sábado, 22 de agosto de 2015

Qual é a aposta, cai Dilma ou cai Cunha?...

Valdemar Habitzreuter
A semana que finda teve seus sobressaltos políticos com a acusação do Procurador-Geral do envolvimento de Cunha no Petrolão. Que Eduardo Cunha pague pelos seus delitos – se os praticou – é mais do que imperativo. Um representante do povo que o rouba é um criminoso, não tem representatividade alguma, seu lugar é na cadeia e não no Parlamento, a casa do povo.

A denúncia do Procurador-Geral ao STF de envolvimento de Eduardo Cunha no petrolão é mais do que plausível. Aliás, todos os envolvidos terão que ser punidos severamente. Mas, há algo intrigante nesta celeuma toda. Por que, agora, os holofotes são direcionados quase que exclusivamente para a figura do presidente da Câmara? Por que a urgência de o indiciar e o condenar? E os outros? E Renan?

Pois, vejamos alguns fatos: Tanto Cunha quanto Renan não toleram o Procurador-Geral que os acusa de envolvimento no petrolão. Cunha rompeu com o governo. Renan reconciliou-se e está agora do lado de Dilma. Janot pleiteou um segundo mandato como procurador-geral. Dilma o indicou novamente para que seja sabatinado pelo Congresso. Deverá passar, embora seja bastante questionado por parlamentares com rabo preso em falcatruas no petrolão e acusados por Janot.

Com esses fatos em mente, podemos pintar o seguinte quadro: desenrola-se uma disputa de forças para ver quem cai fora ou permanece: Cunha ou Dilma? Cunha sempre esteve inclinado a colocar em pauta o impeachment de Dilma. Apoio majoritário para isso ele tem na Câmara, tem o apoio da oposição (PSDB) como também de alguns aliados do governo.

Dilma já antevia isso e procurou escorar-se em outras forças. Conseguiu demover Renan de conjugar forças com Cunha. Indicou Janot para que este prosseguisse na perseguição de Cunha e poupasse momentaneamente Renan. Tudo, com certeza, costurado nos bastidores. A covardia de Renan deixou Cunha enfraquecido no embate com Dilma. Mas, é uma raposa esperta. Não entregará os pontos facilmente. A semana que vem promete mais sobressaltos políticos…

Façam suas apostas: Cai Dilma ou cai Cunha?...
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 22-8-2015

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-