domingo, 9 de fevereiro de 2014

A matéria da 'France Football' sobre a Copa do Mundo 2014

Por algumas vezes recebi e-mail sobre essa matéria da revista “France Football”. Dei uma olhada nos e-mails, acessei o site da revista para confirmar o teor desses e-mails, mas impossível confirmar a reportagem… 
Não confio nos repasses sem a menção clara e explícita da fonte. Só aqui nesta singela revista virtual me lembro de quatro desmentidos, isto é, de quatro esclarecimentos:

- o discurso de Obama sobre os veteranos, que ele nunca proferiu. (Sei que também publiquei, mas não achei o link).
(e outras lindas frases de Chaplin que ele nunca disse, etc…)

Pois bem, há pouco me chegou um link sério, o da RFI-Radio France Internacional, que segue abaixo.
Entretanto, voltei ao site da revista e achei o que procurava: a possibilidade de ler a matéria. Comprei essa edição. Vou lê-la com atenção e calma.
No final deste post acrescentei três imagens (print screen) da reportagem em questão.

Revista francesa diz que Copa no Brasil virou "fonte de angústia"
Elcio Ramalho
A respeitada revista France Football chegou nesta terça-feira (28 de janeiro) às bancas alertando em sua manchete para os riscos que pairam sobre o Mundial do Brasil. Os atrasos na entrega dos estádios, a insatisfação da população e até as diferenças de clima entre as regiões durante o evento foram citados pela publicação para justificar os temores com a organização da Copa.
Medo do Mundial no Brasil”, escreve em sua manchete a revista. A cinco meses do pontapé inicial da Copa, o Brasil está longe de ser o lugar ideal imaginado pela Fifa para organizar a maior festa do futebol que, segundo a France Football, “se tornou uma fonte de angústia”.

Ilustrada com uma foto do acidente com a cobertura do Itaquerão em São Paulo no mês de novembro, a revista diz, em seis páginas, que os atrasos na entrega dos estádios, a alta vertiginosa dos preços, o risco de manifestações gigantescas e até as diferenças de clima entre as regiões fazem do Mundial uma preocupação para a Fifa a 140 dias da abertura da Copa.

A revista pondera o entusiasmo com a possibilidade de o Brasil conquistar em casa um inédito 6° título de campeão mundial. “A realidade já revelou o lado obscuro e menos glamuroso deste desafio”, escreve a France Football.

A revista revela que a organização do evento expõe duas faces diferentes: por um lado, as exigências da Fifa, “às vezes desmedidas, normalmente inadequadas”, e, por outro, um país de crescimento econômico fraco, com problemas políticos, corrupção e uma alta de preços considera insuportável.

Como comparação, a publicação lembra que o Brasil investiu para construir ou renovar 12 estádios e com outras obras da Copa mais de 11 bilhões de euros, enquanto o orçamento do governo para a educação no país em 2013 foi de 12,8 bilhões.

Até o super-herói Batman, personagem presente em diversos protestos e que se tornou símbolo da contestação social, parece ser impotente diante de tantos problemas, ironiza a France Football. Entre os desafios estão a aceleração para entrega dos estádios que faltam, limitar a ira dos brasileiros e até contornar as dificuldades que surgirão com as temperaturas diversas entre as regiões durante o Mundial.

A revista lembra as recentes declarações do presidente da Fifa, Joseph Blatter, de que nunca um país esteve tão atrasado na preparação de uma Copa do Mundo, e do secretário-geral, Jérôme Valcke, admitindo que a competição vai ser realizada sem infraestruturas totalmente instaladas e testadas.

Segundo a revista, o ritmo imposto na corrida contra o tempo para as obras já deixaram 4 vítimas fatais, em referência aos acidentes com as Arenas de Brasília, Manaus e São Paulo. Em sua reportagem, France Football estima que os compromissos entre governos locais e empreiteiras que se beneficiaram dos atrasos para cobrar preços exorbitantes foi extremamente prejudicial para o contribuinte brasileiro. “Os doze estádios foram financiados pelo Estado embora o compromisso tenha sido com fundos privados”, escreve a France Football.

“Latas de tinta”
Em relação a obras de infraestrutura, a revista afirma que os 600 mil turistas esperados no Brasil durante a Copa deverão transitar por aeroportos com “latas de tinta e andaimes pelos corredores” nos terminais, em referência aos atrasos nas principais portas de entrada para as cidades escolhidas como sedes da competição. Em Curitiba, cita a reportagem, o canteiro de obras não avançou 20% do que estava previsto.

Para a revista, não apenas os brasileiros que protestam nas ruas têm motivos para reclamar. Até os próximos jogadores que criaram o movimento "Bom Senso Futebol Clube" também saíram a campo para defender seus interesses, como um calendário de jogos menos carregado.

Sobre as diferenças de clima durante a Copa, France Football explica a seus leitores que mesmo sendo disputado no período de inverno, algumas cidades como Manaus e Recife preocupam pelo calor excessivo. Segundo a revista, as condições climáticas podem afetar a saúde dos jogadores e atrapalhar sua recuperação entre os jogos.

Confiança demais
Em entrevista concedida à revista, o presidente da Fifa confessa que a entidade possa ter tido uma confiança excessiva no Brasil para organizar o maior evento do futebol mundial. Blatter voltou a reafirmar que nunca um país teve tanto tempo, 7 anos, para realizar uma Copa e garantiu que a presidente Dilma Roussef prometeu a ele provar que “o país estará pronto”.

Durante a entrevista o presidente da Fifa afirmou que “o orgulho não deve fazer esquecer os compromissos do governo com as obras de infraestrutura”.
Título e Texto: Elcio Ramalho, rfi-Radio France Internacional, 28-01-2014




Relacionados:

32 comentários:

  1. GOSTARIA DE TER VISTO O LINK DA REVISTA EM QUE ESTÁ A MATÉRIA...NÃO CONSIGO ACHAR...NEM NO SITE DA REVISTA ME DÃO O LINK...NEM COLOCANDO O TÍTULO DA MATÉRIA...

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria do link, entrando direto na revista não achei nem a edição da revista nem a matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no tvkajuru.com tem a materia traduzida.

      Excluir
    2. Não, o que está no blogue do Kajuru é simplesmente o texto do e-mail que me chegou. Foi por achar aquele texto panfletário demais que comprei a revista. O resumo, sério, da matéria da revista, está aqui em cima.
      Cumprimentos./-

      Excluir
  3. Gostaria do link também, os dois que estão relacionados no blog vão para a pagina da revista, mas nao acho nem a matéria nem a edição da revista com o artigo.

    ResponderExcluir
  4. http://www.4shared.com/office/GTLVUFP5ba/FullTorrentecFranceFootballN35.html
    Link para download da revista inteira!
    Na matéria da revista não está escrito bem isso o que estão mencionando! Tem muito sensacionalismo ae...

    ResponderExcluir
  5. Para acessar a matéria terá que comprar a edição da revista.
    Entre no link da revista (está na primeira frase deste post).
    Na barra lateral direita clique em "Press" (letras brancas sobre fundo lilás).
    Aparecerá a capa da atual edição.
    Em baixo, estão as capas das edições precedentes...

    ResponderExcluir
  6. Este é o link oficial da revista:

    https://www.epresse.fr/magazine/francefootball/2014-01-28

    E este é um link não-oficial:
    http://kickass.to/france-football-n-3537-du-28-janvier-2014-french-ebook-pdf-t8685401.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro link leva à capa da revista em questão, disponibilizando-a para a compra.

      O segundo link não recomendo, confuso, e ao clicar no tal de 'torrent' terá o seu computador e os seus navegadores inundados de programinhas e de extras...
      Foi o que me aconteceu. E amanhã farei uma limpeza profunda.

      Excluir
  7. "France: Vá si fu"

    Também pudera. Um povo que abriga todas as obras do arte do mundo em seus museus, pagam caro para manter o Louvre, mas no final das contas enfeitam a casa com as coisas dos outros, porque não possuem a capacidade de fazerem nada!
    Enquanto os jogadores que defendem seus times em campo, a maioria também importados de todos os cantos do mundo, os torcedores atiram banana, gritam, agem como Nazistas manifestando o racismo e o preconceito para com o semelhante, mas esse mesmo torcedor é o desempregado Francês que fica horas em pé na fila para ser o primeiro a comprar a camisa nova do time com o nome, desse mesmo jogador, gravado nas costas.
    Publicaram essa matéria infeliz na capa de sua revista porque não tem, e nem sabem, mais o que dizer em uma revista repetitiva:
    Publicar o quê?
    Que o jogador que mais se descata em seus times é um Brasileiro?
    Que outra vez pegaram um político com um monte de prostitutas gastando o dinheiro público?
    Que a taxa de desemprego bate novo recorde?
    Que a população francesa está em crise profunda porque seu povo não tem coragem de se sujeitar a fazer um trabalho diferente daquele que aprendeu trocentos anos atrás?
    Aqui no Brasil amigos a coisa é diferente!
    Sim, desviamos dinheiro, protestamos, matamos, roubamos... mas tudo isso porque não conseguimos ficar parados, acomodados, esperando o dia em que as coisas irão mudar . Somos um povo que trabalha muito, que carrega em sua pele o suor e as marcas de cada dia, mas nem por isso abrimos mão de tomar um belo banho todos os dias.
    Somos um povo que lutou, e ainda luta muito, para se libertar das amarras de outros países, temos nossa própria arte, música e cultura, somos alegres e tudo isso reconhecido no mundo inteiro, estamos em paz com os outros países. Mas vocês, que tanto escravizam o povo Africano, não possuem a criatividade, são detestados em todos os países, tachados como chatos, frescos, e, não queria dizer, fedorentos.
    A capa de sua revista certamente remete o luto de um desejo oculto, sem coragem de se manifestar, já não têm mais o Zidane, já não podem mais comprar outro Título do Mundial (O dinheiro acabou!). Certamente remetem o desejo de vir e participar dessa maravilhosa festa, na praia, no sol, com as nossas belas mulatas, mas a grana tá curta, o desemprego assola seu povo. Diria até que o luto é a representação do medo. Sei como é, a frescura e a fragilidade são quebradiços em mãos robustas.
    Nossa casa ainda está em obras, mas saibam que encaramos - o que vocês chamam de erro, como uma oportunidade ímpar. Brigamos e protestamos muito pelas ruas, mas somos todos irmãos, quando a briga é contra alguém fora de nossa família nos unimos para nos defender-mos. Seremos anfitriões educados, mas se cobrarmos o dobro do preço na cervejinha não pensem que isso é preço abusivo, é apenas nossa teoria de que todos os dias sai um bobo de casa, pena é vocês não terem a malandragem para argumentar e pagar aquilo que cobramos, afinal são bobos.
    Assim como quem recebe uma visita nossa casa estará impecável para lhes receber, limpinha e com o chão brilhando. Ainda que sejamos obrigados a receber um povinho fresco, nojento e fedorento, com suas mulheres repletas de cabelos debaixo do braço, dentes caindo aos pedaços e sem tomar banho, que se acham melhores do que os outros, não por mérito, mas por excesso de metideza, por vaidade, orgulho e ostentação; podem vir, são convidados também.
    Aqui somos Brasileiros e não desistimos nunca!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente essa pessoa que escreveu faz parte de uma grande maioria de brasileiros que deve depredar ônibus e queima-los. Não lembra em quem votou nas ultimas eleições e nao tem estudo. É como disse o colega: Vai estudar rapaz!

      Excluir
    2. Espero que os franceses não traduzam o que você escreveu. Dá vergonha, é um elogio à desonestidade brasileira.

      Excluir
    3. Que pena, "anônimo" das 23:30. Gostaria muito de complementar o seu comentário...

      Excluir
  8. Nossa... olha esse cuz-ão alienado de mer-da.. vai estudar rapaz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso cara. A França é uma porcaria. O Brasil é ótimo. Políticos honestos e corretos, justiça totalmente imparcial (condena ricos e pobres sem distinção), educação maravilhosa, segurança total nas ruas, isto sem falar da saúde, um exemplo para o mundo. Acordaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

      Excluir
  9. O Brasil foi o único candidato pela desistência da Colômbia

    "De l'autre, un pays qui table sur 0,4 % de croissance jusqu'en 2019 mais où les pesanteurs politiques, la corruption et la flambée des prix sont devenues d'insupportables boulets. Pour accueillir un événement pour lequel il était le seul candidat après le retrait de la Colombie en avril 2007, le Brésil a construit ou rénové douze stades et investi plus de 11 milliards d'euros. En 2013, le budget fédéral pour l'Éducation s'élevait à 12,8 milliards."

    ResponderExcluir
  10. Esta postagem já é a SEXTA mais acessada do blogue

    ResponderExcluir
  11. O amigo que desabafou no comentário do dia 13/02 (France: Vá si fu), deve ter fumado tudo que podia antes de escrevê-lo. Provavelmente, uma vez chapado, deve ter se imaginado no mundo de Alice, ou é PT doente e colaborou na vaquinha para pagar as multas de Delubio, Zé Dirceu e do resto da nossa máfia tupiniquim... Amigo, fuma menos.... Abs.
    Cesar

    ResponderExcluir
  12. É hoax! Essa reportagem nunca foi escrita. Renato Martins Barcellos

    ResponderExcluir
  13. Como já informei (no dia 16 de fevereiro), este artigo é o sexto mais acessado do blogue, com 5 522 acessos diretos.
    Faltam pouco mais de 300 acessos para passar à quinta posição.

    ResponderExcluir
  14. Aqui está o link com onze páginas supracitadas na matéria, não apenas as únicas duas que foram traduzidas.
    Ps: Está em Francês.
    http://ge.tt/8tGpdZJ1/v/0?c

    ResponderExcluir
  15. Outro link para conferir a reportagem (em francês):
    http://pt.scribd.com/doc/205694254/Peur-sur-le-Mondial-France-Football-pdf

    ResponderExcluir
  16. Meu deus...o cara que escreveu o comentario franca va si fu deve tar com caganeira, pqp... gracas a deus essas coisas nao vem parar aqui.
    Nao vou entrar no merito do discurso de que cultura brasileira nao existe - 99.9% de tudo o que existe no brasil atualmente, seja a nivel religioso, artistico, folcloristico, e por ai vai - foi importado da europa e da africa. O pouco que existe de nativo, vcs estao contribuindo a acabar. Ate mesmo o carnaval que é tanto motivo de orgulho, é fruto de importacao, tirando suas origens de festividades portuguesas e italianas, posteriormente mescladas com ritmos oriundos da africa. Capoeira tem suas origens na africa, portinari, di cavalcanti e volpi eram de origem italiana. Hercules florence era de origem francesa, pedro I era portugues. A musica brasileira tem toda origem e é influenciada por ritmos oriundos da africa/europa/america do norte. As mulatas sao uma mistura de africanas com europeias. A macumba é sincretismo religioso entre religiao europeia e africana. E os poucos brasileiros dignos de nota nao so reconhecidos pelos proprios brasileiros, como santos dumont (que por sinal é muito mais reconhecido pelos franceses, em paris se tem a casa de santos dumont). Mas em compensacao os franceses tiveram tbm evariste galoise, pierre de fermat, pasteur, a invencao da maquina fotografica, dagherreotipo, cinema, irmaos lumiere, gustave eiffel, a lista é infinita. Quer que eu continue?

    ResponderExcluir
  17. Bom, agradeço a participação.
    Mas o assunto é a realização da Copa do Mundo de Futebol: foi correto o ex-presidente Lula tê-la trazido para o Brasil? Está o Brasil em condições de gastar tanto dinheiro num evento que durará 30 dias e depois...?
    (Pensando no "depois", o que foi deixado para a população carioca depois dos Jogos Pan-Americanos em 2007?)

    E, mais importante e objetivo: em que ponto, em qual parágrafo, a revista francesa de futebol errou, mentiu ou insultou o povo brasileiro??

    ResponderExcluir
  18. O site da revista francesa So Foot, publicou nesta semana uma matéria intitulada: Vive Le Bordel Brésilien! (Viva o Bordel Brasil!).
    O texto apresenta uma divisão das cidades-sede da Copa em em três grupos: as que realmente deveriam estar sediando a Copa (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre), as em que "inevitavelmente o Mundial será uma zona" (Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Recife e Natal) e aquelas onde "o melhor mesmo é ver os jogos pela televisão" (Cuiabá, Manaus e Curitiba).
    A matéria também critica a escola da Fifa bem como o fato do Brasil não ter se preparado direito para o evento mesmo tendo SETE ANOS para tal.

    Para saber mais: http://www.folhapolitica.org/2014/03/artigo-em-revista-francesa-sobre-copa.html
    Original: http://www.sofoot.com/j-moins-101-vive-le-bordel-bresilien-181216.html

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-