sexta-feira, 30 de março de 2012

Encontro de Escritores Extremenhos e Portugueses em Olivença, em 23 de março.


Carlos Luna
Estavam previstos 19 escritores extremenhos e portugueses: António Passos Coelho, Antónia Áurea Gomes Ferreira, Luís Carlos Mendes, Alberto Silva, Hilda Bernadete, Paulo Alexandre e Castro, Hugo Girão, Aragonez Marques, Juan António Mendez Del Soto, Luisa Anton Prado, José António Gonzalez Carrillo, AliceRuivo, Artesã Joana Leal, Rui Cardoso Martins, José Luís Peixoto, Marino González Montero, Vitoria Pelayo, Ricardo Fariña, e José Cercas. Poucos faltaram, a pretexto de fortes motivos imprevistos de última hora. Muitos mais teriam vindo, se não tivesse sido necessário limitar o número de presenças face à escassez de recursos.

MESA DE HONRA
Presidente da Câmara de Olivença (ao centro)
Representantes da Associação Além-Guadiana (à esquerda)
Dr. António Passos Coelho (escritor, 86 anos, pai do atual primeiro ministro português)
Amelia Bravo Vadillo (Representante de TrazTras Serviços Raianos)
A Câmara Municipal de Olivença fez-se representar, primeiramente, na pessoa do seu Presidente, Bernardino (Berna) Píriz Antón, e depois, por um vereador indigitado, Francisco José Toscano Antunez, e, por vezes, por Manuela Correa. Pelo Além Guadiana, coordenava a sessão pública na Igreja do Convento de São João de Deus em Olivença Eduardo Naharro Macías-Machado.
Ora em Português, ora em Castelhano, apresentaram-se currículos, desenvolvidos por cada um dos escritores presentes. Uma banca de livros à entrada, pretendia atrair o público, para consulta e compras.

É difícil distinguir as intervenções dos escritores, para não melindrar suscetibilidades. Mas deram nas vistas António Passos Coelho (ouvido especialmente... o que não era de espantar, pois, além de escritor, é o pai de uma figura importante no atual Governo de Lisboa...), Hugo Girão, Alberto Silva, Alice Ruivo, José Cercas. Vitoria Pelayo e sua irmã, e Luísa Antón Prado.
Numa segunda parte, em que foram colocadas questões a todos os escritores participantes, debateram-se temas culturais variados. Mais dirigida à ala portuguesa, uma pergunta sobre o Acordo Ortográfico lançou alguma (breve) discórdia. Curiosa, aqui, a intervenção de Hilda Bernadete, que, influenciada talvez pela sua vivência brasileira, manifestou alguma incompreensão pelo tom crispado com que tal tema era por vezes abordado.

Hilda Bernadette, foto: DR
O responsável pelo Além Guadiana agradeceu aos escritores e ao público, manifestando (em castelhano e em Português) o seu profundo desgosto e incompreensão pela ausência quase geral de Órgãos de Comunicação portugueses, naquilo que começa a ser, mais do que uma manifestação de preconceito, uma manifestação de incultura, ou desprezo, ou... como diriam os amantes de conspirações... submissão a interesses inconfessáveis e misteriosos. Algo que a História julgará... e sem magnanimidade.
O jantar decorreu no Hotel Palácio Arteaga, após o que, entre comentários amigáveis e reflexões de última hora, todos prometeram voltar a estar presentes em iniciativas afins.
Título e Texto: Carlos Luna, Estremoz, 24 de Março de 2012
Mais informações sobre este Encontro aqui

Um comentário:

  1. Algo parecido com a FLIP que acontece no Brasil, anualmente entre julho e agosto, na cidade de Paraty/RJ?
    Verônica

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-