quarta-feira, 5 de agosto de 2015

As bandeiras do blogue





A primeira bandeira, de Portugal, meu país de origem, onde resido agora e estou muito satisfeito;

Brasil, o meu segundo país, onde vivi e trabalhei a maior parte da minha vida. Até esta data, agosto de 2015, mais da metade dela;

França, país que aprendi a gostar quando residi por sete anos no Congo-Brazzaville; fiz cursos, como o de Filosofia (em francês), e por muitos anos fui ligado à França pela família. Aliás, faltou a bandeira do Congo-Brazzaville, onde o meu filho e a minha filha nasceram;

A União Europeia, aqui mais no sentido de continente europeu, que sempre gostei;

Angola, passei a minha infância e pré-adolescência em Luanda.Saí de lá, tinha 15 para 16 anos, achando que ia passar férias em Portugal... Fiquei muito triste, muito triste mesmo, quando soube que não mais voltaria;

Estados Unidos da América, um país que admiro. Tive o privilégio de morar em Los Angeles em curtas temporadas. Conheci outras cidades... Nova Iorque, Chicago e Miami voando na Varig;

Israel, outro país que admiro, embora não goste nada de alguns judeus e seus costumes, mas esta impressão (e testemunho) não ofusca a minha admiração por aquele país. Cercado, mas cercado mesmo, por terra, ar, mar e imprensa escrita e falada, é a única democracia a sério naquela região do planeta, sem falar nas invenções e prêmios Nobel que vai colecionando;

Animais, amo. Se pudesse teria muitos (cães, cavalos, vacas, galinhas e gatos... todos convivendo no enorme terreno em frente à enorme varanda da casa...). Atualmente tenho um cachorro, Bill, arraçado de beagle, a raça do meu primeiro cão, o carismático Kenzo, que tudo me ensinou sobre o amor dos e pelos animais.
Bill tem de lindeza o que tem de sapequice;

Contra as touradas, definitivamente. Não há argumento que me convença a achar aquela loucura de tradição... É muito maldoso usar o argumento da tradição. A estes, lembro que há mil anos era ‘tradição cultural’ seres humanos se divertirem barbaramente assistindo outros seres humanos serem despedaçados vivos por leões. Também já foi tradição seres humanos serem queimados vivos para a alegria de multidões. Multidões que também vibravam com enforcamentos e guilhotinamentos. Enfim e felizmente, a humanidade tem evoluido e se desvencilhado do lado animalesco. 

No entanto, infelizmente, existe uma parcela da humanidade que ainda não foi contemplada com a evolução humana e teima em valorizar o gene animalesco achando muita graça ver touros sangrando, em touradas, rodeios e farras-do-boi, atear fogo a gatos vivos, promover (e cobrar dinheiro para essa merda) lutas entre galos e entre cães...

Um comentário:

  1. Algo em comum entre Lula / Dilma e Indira Ghandi.
    NO BRASIL, O GOVERNO DO PT E SEUS ALIADOS, COPIANDO O MODO DE GOVERNAR DE INDIRA GANDHI.
    Isso seria uma mera coincidência no governo do PT / Lula / Dilma e seus aliados?
    Seu governo, que tinha como slogan “Abolish Poverty” (algo como: Abaixo a Pobreza), promoveu campanhas para tentar erradicar a corrupção e a miséria.

    Em 1975, ela foi acusada pela Alta Corte de Allahabad, de ter se utilizado de práticas ilegais durante sua última campanha. Em resposta, Indira decretou estado de emergência, passando a governar com poderes quase ditatoriais.
    *****
    PORQUE OS GOVERNOS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS (e os em fase de desenvolvimento), NÃO INVESTEM, COMO DEVERIAM INVESTIR, NO ENSINO BÁSICO (1º Ciclo: 1º, 2º 3º e 4º Anos. 2º Ciclo: 5º e 6º Anos. 3º Ciclo: 7º, 8º e 9º Anos)?
    Resposta:
    Porque quanto mais ignorantes forem as massas, maiores possibilidades os governos populistas terão, de se perpetuarem no poder.

    O mais popular dos governos, até hoje na história, foi o de Indira Gandhi. Pois ela manteve durante o seu período de 18 anos em que governou a Índia, as massas ignorantes, Exercendo uma influência decisiva na história daquele país e adquirindo uma grande reputação, no mundo todo, como líder política.

    Indira Gandhi foi assassinada em 31 de outubro de 1984 por dois membros de sua guarda pessoal que pertenciam ao grupo Sikh.
    SÓ ESPERAMOS QUE A PRESIDENTE DILMA ROUSSEF, DO BRASIL, NÃO TENHA O MESMO FIM DE INDIRA GHANDI.
    ****
    Orbílio Machado de Oliveira - orbiliojoseo@bol.com.br

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-