quinta-feira, 11 de abril de 2013

O governador gaúcho

Tarso Genro
Peter Wilm Rosenfeld
O Rio Grande do Sul, como  todos sabem, é o Estado que fica no extremo sul do Brasil, fazendo fronteira com o Uruguai e a Argentina.
Ao longo do tempo, muitos gaúchos resolveram desbravar novas fronteiras internas, o que levou à situação que hoje se come churrasco, tipicamente gaúcho, em todo o Brasil, principalmente ao longo de todo o Oeste brasileiro, de alto a baixo.
Há gaúchos em todo o Brasil, principalmente no leste! Impressionante esse fenômeno.
O fato de estar no extremo sul também leva a que tenhamos um clima bastante variado, com extremo calor no verão e extremo frio no inverno.
Certamente por isso, são extensas as zonas em que nossos habitantes são descendentes diretos de europeus.
Em certas áreas, fale-se tanto italiano ou alemão ou espanhol (ou um idioma ítalo-brasileiro ou germano-brasileiro) que os que vem de outras regiões chegam a ter dificuldade de saber o que o gaúcho está dizendo.
Mas não se enganem. O gaúcho se orgulha de sua coragem e de seu espírito empreendedor.
Sua coragem foi provada inúmeras vezes em campos de batalha; seu espírito empreendedor se verifica por suas incursões por este nosso Brasil afora!
Mas, e sempre há um “mas”, temos os desgarrados, que são os nascidos aqui, por nossas bandas, que desonram nosso estado e nossas tradições.
Não nos envergonham mais pois sabemos que, de há muito, sempre há gente assim; nenhum lugar é imune a esse fenômeno.
Nem vou falar em nossa atual Presidente, pois não é gaúcha. Mineira de primeira geração, pois seu pai era um estrangeiro que se estabeleceu em Minas Gerais, nasceu e se criou em Minas. Só veio para estas bandas quando já adulta.
Mas nosso atual Governador é gaúcho, nascido na agora famosa cidade de Santa Maria, uma das maiores e mais importantes do Estado.
E se tornou nacionalmente conhecido por ter sido nomeado Ministro de Estado pelo lamentável Presidente da Silva.
Entre outros Ministérios, ocupou os da Educação e o da Justiça.
Na educação, felizmente, pouco fez.
Mas na Justiça foi um quase criminoso.
Como se fosse um capacho dos irmãos Castro, de Cuba, negou asilo político a dois atletas cubanos que tinham vindo ao Brasil participar de Jogos Pan Americanos e não desejavam voltar ao “paraíso” cubano.
O então (e recentemente falecido Presidente da Venezuela) enviou um avião especial  para levá-los de volta ao paraíso cubano!
No sentido inverso, concedeu asilo ao assassino Battisti, condenado pela Justiça italiana(País democrático, que deu ao criminoso todos os direitos para se defender), agora figurando à solta no Brasil, com um emprego no País.
Voltando ao atual Governador do Estado, está pondo os pés pelas mãos e, com certeza, deixará o Rio Grande do Sul com enormes problemas, em vários áreas.
Isso porque, ao invés de governar visando à melhoria do RS, está se empenhando para piorar tudo.
E não tem vergonha de mentir às escâncaras.
Há poucos dias, teve o desplante de acusar o governo que antecedeu o seu (o da Sra. Yeda Crusius) como tendo esbanjado as reservas do Tesouro Estadual.
Mas foi tão infeliz (ou incompetente) que esqueceu que poucos dias antes, o diário  de maior circulação do Estado, Zero Hora, publicara matéria sobre as finanças estaduais, demonstrando que o governo que menos havia lançado mão das reservas financeiras do Estado em muitos anos tinha sido o da Sra. Crusius.
Que me venha à memória, em seus agora mais de dois anos de governo não fez nada, mas nada absoluto mesmo, em prol do Estado.
Todos seus atos, todas suas iniciativas, visam a fortalecer o Partido!
E, talvez, as contas bancárias de seus grandes amigos e pelegos...
O Rio Grande do Sul não merecia passar por isso!!
Título e Texto: Peter Wilm Rosenfeld, Porto Alegre (RS), 10 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-