quarta-feira, 14 de março de 2012

Aerus deve ter uma solução até abril, diz diretor da Previc


A solução para os aposentados e pensionistas do Aerus é esperada até abril deste ano. Segundo o diretor de Fiscalização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Manoel Lucena dos Santos, o órgão aguarda encaminhamentos jurídicos para dar uma solução ao caso.
A declaração foi dada durante audiência pública, nesta terça-feira (13/3), no Senado, na Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social. O objetivo da audiência foi debater a situação do Aerus e homenagear o advogado previdenciário Dr. Luis Antônio Castagna Maia.
De acordo com Lucena, há um compromisso assumido pelo governo de se chegar a uma solução definitiva, através de um acordo, antes de esgotarem-se os recursos de rateio do fundo. A previsão é de que esses recursos esgotem-se em maio, mas a Previc antecipou a necessidade de essa questão estar decidida até o início de abril.
A declaração de Lucena foi recebida de forma muito positiva pelo presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT), Celso Klafke, e dirigentes dos sindicatos de aeroviários e do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), presentes na audiência.
Conforme Graziella Baggio, diretora do SNA e da Fentac/CUT, “a sua manifestação (de Lucena) me faz estar extremamente otimista e feliz. Eu acho que terminamos a nossa homenagem felizes. Estamos muito próximos de uma solução para o Aerus e também para os quase 10 mil trabalhadores da ativa que possuem créditos junto à Varig”.
A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, criticou a Secretaria de Previdência Complementar, que na década de 90 não fiscalizou como deveria o Aerus, levando à intervenção do Instituto em abril de 2006. “A Secretaria não fiscalizou como deveria. Se tivesse feito, não teria deixado a situação chegar a este ponto. O governo tem sim responsabilidade, junto com os empregadores, e agora tem que refletir e se apressar em fazer um acordo, pois estamos diante de um problema social grave”.
O senador Paulo Paim (PT-RS), que há anos apoia a causa dos aposentados e pensionistas do Aerus e Aeros, demonstrou otimismo e afirmou acreditar em uma solução. “A situação se arrasta e houve até quem fizesse greve de fome. É um massacre que se faz sobre essa gente que tantos serviços prestou a este país. Os aposentados não têm dinheiro para pagar um plano de saúde e comprar remédios. Muitos já perderam todos os seus bens”, ressaltou.


A sala da audiência estava lotada de aposentados, pensionistas, amigos e familiares do Dr. Maia, falecido em janeiro deste ano. A audiência pública foi proposta pelo senador Paim, presidente da Subcomissão.

Homenagem ao Dr. Maia

A primeira parte da audiência foi marcada por comoção, durante a homenagem póstuma ao advogado Luís Antônio Castagna Maia, que defendeu os aposentados e pensionistas do Aerus durante anos e faleceu em janeiro, vítima de um câncer, sem ver um desfecho para a causa.
“Tenham certeza de que ele é um orgulho para o Brasil, não só para a família. Vale a pena lutar por pessoas como ele”, disse o senador Paim, após a exibição de um vídeo sobre a vida do advogado, produzido pela Fentac/CUT.
Familiares, colegas de trabalho, sindicalistas, aposentados e pensionistas deram depoimentos emocionados. O presidente da Fentac/CUT, Celso Klafke, e a diretora de previdência do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, representaram os aeroviários e aeronautas na mesa da audiência. No vídeo, há depoimentos do senador Paim, do ex-governador do RS Olívio Dutra, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e do amigo Félix Rosa Neto.
Além do vídeo, a Fentac/CUT entregou placas em homenagem à família do Dr. Maia e ao senador Paim, pelo apoio às causas dos trabalhadores do país, em especial a dos aposentados.
Em todos os depoimentos – de familiares, amigos, sindicalistas e parlamentares – foi afirmado que uma solução para o Aerus será a maior homenagem que o Dr. Maia poderá receber, depois de anos de luta em defesa desta causa.

Veja os vídeos da TV Senado sobre a audiência
VÍDEO 1 - Comissão de Assuntos Sociais debate o caso Aerus e presta homenagem póstuma ao advogado Castagna Maia (fala inicial do presidente da subcomissão, senador Paulo Paim, e vídeo em homenagem ao Dr. Luis Antônio Castagna Maia)



VÍDEO 2 - Convidados da Comissão de Assuntos Sociais falam de sua convivência com o advogado Castagna Maia (fala da diretora de Previdência do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, e trecho inicial da fala do presidente da Fentac/CUT, Celso Klafke)



Título e Texto: Fentac/CUT, 14-03-2012
Fotos: Henrique Lessa/APN

8 comentários:

  1. Caldo de galinha e cautela é sempre bom. Vou aguardar os acontecimentos. Só acredito quando o dinheiro estiver corretamente na conta de todos os ex.trabalhadores da VARIG. Por enquanto muita falação e que tudo vai terminar bem. Tomare que Deus realmente faça com que os homens e mulheres que podem solucionar o grave problema AERUS VARIG resolvam de vez esta situação desesperadora. Nunca antes na História deste País os aposentados, pensionistas e demitidos da VARIG foram tão espezinhados, maltratados pelo governo dito dos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  2. O advogado era petista mesmo, de antiga militância.

    ResponderExcluir
  3. Não sou aposentada nem pensionista, mas depositei meu dinheiro no fundo de pensão AERUS durante 20 anos. E, como sempre acontece, não sou incluída quando se referem à "uma solução" no caso AERUS. Seria muita ingenuidade do grupo variguiano acreditar que em um mês vão resolver o que em 6 anos causou arrepio em tantos políticos. Não posso deixar de destacar que estamos em ano eleitoral e sou MUITO criteriosa quando escuto uma promessa. O povo brasileiro (e nem precisa estar tão bem informado...) tem motivos de sobra para não confiar em políticos. Continuo olhando com cautela e não acredito em "soluções mágicas de 30 dias". Portanto, nada de novo. Só verborragia...
    Ex comissária Lucia Lima.

    ResponderExcluir
  4. Assino em baixo do comentário d Lucia Cassar !!! Particularmente me sinto ROUBADO !

    ResponderExcluir
  5. Sim, Anônimo, você tem razão!
    Se particularmente, você se sente roubado, imagine como se sentem, coletivamente, TODOS os ex-trabalhadores da Varig, Aposentados e Pensionistas do Aerus?

    ResponderExcluir
  6. Gente, ele falou ate abril, mas não disse o ano.
    So acredito vendooooo......

    ResponderExcluir
  7. Mais parecia um Assembléia Geral do PT. Mas, como a esperança é a última que morre, além das 630 pessoas já falecidas... "yo creo en eso y tambíén en brujas"
    fvieiradutra

    ResponderExcluir
  8. Como muito bem colocou o amigo Paulo Resende, prudência e caldo de galinha nunca são demais. É muita esperança e solução em muito pouco tempo, se julgando que há mais de 6 anos que o processo se arrasta e é convenientemente mantido fora das listas de julgamento do STF. Digo com pesar que acho muito difícil acontecer em um mês o que se espera por 6 anos. Não me agrada dizer isso, mas a realidade é muito dura e perversa com quem não pede favor algum, só que se cumpra com uma coisa chamada de OBRIGAÇÃO ! Torcemos muito pela solução, mas milagres só vendo !

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-