sábado, 6 de abril de 2013

Os importantes, de J. R. Guzzo

Otacílio Guimarães
Caros da Veja,  
O artigo do J. R. Guzzo, “Os importantes”, me remete à época em que havia homens com a coragem de olhar bem nos olhos de um facínora e dizer o que pensava dele. O artigo, embora escrito, me levou a imaginar a cena seguinte: 

Dois homens sentados em um lugar qualquer conversando. Um diz para o outro, que é jornalista:
- Veja bem, eu estou tentanto de todas as maneiras salvar as aparências. Até o ex-presidente Lula está me ajudando, além do Sr. Pires.
O homem que fala ao jornalista é o Mr. X, conhecido como Eike Batista, cujo único feito notório foi ter sido casado ou amigado com uma modelo de rara beleza, a Luma de Oliveira. O Sr. Pires a quem ele se refere é um notório escroque que atua como lobista em negociatas entre empreiteiras corruptoras e um governo corrompido. O jornalista faz apenas uma pergunta e depois vai embora:
- Mister X, suas empresas, que já receberam milhões do BNDES, até agora não produziram um prego, um biscoito, não extraíram um litro de petróleo do fundo do mar, como se explica isto?
- Lula explica, responde Mr. X, e a entrevista está encerrada.  
O Brasil é um país célebre por produzir escroques como Mr. X e políticos ladrões como Luís Inácio da Silva. A origem de sua fortuna inicial foi devida às informações privilegiadas e às concessões de minas de ouro que o pai lhe arrumou quando foi Ministro das Minas e Energia nos governos militares. E há quem diga que não havia corrupção nos governos militares. Havia e muita. A corrupção no Brasil faz parte da “cultura” dos brasileiros.
Na realidade, Mr. X sempre foi um playboy à disposição de qualquer governante esperto em busca de alguém para fazer um trabalho sujo. Lula encontrou nele o sujeito ideal para ser o seu laranja. Só para um de seus empreendimentos, todos fantasmas, o BNDES emprestou 200 milhões de reais. O problema é que não é dinheiro do BNDES, mas sim dos contribuintes brasileiros no que fica configurado um caso de roubo em alta escala. 
 J. R. Guzzo teve a coragem de levantar a ponta do veu que encobre este mistério sobre a fortuna desse picareta que, travestido de empresário, até escreveu um livro intitulado “O X da Questão” que eu não li, jamais vou ler, e portanto não posso opinar sobre seu conteúdo que, por experiência, sei não ser nada salutar.  
Acho que a Veja devia publicar uma reportagem de capa sobre este escroque e suas ligações com Lula e seu PT. Iria desmoralizar o Brasil mais ainda do que já está desmoralizado. Seria bom saber por que Lula hoje é um dos homens mais ricos do mundo e anda passeando pelo mundo e criticando os dirigentes europeus. Vou comentar isto no blog do meu amigo Jim ainda hoje.  
Cordialmente,
Otacílio M. Guimarães, 06-04-2013

Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-