segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bancos Alimentares Contra a Fome angariam 2.914 toneladas de alimentos

Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram em Portugal, no passado fim-de-semana, 2.914 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 1.668 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo, Viseu e na Terceira.
Os resultados ultrapassaram todas as expectativas, quase igualando os alcançados na campanha homóloga do ano passado, apesar da significativa deterioração das condições económicas e, em particular, da contracção do rendimento disponível das famílias portuguesas.
Os portugueses são extraordinários! As quantidades recolhidas e o número recorde de voluntários envolvidos mostram quanto são solidários e sabem distinguir o essencial do acessório, dando, apesar da crise que afecta muitas famílias, uma resposta clara de inconformismo e de disponibilidade para ajudar a minorar as dificuldades daqueles que mais precisam", afirmou Isabel Jonet, Presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome. "Quando acreditam e confiam nos projectos, os portugueses dizem "presente", conforme tem sucedido sucessivamente com os Bancos Alimentares contra a Fome desde há mais de 20 anos", acrescentou.

Voluntariado em acção
O número daqueles que acorreram à chamada constituiu um recorde absoluto, confirmando que esta iniciativa de voluntariado não tem, ao nível da dimensão, qualquer paralelo no nosso País. 38,5 mil voluntários disponibilizaram algum do seu tempo, durante o fim-de-semana, para participar na campanha de recolha. Tarefas como a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, pesagem e separação dos produtos, foram integralmente asseguradas por voluntários, confirmando, assim, a adesão entusiástica ao projecto dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos, a partir da próxima semana, a 2.373 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a cerca de 373 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.
Ao longo da próxima semana haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome pela internet no site www.alimentestaideia.net. Prossegue também a Campanha “Ajuda Vale”, nas lojas Continente, Dia/Minipreço, El Corte Inglés, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl e Pingo Doce, onde serão disponibilizados em suportes próprios cupões-vale de produtos seleccionados (azeite, óleo, leite, salsichas, atum e esparguete). Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, “1 litro de azeite”, “1 litro de leite”, etc.). Este cupão, para além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere de forma clara a identificação do tipo de produto, da unidade e do correspondente código de barras, através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao efectuar o pagamento, o dador entrega o cupão “Ajuda Vale” na caixa registadora. A logística de recolha e transporte para os Bancos Alimentares Contra a Fome fica a cargo da cadeia de distribuição aderente. As doações são auditadas por uma empresa externa especializada.
(…)

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-