Sabe o que realmente faz o dólar subir?
Leandro Ruschel
Não é um meme de rede social satirizando um diretor do Banco Central.
É, na verdade, a percepção de que estamos vivendo sob um regime autoritário, que persegue quem não está alinhado.
Esse caso é um exemplo claro disso.
Uma militante de redação governista da grande mídia classifica uma sátira como um ato criminoso.
O ministro de Propaganda corre para as redes sociais e anuncia que acionou a Polícia para investigar supostos "crimes contra o país", atribuindo a alta do dólar a um post—uma evidente fake news.
Ele encaminha o caso para um órgão chamado Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, algo que parece ter saído das páginas de 1984, de George Orwell.
Esse órgão, criado logo no início do governo do Descondenado, opera sob a AGU. Contudo, a AGU, por definição, deveria se limitar à defesa jurídica do governo, não à perseguição de críticos.
O ciclo, então, se completa: a imprensa alinhada transforma a abertura da investigação em uma espécie de prova da gravidade do caso.
Enquanto isso, discutir reforma fiscal e equilíbrio das contas públicas continua fora de pauta. Como em qualquer regime autoritário socialista, a prioridade é gastar para conquistar apoio entre os mais pobres e reprimir qualquer forma de oposição.
O próximo passo? Investigar quem compra dólar? Alguém duvida?
Veja mais comentários a respeito:
Título e Texto: Leandro Ruschel, Substack, 19-12-2024
Relacionados:URGENTE! Dólar é atacado por um grupo de MEMES. Confira a notícia!
19-12-2024: Oeste sem filtro – Congresso começa a falar sobre impeachment de Lula + Mendonça explica porque interrompeu o julgamento da tentativa de censurar redes sociais
Tadinho do "estudante". Se fosse assaltante...
A culpa é dos memes
18-12-2024: Oeste sem filtro – Real derretendo: Lula faz dólar ter nova máxima histórica + Governo manobra para excluir três estatais do Orçamento de 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-