sábado, 13 de julho de 2019

Em defesa de Fátima Bonifácio

Vítor Rainho

Ao contrário de muito boa gente, não penso que a sociedade portuguesa seja racista. Há, sim, palermas que acham que a cor ou a religião determinam o grau de superioridade de umas raças em relação às outras. Vivi em África e não foi por ter sido vítima de algumas atitudes racistas, poucas, que fiquei a achar que o povo é todo racista

O artigo de OPINIÃO de Maria de Fátima Bonifácio [foto] publicado no Público do último sábado provocou um pequeno terramoto cá no burgo, com muito boa gente a pedir a cabeça da historiadora, levando mesmo o jornal a pedir desculpa, no dia seguinte, pela publicação do referido artigo, alegando que o conteúdo do mesmo põe em causa “ideias, apologias e valores que o Público contraria todos os dias”, escreveu Manuel Carvalho, diretor do jornal. Sem querer pôr estopa onde não sou chamado, sempre tive a ideia de que o jornal era um espaço aberto onde as pessoas podem expor as suas ideias, independentemente de se concordar com elas ou não. Mas enfim.

Fátima Bonifácio escreveu que a proposta do PS de elaborar quotas para negros e ciganos “não passa de uma farsa multicultural igualitarista. Não, não podemos integrar por decreto”, disse. A parte mais polémica do artigo dizia que os negros e os ciganos “não descendem dos Direitos Universais do Homem”, mas basta uma rápida leitura desses direitos para se perceber ao que a historiadora se referia.

Olhemos para o artigo 3º: “Todas as pessoas têm direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”; artigo 5º: “Ninguém será submetido a tortura nem a punição ou tratamento cruéis, desumanos ou degradantes”. Depois, a historiadora dava exemplos de crianças ciganas que não têm o direito de escolher com quem se casam, de frequentarem a escola etc. Escrevia também sobre a excisão genital feminina praticada em comunidades muçulmanas.

Parece-me que isto é líquido, embora a formulação do texto seja um pouco incendiária.

Ao contrário de muito boa gente, não penso que a sociedade portuguesa seja racista. Há, sim, palermas que acham que a cor ou a religião determinam o grau de superioridade de umas raças em relação às outras. Vivi em África e não foi por ter sido vítima de algumas atitudes racistas, poucas, que fiquei a achar que o povo é todo racista. Não é, e o mesmo se passa em Portugal.

Mas o mais grave desta história toda é a defesa da censura que muitos fizeram. Fátima Bonifácio não pode pensar como quer? Onde é que há incitação à violência no seu texto? Pode discordar-se, e eu discordo de algumas passagens – é óbvio que se os negros estão em guetos é porque são enviados para lá, por exemplo –, mas isso não pode servir para usarmos o lápis azul para aquilo com que não concordamos.
Título e Texto: Vítor Rainho, Jornal “i”, 12-7-2019

Relacionados:

Um comentário:

  1. Morei em Portugal logo após revolução dos cravos, o salazarismo era uma ditadura xenófoba.
    Era difícil lidar com os portugueses assim que descobriam que você era brasileiro.
    Creio que hoje em dia temos relações mais amistosas.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-