domingo, 9 de janeiro de 2011

O desaparecimento da Varig

Sede da Varig, Rio de Janeiro, 07 de julho de 2003, foto: Jim Pereira

Faustino Albano Pereira Junior
O desaparecimento da VARIG S. A.  ainda é pouco compreendido pela população em geral. A tragédia castiga dezenas de trabalhadores que estão abandonados em seus direitos e assistência social, e faz agonizar um setor estratégico em qualidade de serviços para a população e eficiência ao desenvolvimento do pais.
A matéria reveladora, de Mariana Barbosa, publicada na Folha de São Paulo, em 08 de janeiro de 2010, confirma o que muitos não conseguiam à época enxergar ou, admitir.
A despeito de uma administração de desempenho discutível, a VARIG S.A. protagonizou um enredo ao qual muitas grandes empresas brasileiras sucumbiram, decorrente de uma época instável , décadas de 80 ao início do século 21, da moratória nacional, da instabilidade na paz internacional, da inconsistência política e econômica nacional. Muito embora nem todas tenham desaparecido, a VARIG S.A. não foi a única a sucumbir!
Além da questionável qualidade de sua administração e das divergências internas de seus controladores, a companhia também não resistiu a um governo executivamente imaturo que confundiu,  e não soube distinguir,  ideologia,  interesses públicos nacionais e interesses privados em geral, e que, desgraçadamente, também não soube compreender o papel do setor da aviação comercial no contexto de desenvolvimento social e econômico do pais.
A complexidade da operação da VARIG S.A e de sua situação empresarial estava além da competência de qualquer equipe de administradores e mais ainda de um governo com personagens de interesses discutíveis e competência limitada frente à complexidade, dimensão e natureza do problema . Como resultado, as conseqüências até hoje maculam o segmento aeroviário, carente de liderança empresarial , e frente a uma coordenação geral (leia-se ANAC) também fruto da igual cegueira e incompreensão do setor.
A VARIG S.A.  desapareceu, mas a agonia do setor permanece, o que indica que nem todas as mazelas estão resolvidas. Como os ex- funcionários da VARIG S.A.  também não usavam e não usam o avião, quem sabe,  agora os políticos possam corrigir os erros cometidos frente aos trabalhadores do setor,  e resgatar o prestígio a um setor que já teve a tradição de ser respeitado internacionalmente por décadas e décadas.
Faustino Albano Pereira Junior
Diretor Executivo da VARIG S.A no período de 2003 a 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-