enquanto perdurar esta maldita intervenção eles estarão ganhando o seu direitinho. Albiérgio, Crespo e o tal do Bentrano não estão e nunca estiveram preocupados realmente com os aposentados e pensionistas do AERUS. Mas tem gente que bajula os mesmos. Vide o caso de Recife onde o senhor Albiérgio, após palestra, foi agraciado com um lauto coquetel e jantar. Ele e os presentes é claro. Enquanto não tomarmos atitudes mais radicais vamos patinar e patinar até a morte........
    O dia que o dinheiro acabar no AERUS aí os trouxas que acreditam neste senhor e em outros interventores sairão as ruas e aí será tarde demais. Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  5. Isso é um absurdo, vamos ter um trabalho danado para ganhar uma miséria da nossa reserva matemática, sou planoI. Alem de ter que fechar a conta no Banco Itau, para não ter que pagar tarifa bancaria.E fica uma pergunta no ar e quem não mora no Rio como faz?Não li na circular do Cão que fuma. A minha troca de Banco vem depois não recebo por OP.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Consuelo!
    O Aerus não está preocupado com isso, com esses detalhes práticos. Nem um pouco!

    ResponderExcluir
  7. De Nelson Schuler para Presidente da APRUS:
    Prezado Comandante Zoroastro,
    Inicialmente meus agradecimentos antecipados para o Senhor Comandante e para APRUS cuja Direção muito vem trabalhando em prol de seus Associados.
    Considerando as centenas de reclamações referentes ao "Novo Contrato AERUS, firmado com a Caixa Econômica Federal", cujo os serviços de Atendimento aos Clientes", não são lá estas coisas, conforme "Indignação" dos abaixo transcritos, assim, como do Blog do Ex-Comissário Jim Pereira, qual a posição da APRUS?
    Considerando que pairam dúvidas quanto à negociação entre AERUS e o Banco Itaú, que atende satisfatoriamente a maioria dos seus Clientes;
    Considerando que não é revelado o índice econômico da redução dos seus custos administrativos, agradeceríamos saber qual a "Avaliação que a APRUS", faz quanto ao assunto que quando implantado integralmente irá causar um impactos (correria a CEF e enfrentar horas de espera, o que é um sacrifício para nos da Terceira Idade, principalmente para os que estão enfermos) a todos nos pelas razões obvias.
    É claro que sempre devemos esperar o melhor para nós, Credores Aposentados e Pensionistas, por isso, nosso questionamento quanto a posição da Nossa Associação.
    Nelson Luiz Carlos Schuler
    Matricula Aerus 025.363-3

    ResponderExcluir
  8. Não existe uma lei que nos permite escolher o banco onde queremos receber os nossos vencimentos, ou estou equivocada?
    Isso que estão fazendo com a gente é uma tremenda covardia.
    Como acredito em Deus, peço que Ele tenha misericórdia desses dirigentes que se acham acima do bem e do mal.
    Grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  9. Na carta que a Aprus escreveu para o Aerus, a Aprus escreve "estudos que estão sendo levados a termo"... estudos??
    Também diz que "as representações gerenciais do Itaú nos declararam que o Banco tem o máximo interesse..." Hummmm.... mas o Aerus diz o contrário!

    ResponderExcluir
  10. Carta de Paulo Resende para o Interventor do AERUS (recebida por e-mail):

    Prezado senhor Aubiergio Barros,

    Interventor do AERUS VARIG
    O Comunicado nº 01/2011, dá-nos conta de que a administração de Vossa Senhoria pretende transferir os créditos dos aposentados do Aerus para a Caixa Econômica Federal.
    Tendo em vista inúmeros contratempos e incomensuráveis transtornos que tal medida nos poderá acarretar, encareço, no sentido de que a nossa conta-salário seja mantida no Banco Itaú S/A., tal como atualmente”.
    Inclusive senhor Aubiérgio como vou ter as benesses que a CEF oferece se ganho apenas R$ 592,55 Reais do AERUS VARIG?
    Oferecer crédito salário, Financiamento Habitacional e Cheque Especial não adianta nada, porque eu e milhares de aposentados e pensionistas do AERUS VARIG não temos como pagar os mesmos visto que nossos proventos, a cada dia que passa, está cada vez menor. Sua atitude de nos passar para receber nosso benefícios do Aerus pela CEF é uma atitude arbitrária para não dizer autoritária. Porque antes de tomar esta medida não consultou a todos nós que somos os principais interessado senhor Aubiérgio?
    Sou contra esta medida e espero que a mesma não se concretize.
    Afinal de contas somos ainda os donos ( bem ou mal ) do Aerus. Passamos anos e anos descontando em nossos contra-cheques religiosamente percentuais que não eram pequenos todos os meses para no final termos uma aposentadoria digna e tranquila. Infelizmente o que temos é uma aposentadoria indigna que não dá nem para pagar as contas. Tem gente, e o senhor sabe muito bem disto, que só ganha 102,00 Reais ou então 111,87 Reais como benefício do Aerus. Como estas pessoas vão ter condições de pedir crédito salário e outras benesses oferecidas pela CEF?
    Fica aqui o meu protesto.....
    Atenciosamente,
    Comissário Aposentado Varig Paulo Resende.
    José Paulo de Resende.
    Itaipu - Niterói - Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  11. Uma resposta do Interventor:
    O convênio assinado com a CAIXA foi para crédito em CONTA SALÁRIO e NÃO OBRIGA ninguém a deixar seu relacionamento bancário com Itaú ou qualquer outra Instituição Financeira.
    A falta de conhecimento da APRUS sobre a regulamentação/funcionamento da CONTA SALÁRIO e principalmente das dificuldades enfrentadas por esta Entidade junto ao Banco Itaú na defesa dos interesses COLETIVOS dos que fazem o AERUS, lamentável e precipitadamente, induzem, seus associados ao equivoco de entendimento do processo.
    Atenciosamente
    Aubiérgio Barros

    ResponderExcluir
  12. O senhor Interventor deveria explicitar o que ele quis dizer com "... dificuldades enfrentadas por esta Entidade junto ao Banco Itaú na defesa dos interesses COLETIVOS dos que fazem o AERUS". Que "dificuldades" são essas? E que "facilidades" oferece a CEF para 'os interesses COLETIVOS dos que fazem o AERUS'"?

    ResponderExcluir
  13. Penso que o sr. Interventor cometeu um erro que lhe custará homenagens e salamaleques.
    Afinal, pense friamente, caríssimo leitor, estava "tudo bem" lá no Aerus... todo o mundo tranquilo, com exceção de alguns agitadores e radicais (poucos!), o sr, Interventor era convidado para palestras (para nada dizer, ou para repetir o que já se sabe, mas alguns gostam de sofrer), para lautos jantares... enfim, estava quase promovido a santo, no mesmo altar de outras santas e outros deuses...

    ResponderExcluir
  14. Deixando mais uma acha: são os próprios prejudicados (assistidos) que escrevem que por serem "apenas 318 há um exagero precoce" (nas reclamações)!

    ResponderExcluir
  15. De Marilza di Carlantonio para o Aerus:
    Vcs não se cansam de sacanear a gente????????????????????????????????Os meus debitos automáticos e O INSS estão no ITAÚ. Quem está lucrando com isso????????????????????????????????????? Vai continuar a roubalheira?????????????????????????????????? Estou cansada, doente e enojada de tudo.
    Quero que vcs MORRAM.
    Marilza di Carlantonio

    Outro "exagero precoce"?

    ResponderExcluir
  16. Dúvida de participante:

    “… fui dar uma olhada no meu antigo e-mail e lá estava o tal comunicado, apesar de eles terem meu novo endereço. Aquele blá blá blá todo sobre as vantagens oferecidas pelo banco, me remete ao tempo em que fomos obrigados a abrir a conta do Itaú. Tive sérios problemas com aquela conta, tais como taxas cobradas por serviços jamais utilizados. Depois de uma grande briga com eles, resolvi aderir à ordem de pagamento. Agora, vem essa história de novo e já estou sentindo confusões se aproximando. Mas, pelo que entendi, ainda devemos esperar por mais um comunicado, né? Transcrevo o trecho final...
    ‘Finalmente, importante destacar que cada participante/credor AGUARDE um comunicado específico e personalizado do AERUS com as orientações necessárias a operacionalização da abertura de sua nova CONTA SALÁRIO.’
    Não devemos abrir nenhuma conta agora, não é?
    Obrigada pela ajuda.”

    Minha resposta:
    Amiga, o comunicado nº 2 é claro: "O Comunicado 001/2011 foi direcionado, por e-mail e carta, apenas a um grupo de 318 participantes/credores que recebem através de OP – Ordem de Pagamento;
    O convênio Conta Salário firmado com a CAIXA ocorrerá por fases para melhor supervisão do processo, cujo calendário será oportunamente divulgado;
    A primeira fase ocorreu com esse pequeno grupo (318 pessoas) para cumprir novas disposições legais que proíbem a utilização do mecanismo OP para pagamentos de salários/benefícios."
    Então, quem vinha recebendo através de OP, tem que fazer como o AERUS decidiu. Ponto final.
    Ah, outra coisa: pelo que entendi, a abertura dessa conta tem que ser na agência da CEF em Botafogo...

    ResponderExcluir
  17. Comentário de Circe, por e-mail:
    "É um verdadeiro absurdo. Parece até que ficam procurando descobrir formas de prejudicar ainda mais."

    Sim, como nada têm pra fazer ficam procurando formas de prejudicar, tumultuar, complicar ainda mais...

    ResponderExcluir
  18. De Waldo Deveza para Aubiérgio
    Sr. Aubiérgio, bom dia.
    Como membro assistido(?) do Aerus (plano 1), sou totalmente contra a transferência dos nossos benefícios para a CEF.
    Além dos inúmeros problemas que tal medida provavelmente irá causar a muitos de nós, inclusive eu, sei por experiência própria, o tipo de atendimento desse banco.
    Se nos bancos privados o atendimento deixa a desejar, principalmente a
    nível de serviços, na CEF, por ser estatal, a coisa é muito pior. Após o acontecimento de 2006, nos anos de 2007/2008, senti na pele, quando à minha revelia expediram um cartão de crédito e para o meu azar, de alguma forma o mesmo foi fraudado. Mesmo sendo conhecido da agência e tendo feito todo o procedimento cabível para o caso, a minha vida virou um inferno. Sei o tipo de atendimento que eu tive para uma solução definitiva e para evitar maior desgaste, fui aconselhado abandonar a minha conta corrente.
    Portanto, tendo em vista conhecer a CEF e ter acompanhado por várias vezes o descontentamento de clientes, sou totalmente contra essa sua atitude, principalmente quanto à forma que está sendo feita, sem qualquer tipo de discussão ampla em conjunto com os nossos representantes SNA e Aprus.
    Eu, particularmente estou cansado de assistir ao longo destes anos, a tomada de medidas que muito lembram o período militar.
    Sem mais para o momento,

    Atenciosamente,

    Waldo Deveza

    ResponderExcluir
  19. De Waldo Deveza:

    Olá!!
    Enviei um e-mail ao interventor do Aerus e também ao Aerus. O instituto me respondeu que o que eu fiz deve ser feito novamente, devendo eu acessar o site do Aerus. Enfim, para quê facilitar se o melhor é complicar.
    Sei que esta havendo um grande número de reclamações em relação à atitude tomada pelo interventor. Inclusíve, ele tem que elucidar a questão dos "problemas com o Itaú".
    Mesmo assim, acho que a coisa deveria ser resolvida de forma prática. Cada um dos assistidos (he-he-he), deveria solicitar do Aerus que o depósito da migalha principalmente recebida pelo plano 1, fosse devidamente depositada no banco de preferência de cada um. Afinal, os bancos se assemelham muito ao prometer um mundo de facilidades quando você migra a conta, mas depois, vira pauleira. Isso já aconteceu no passado com o
    Itaú.
    Sem mais nada,
    Waldo Deveza

    ResponderExcluir
  20. Do Interventor do Aerus para a APRUS:
    CARTA ABERTA -Resposta a APRUS
    Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 2011
    Ilmo Sr. Beniamin Bondarczuk
    Presidente Executivo da APRUS – Associação dos Participantes e Beneficiários do AERUS
    Assunto: Convênio CONTA SALÁRIO
    Prezado Senhor
    Acuso o recebimento de sua carta datada de 13/01/2011 bem como do e-mail endereçado a todos
    os associados induzindo-os a manifestarem-se contra o convênio firmado com a CAIXA para
    abertura de CONTAS SALÁRIO.
    Meu compromisso e prática em atender a todos que me procuram são conhecidos e inclusive
    bastante utilizados por todos que fazem essa associação, portanto, estranho que desta feita, não
    tenha sido procurado para prestar os habituais esclarecimentos/orientações.
    Certamente deva existir uma razão para que a APRUS, neste momento, tenha de forma
    precipitada, intempestiva e desconhecendo a regulamentação/funcionamento das CONTAS
    SALÁRIO se dirigido a seus associados de tal forma.
    Se a intenção era prestar um serviço a seus associados, bastaria uma consulta ao Google onde
    milhares de registros descrevem em detalhes sua legislação/operacionalização, em especial no
    site do Banco Central do Brasil.
    Finalmente renovo meu compromisso em defender os interesses da COLETIVIDADE dos
    participantes/assistidos e credores e deixo registrada a minha insatisfação pela forma deselegante
    e desrespeitosa com que essa APRUS manifestou-se.
    Atenciosamente
    Aubiérgio Barros de Souza Filho
    Interventor
    C/C
    Cmte. Zoroastro Ferreira Lima Filho
    Presidente do Conselho Deliberativo
    APRUS – Associação dos Participantes e Beneficiários do AERUS

    ResponderExcluir
  21. Eu não vi nada de deselegante ou desrespeitoso na carta da Aprus, pelo contrário, na minha percepção achei-a empolada e tímida.
    Eis o senhor interventor intimidando a tímida associação. A seguir...

    ResponderExcluir
  22. De Sandra d'Ávila:

    REVOLTANTE!
    Não concordo com o teor dessa resposta à APRUS. A decisão tomada pelo interventor do AERUS, sem consultar os participantes/credores assistidos e pensionistas, foi uma atitude muito radical, pois a maioria mal tem condições de se dirigir a uma agência bancária. Como pode se ver nas comunidades relacionadas ao AERUS, a totalidade dos beneficiários não têm condições de usufruir das vantagens que a caixa dá, pois 99% encontram-se no SERASA. Quem afinal será beneficiado? Não entendi!!!
    QUEREMOS NOSSOS DIREITOS RESTABELECIDOS E TEREMOS.
    DEUS NÃO FALHA NUNCA!!!
    Sandra d'Ávila

    ResponderExcluir
  23. "Continuamos sob fogo cruzado"...
    De Elizabeth Feoli de Oliveira - que diz TUDO, na minha opinião:
    Pois é...
    O governo já tomou sua decisão. Perde a vida quem, ainda, sirvo como exemplo, se estressar com as decisões do AERUS em nosso "benefício".
    Eu, como a grande maioria de nossos colegas, tenho passado por muitas dificuldades em função da perda de poder econômico causado pela intervenção/liquidação do plano de benefícios I VARIG, administrados pelo AERUS.
    Cheguei a recorrer ao Senhor Interventor/Liquidante para saber se, em caso de moléstia grave, a lei não permitiria algum tipo de ajuda, mesmo na situação em que se encontra o AERUS. A resposta, embora com toda gentileza, foi NÃO. E por iso mesmo ficou, pois a lei não prevê nada nesse sentido. E por quê haveria????
    Fato é: Para o governo, quanto mais dificuldades impuserem a nós, melhor para eles.
    Quanto menos de nós sobrevivermos a essas injustiças, menos trabalho terão em continuar a farsa* que vem mantendo há cinco anos em relação a encontrar uma solução digna para com todos os funcionários da antiga VARIG, participantes, assistidos e pensionistas pelo AERUS.
    Temos duas saídas: mudamos o comportamento e tomamos uma atitude que os façam nos respeitar, ou, continuemos na inércia, aceitando o que nos for imposto sem o desgaste provocados por essas "celeumas" , que nos colocam sempre sob "fogo cruzado".
    Se observarem, procurando entender o "espírito das leis", verão que nenhuma lei foi feita para defender/proteger direitos do povo, mas exclusivamente para garantir a sobrevivência do Estado e do poder.
    Nós passamos: O Estado permanece!!!
    Mesmo assim, quero que minha minha "complementação de salário", feita pelo AERUS, continue sendo depositada na agência do ITAÚ, aberta por solicitação da própria Instituição.
    Não tenho mais saúde para enfrentar a CEF, tampouco para as filas das Casas Lotéricas.
    Empréstimos, cartões de crédito, cheque especial... para que servem quando se faz malabarismos para sobreviver?
    Por fim, e por crer na SUPREMA justiça, deixo a mensagem a seguir, com os sinceros votos para que todos tenham um final de semana abençoado.
    Elizabeth F. de Oliveira
    "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor."
    (Salmos 34:15)

    * Refere-se, a "sensibilidade" e interesse do governo em solucionar a situação que nos impôs, quando optou pela quebra da VARIG, e calote em seu funcionários e aposentados.

    ResponderExcluir
  24. De Candido Goes:

    Caro Sr. Aubiérgio Filho

    Não sou da APRUS então não sei dizer se procede o atendimento que é feito aos associados, porém a mim pelo menos AS VEZES QUE TENTER FALAR O SENHOR FOI IMPOSSÍVEL E A ATITUDE DOS SEUS IRRITANTE. Agora tente o Sr. mesmo ligar pra esse telefone que vocês disponibilizaram para quaisquer esclarecimento e depois me diga se conseguiu..Ah! Segue o famigerado nº 4003 7744. E vamos deixar de demagogia, que se o senhor não se achasse acima de todos teria mandado uma comunicação esclarecendo os motivos da troca e não mandar as pessoas entrarem no site do Banco Central do Brasil. Fala sério.

    VIVA A DEMOCRACIA NÃO A DEMAGOGIA.

    CMTE. GOES

    ResponderExcluir
  25. Aubiérgio » Waldo » Aubiérgio
    Prezado Senhor Waldo
    Sua atual conta no Itaú não deve ser considerada uma CONTA SALARIO, mas uma conta movimento ou conta corrente que recebe créditos de um convênio firmado com o Banco Itaú antes do advento CONTAS SALARIO que não obriga o titular a ter relacionamento com Instituição Financeira, sendo necessário apenas que manifeste uma única vez seu desejo que os créditos depositados sejam automática e mensalmente transferidos para tal Banco.
    Sugiro consultar site BACEN para melhor esclarecer o que é e como funcionam as CONTAS SALARIO, em resumo posso lhe adiantar.
    A conta-salário não é aberta por iniciativa do empregado. A "conta-salário" é aberta por iniciativa do empregador, que é responsável pela identificação dos beneficiários.
    Sobre esse tipo de conta é vedada a cobrança de tarifa nas transferências dos recursos para outra instituição financeira, para crédito à conta de depósito de titularidade do beneficiário, conjunta ou não, desde que esses valores sejam transferidos pelo valor total creditado, admitida a dedução de parcelas de empréstimo, de financiamento ou de arrendamento mercantil, contratados na "conta-salário". Um benefício trazido pela "conta-salário" é a possibilidade de o empregado transferir o seu salário para outra conta diferente daquela
    aberta pelo empregador, sem precisar pagar tarifa por isso.
    Boa Tarde!
    Aubiérgio

    Sr. Aubiérgio, boa noite.
    Li há pouco a sua resposta, resposta essa difícil de ser compreendida por um leigo como eu, em assuntos bancários. Também li a sua resposta à Aprus, como decorrente de carta enviada ao sr. Sua resposta, acredite, me parece sem sentido. Explico melhor: O sr. com todo respeito, acha que todos nós devemos entender como funciona uma conta salário e as suas relativas implicações?
    Acredito que o bom senso indique que não. Por outro lado, se me permite, pergunto-lhe, por quê antes de tomar essa iniciativa, o sr. não promoveu uma reunião na sede do Aerus ou na própria Aprus, afim de discutir esse problema em profundidade? Não seria mais justo?
    O sr. sabe que certo dia anos atrás, todos nós recebemos um comunicado do Aerus, dizendo que a partir de uma data, o Itaú seria quem efetuaria os nossos pagamentos. O teor do tal comunicado foi muito... mas muito parecido com o que estamos recebendo agora. Todos, sem excessão, tiveram que correr e abrir a tal conta no Itaú, pois se não o fizessem, correriam o risco de não receber. Tudo igual, a mesma pressão. A única diferença era o Aerus estar funcionando sem intervenção, portanto, estávamos mais saudáveis.
    (Continua)

    ResponderExcluir
  26. Por outro lado, o sr. não sabe que entre nós existem colegas que estão com sérias dificuldades de saúde, financeiras e com dificuldade de locomoção?
    Acredito, caro sr., que a esta altura, colegas estão pensando no que fazer.
    Uma outra coisa:- sua resposta ao meu e-mail esclareceu a mim a minha preocupação? O sr. acha que entrando no BACEN ou Google para fazer uma pesquisa sobre conta salário irá resolver não só o meu problema, mas o de muitos? Será que todos tem PCs em suas casas ou particularidade de entender o conteúdo dessa pesquisa?
    Notei, me perdoe se estiver errado, que a sua resposta, não só à mim, como também à Aprus, teve uma característica arrogante, como achando que todos nós deveríamos entender o seu pensamento e a sua linguagem.
    A minha área foi eletrônica, dessa forma me caberia perguntar ao sr. o que representa a lei de Ohm, pois afinal de contas o sr. liga a luz de sua casa. liga a tv e por ai vai e, exigir que saiba o significado da equação:
    R=E / I .
    Encerrando, acho que seria oportuno da sua parte, na próxima semana, entrar em contato com a Aprus e marcar uma reunião, onde tudo possa ser esclarecido. Não estamos interessados em empréstimos, cartões de crédito e outras facilidades, pois não temos, na maioria dinheiro, principalmente nós do plano 1, nessa verdadeira aberração vergonhosa que até agora, só nos infelicitou, como se fossemos aposentados da Varig de 2ª ou 3ª categoria.
    Sem mais, com toda a atenção que o sr. merece,
    atenciosamente
    Waldo Deveza

    ResponderExcluir
  27. Paulo Resende denuncia Interventor
    Exmos. Procuradores do Ministério Público da Cidade Rio de Janeiro
    Gostaria de denunciar para Vsa. Excias., do Ministério Público da Cidade do Rio de Janeiro, a posição intransigente do senhor Interventor do AERUS/VARIG, senhor Aubiérgio Barros, que tomou a decisão unilateral, sem consultar os aposentados e pensionistas deste Fundo de Pensão, que está sob intervenção desde o dia 12 de abril de 2006, de mudar a conta bancária dos parcos benefícios pagos aos assistidos para a CEF. Nós recebemos desde 2004 pelo Banco Itaú e agora o senhor Interventor, senhor Aubiérgio Barros, vem querer mudar a conta para a CEF fazendo com isto que nós tenhamos ganhos como crédito salário, empréstimo para compra da casa própria e etc..etc.etc... Pergunto para Vsas. Excias, para que isto tudo? Recebemos parcos benefícios que a cada dia se tornam pequenos e não poderemos de jeito algum pagar caso tenhamos pego algumas destas benesses que a Caixa Econômica Federal oferece. Então, gostaria que Vsas. Excias. cobrassem deste senhor Interventor o porque desta mudança. Mudança para nós que somos aposentados e pensionistas do Fundo de pensão Aerus Varig agora é algo muito difícil. Este senhor Interventor não consulta ninguém e toma decisões sem consultar os principais interessados que somos nós.
    Desde já agradeço a atenção dispensada à minha pessoa.
    Aproveito o ensejo para enviar para Vsas. Excias,
    Cordiais Saudações.
    Atenciosamente,
    Comissário Aposentado VARIG Paulo Resende

    Já tenho o número do Protocolo para esta minha denúncia.
    Não sei se o Ministério Público da Cidade do Rio de Janeiro tomará alguma decisão. Não posso saber se haverá ou não isto, mas denunciei este Interventor chamado Aubiérgio Barros pela sua arrogância e autoritarismo.
    Não consulta ninguém e faz do AERUS a sua casa. Como se ele fosse o dono do mesmo. O dono somos nós que deixamos nosso dinheiro durante anos e agora recebemos uma aposentadoria indigna.
    Isto é para mostrar a todos a minha revolta com o que estão nos fazendo há mais de 4 anos e 9 meses.
    Chega de sermos enrolados, chega de sermos sacaneados e termos que engolir a seco o que fazem ou não fazem.
    Temos que partir para atitudes mais firmes e fortes. Chega de SNA que está sempre ao lado dos que nos oprimem.
    CHEGA DE SERMOS MASSA DE MANOBRA!
    Paulo Resende

    ResponderExcluir
  28. Amigo Jim, a esta altura já não sei o que é mais o certo.
    Esse Sr. do Aerus que está causando tudo isso esqueceu-se de uma coisa.
    Se ELE tem emprego no AERUS, é porque o mesmo existe, e nós somos os credores,
    então ELE é o nosso funcionário, e não nós o Dele.
    Concorda comigo?
    Abreijos, meu bom amigo
    DR


    Querido amigo:
    Estava tudo tranquilo - mais do que eu desejava, mas isso é a minha opinião -, e o senhor interventor fecha um convênio com a CEF (coincidentemente, a organização financeira da qual ele é egresso) e dá dez dias para o povo se virar!
    Depois, escreve, cândida ou cinicamente, que a "medida atinge, apenas 318 participantes". E é secundado por um arremedo de sindicato petista e cutista, que escreve "somente e exclusivamente a 318 participantes do fundo". Você leu bem.
    Mesmo que atingisse um só participante, se eu a entendesse injusta, botaria a boca no trombone, ou no blogue, pois foi o que me restou como instrumento de luta!
    Grande abraço de amizade./-
    Jim

    ResponderExcluir
  29. De Candido Goes:
    Caros Colegas do AERUS:
    POR QUE O SNA não avisou antes sobre esta situação com o Bco. ITAU? FALA SÉRIO!... vamos trabalhar pessoal pra justificar essa GRANA que os SNA paga a vocês. Estão deixando primeiro acontecer pra depois avisar... BRINCADEIRA!
    VIVA A DEMOCRACIA NÃO A DEMAGOGIA.
    Cmte. GOES

    ResponderExcluir
  30. Claudia Bulcão » Waldo
    Caro Waldo,
    Aubiérgio deve ter sido porque a mãe dele leu aubergine em francês (beringela) e achou que o masculino seria Aubiérgio, acho eu...
    O que realmente choca é a arrogância com que ele se coloca!!! Penso que a raça humana está perdendo a humanidade!!! Incrível nao "se tocar" que o polpudo salário que recebe é a contrapartida da nossa miséria...
    Entendo que um banco pode significar maior proveito que o outro, mas a maneira que coloca "a coisa" é aterradora!!!
    Obrigado por dizer , com muito "savoir faire" o que eu não teria como dizer a esses bandidos de colarinho branco.
    Grande abraço
    Claudia

    ResponderExcluir
  31. Sugestão de Waldo Deveza:

    Antes de entrar no assunto, quero comunicar ao Resende que ví o vídeo de 04 de novembro de 2009. Em relação àquele vídeo e em relação ao que aconteceu (nada!), deve ter sido triste e depressivo para muitos que acreditavam que o novo ministro da AGU, fosse resolver de vez o problema do AERUS. Mas,...faz tempo, não é?
    Vamos ao que interessa:-
    - Suponhamos, que um grande milagre tivesse acontecido nessa semana passada. Suponhamos que o governo da Dilma, sensibilizada com a nossa triste situação tivesse, num ato de boa vontade, aceito um acordo com o AERUS e que para concretizá-lo fosse solicitado a migração dos nossos benefícios para CEF ou B.B.. Acredito que todos ficariam contentes e, não se importariam com um "trabalhinho" para abrir conta, principalmente àqueles que como eu, ti-
    veram num passado recente problema sério com a CEF.
    Afinal de contas, tal fato era algo previsto acontecer, se os planos Varig sofressem migração para um outro fundo (ex. PREVI-aberta do B.B.), isso poderá realmente acontecer. Foi algo até discutido em reuniões num passado distante.
    Infelizmente para nós, não é isso que esta acontecendo.
    Portanto, penso que nesta semana, algo deve ser feito a nível de associação (e) ou sindicato. Penso que o sr. interventor tem que ser contatado e com ele acertada uma reunião afim de discutir em profundidade o teôr da medida (para mim arbitrária e muitos), daquele senhor, fazendo-o entender que a medida trará sérios problemas.
    Se por acaso ele se esquivar, penso que deve ser elaborado pela Aprus, um manifesto com assinaturas via internet e posteriormente deve ser enviada para o Ministério da Previdência, ao Senado Federal, na pessoa do digníssimo senador Álvaro Dias e inclusíve, se for possível, ao
    Ministério Público Federal. Aquele senhor tem que saber que não é dono do Aerus. Ele é apenas um interventor que poderá ser substituido pelo Ministério a qualquer momento. Ao longo do tempo, diferentemente de seus antecessores, ele tem tomado medidas arrogantes (ver a res-posta que ele deu ao meu questionamento, e também ao questionamento da própria Aprus).
    Peço também ao senador Álvaro Dias que se intere sobre o que esta acontecendo e tome medidas cabíveis, como por exemplo, levar esse problema a nível de pronunciamento.
    Peço encarecidamente ao cmte. Zoroastro que movimente essa assoc. no sentido de fazer prevalecer o que é certo, seja ele quem for, aposentado ou pencionista sócio ou não dessa associação.
    Alguém poderia dizer o por quê não fazer individualmente. A resposta é simples. Não teria o mesmo "peso", a mesma importância de uma associação e (ou) sindicato. Acho que inclusíve o SNA deve se integrar de corpo-e-alma, contra esse absurdo (pelo menos até agora) do sr. interventor.
    Acredito que o momento não é o de divergências, mas sim, o de união.
    No aguardo de providências urgentes, respeitosamente,
    Waldo Deveza

    ResponderExcluir
  32. De Geraldo Tavares:
    Niterói, 17 de janeiro de 2011
    Senhor Aubiérgio,
    Acuso o recebimento da cópia de Vossa carta aberta destinada ao nobre Senhor Beniamin Bondarczuk, pessoa de caráter ilibado.
    A presença de mais um interventor nos AERUS me causa estranheza e fico a pensar: quantos mais virão? O que deveria ser motivo de esperança passou a ser de medo, sendo mister saber que Vossa presença no AERUS advém da penúria em que vivemos. Vosso bem estar hoje reside sobre a desgraça da qual estamos sendo acometidos, pagos por nós às duras penas!
    Somos vítimas da insensatez de um ato vicioso e velado entre corruptor e corrupto, resultando no ganho secundário, vício praticado amplamente e de conhecimento público.
    Tomo da oportunidade enviando a V.S. o texto “Nas Altas Esferas” do aclamado antropólogo Roberto DaMatta, publicado no Jornal O Globo em 12 de janeiro de 2011, podendo ser também lindo nos sites abaixo:
    http://aposentadosedemitidosvarig.blogspot.com/2011/01/nas-altas-esferas-artigo-do-antropologo.html

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110112/not_imp665011,0.php

    ResponderExcluir
  33. De Clara:
    Estive na caixa hoje... e não posso abrir minha conta lá... até que tire uma identidade modelo novo... e o aerus nao vai me pagar por mais 2 meses no itaú... não sei o que fazer...

    De Jim:
    Clara, não entendi...
    Por que não pôde abrir a conta??
    Não seria só conta-salário?
    O que é esse modelo novo de identidade??
    Mas, como escreveu o SNA (e outros também o fizeram), não há do que reclamar, afinal, são apenas e exclusivamente 318 idiotas que terão que abrir conta na CEF....

    ResponderExcluir
  34. De Doris Mary:
    A Aubiérgio Barros de Souza Filho
    Interventor
    AERUS
    Primeiramente não vou lhe tratar po sr.,porque voce é um funcionário público que recebe seus polpudos salários pagos com meu dinheiro, dos assistidos do AERUS e do povo brasileiro que pagamos impostos, E QUE IMPOSTOS!!!
    A mim, faço questão que me chame de senhora pois sempre fui uma trabalhadora digna e recebia meu salário pelo meu profissionalismo cuidando pela segurança dos passageiros,dias e noites,sempre alerta,sem dormir e descansar condignamente,passando aniversários,Natais,Anos novos fora de minha casa,fora do Brasil,mas fui feliz por fazer com honradez aquilo que escolhi e portanto não recebia da União,dinheiro do povo,como voce, mas sim da VARIG,sendo descontada a parcela do AERUS,que me foi e está sendo FURTADA.
    Concordo com meus colegas,JBCorrea e Waldo Deveza (não os conheço) em suas indignações,pois voce Aubérgio e o(s) outro(s) interventores nos foram IMPOSTOS!

    ResponderExcluir
  35. Quem é voce para dizer que é meu representante e que quer fazer e escolher o melhor para mim para os pensionistas,credores e assistidos do AERUS? Eu como cidadã NÃO LHE DOU ESSE DIREITO.
    Sua resposta a APRUS,mostra seu interior,sua arrogância e sua dignidade,ou a falta dela.
    Quem é voce para resolver que este ou aquele Banco é melhor ou pior para nós,ou melhor para os que recebem via OP?Não recebo por OP.
    Fale em lingua que se entenda,se não sabe (em sua grande sabedoria intervencionista) o português brasileiro corrente e popular,tente em inglês,francês,italiano,alemão ou espanhol...mas não nos mande procurar no BACEN ou GOOGLE leis????quais leis??? aquelas que lhe deram o poder de ser nosso GUARDIÃO e TODO PODEROSO "MESTRE" saber o que é melhor para nós que recebemos FORTUNAS,todos os meses!
    Leis,meu caro,são ótimas para dar rapidamente passaportes diplomaticos,a quem não tem esse direito,medalhas Santos Dumont a quem nem sabe como se fecha uma porta de um avião,dinheiro para contruções em Cuba,Bolivia,Africa,grandes perdas de construções da PETROBRAS,perdões de dividas de paises...e dinheiro para pagar seu salário....E PARA NÓS??? nosso direito foi violado,fomos furtados!
    Voce sabe o quanto ganhamos e voce quanto ganha?
    Quantos cartões de crédito tem? cheque especial?
    Quais seus limites bancários?
    Qual seu Plano de saúde?
    Qual Banco recebe seus salários, BB, CAIXA,ITAU?
    Quanto e em qual Banco recebe do AERUS?
    Tem algum empréstimo?
    Tem casa(s) própria(s),automóvel(s)?
    Quem paga suas viagens e de sua família?
    Quanto dinheiro tem neste momento? será que tem tanto quanto nós, os seus tão bem cuidados do AERUS?

    ResponderExcluir
  36. Sabe,Aubégio,Guardião da nossa fortuna mensal,para que vamos procurar leis na Internet se elas só valem para quem NÃO fala em economês e sim em linguagem politica econômica enganosa!
    Não lhe dou o direito de falar nem resolver por mim e pela COLETIVIDADE,pois faço parte dela.
    Desrespeitoso é voce por mandar e-mail em papel timbrado,PC (pago por nós) para falar de uma Associação que tem muito mais direitos que voce,Associação a qual pagamos se quisermos e pudermos.
    Em lugar de mandar essa revoltosa (machucou seu ego) resposta para meu e-mail,orgulho e poder ferido por verdades é um fato!
    Porque não pediu a sua secretária para telefonar para a Aprus e fazer uma reunião para explicar-lhes o por que e o que vai ser feito,antes de mandar esse lixo para minha caixa de entrada?
    Não sei o que voce faz,além de vender propriedades do AERUS,para nos fazer o favor de pagar GRANDES pagamentos!

    Não lhe conheço,desde 2004 que não falo com o AERUS e Nunca falei com a APRUS,mas esta vez é a primeira que o faço e, em linguagem chula igual a sua.
    Seja tranparente e me mande,se tiver coragem, em carta aberta dizendo quais suas atribuições e quanto recebe do AERUS.
    Aubérgio,ponha sua cabecinha em seu travesserinho de plumas e durma tranquilo,se tiver alguma dorzinha ou probleminha pegue um jatinho e venha onde todos voces são muito bem cuidados Hospital Sirio Libanes,nós pagamos isso para voce e sua família, mas saiba (talvez não creia) DEUS existe e todos os nossos que já se foram desta vida,graças a benevolência e seus cuidados com a nossa comunidade,o irão receber e ai então voce compreenderá a verdade.
    Quero e EXIJO (como meus colegas)somos donos do AERUS,que me responda como fez com a APRUS.EM CARTA ABERTA . LEMBRE-SE: VOCE RECEBE TAMBEM PARA ISSO.
    REINTERO para que voce entenda o meu português brasileiro popular:NUNCA ME MANIFESTEI A FAVOR OU CONTRA A OU B,ESTA É A PRIMEIRA VEZ.
    EM ESPECIAL QUERO QUE SAIBA QUE NEM VOCE NEM OS POLÍTICOS,SINDICATOS NINGUEM É DEUS!
    VOCES (MERCENARIOS E POUCA MASSA ENCEFÁLICA) SÓ SE JULGAM DEUS,MAS,SERÃO JULGADOS PELO VERDADEIRO E ÚNICO DEUS (ONDE COISAS MATERIAIS NADA VALEM).
    P.S. ELEGÂNCIA E RESPEITO SÓ SE DÁ A QUEM TEM E MERECE.(vide seu e-mail)
    No aguardo.
    Doris Mary Morgado
    Aposentada da VARIG
    AERUS 008547-2

    ResponderExcluir
  37. De Angela Otero
    Jim, recebi a tal correspondência e parti para a Caixa. Eu moro em Icaraí e me mandaram para a unidade do Fonseca (???). Cheguei às 12:30 e saí às 17:10! É isso mesmo! Foram 5 horas de espera! As duas primeiras horas em uma determinada fila, mais uma hora em outra, para retornar à primeira, sendo finalmente atendida. Estavam perdidos sobre a abertura das novas contas. Pediram-me o contra-cheque (kkkkkkk)! O rapaz que abriu a minha conta, disse-me que havia atendido apenas um comandante e que foi no dia anterior que receberam instruções à respeito. Avisei que não queria nenhum tipo de serviço especial e assim ele procedeu (estou escaldada pelo Itaú). Perdi toda a minha tarde, com fome e sede, para atender às determinações do AERUS, de quem recebo a fortuna de 320 reais. Fiz o caminho de volta, pensando em toda esta mudança em nossas vidas, mas imediatamente me lembrei dos irmãos da serra fluminense e, ao menos naquele momento, me senti resignada.

    Tudo isto, quer dizer, a decisão do sr. interventor, me fez lembrar de um ex-ministro da Previdência que obrigou TODOS os aposentados pelo INSS a se recadastrarem pessoalmente...

    ResponderExcluir
  38. AERUS/CEF
    Penso que se se conseguir que, pelo menos, 90% dos inicialmente contactados ("apenas e exclusivamente" 318 pessoas) não abram conta na CEF, isto é, não abram uma conta normal, que se atenham à conta-salário (sem nenhum custo para o utilizador) já seria um tremendo feito de resistência e de protesto. Não custa nada para o participante do AERUS, mas pode custar "algo" para as partes que contrataram tal convênio.
    O alcance subjetivo dessa coletiva decisão é fácil de avaliar! Quero sonhar!
    Abraços./-
    Jim

    ResponderExcluir
  39. Enfim, aberta!
    Minha correspondente e Amiga conseguiu, enfim, abrir a malfadada conta na CEF! Ontem, dia 02 de fevereiro de 2011.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-