quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Isto é crime!

Dilma e seus ministros já receberam metade do 13º salário — os aposentados, não

No mês passado, o governo federal pagou metade do 13º salário dos servidores da União, mas adiou o adiantamento dos salários dos aposentados, previsto para agosto

Adiantamento do 13º: aposentados tiveram pagamento adiado, mas não o governo. Foto: Bruno Domingos/Reuters
Enquanto seguram a antecipação de metade do 13º salário dos aposentados, a presidente Dilma Rousseff e os ministros da área econômica já receberam, em julho, 50% de suas remunerações extra. No mês passado, o governo federal pagou metade do 13º salário dos servidores da União, o que inclui a presidente e sua equipe econômica.

Na folha de junho, paga em julho, consta o pagamento de 15.467 de reais a título de gratificação natalina para a presidente, de acordo com dados consultados no Portal da Transparência pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

O valor corresponde à metade da remuneração bruta da presidente, que é de 30.934 reais mensais. O restante do 13º de Dilma e do funcionalismo deverá ser pago em dezembro. Os mesmos 15.467 reais foram pagos para o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a título de gratificação natalina. O ministro é um dos principais opositores à antecipação do pagamento para os aposentados, por conta das dificuldades de caixa enfrentadas pelo governo.

Responsável pelo orçamento da União, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, recebeu um pouco mais, 15.559 reais, porque acumula o salário de ministro com o de professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, que também é técnico concursado do órgão, ganhou 15.526 reais. Já o ministro do Trabalho, Manoel Dias, que acumula também a remuneração de auditor fiscal, recebeu 16.881 reais de antecipação do 13º salário.

De acordo com o Ministério do Planejamento, o pagamento antecipado de metade do 13º aos servidores da União em junho é previsto em um decreto de 1994, do então presidente Itamar Franco. Segundo o órgão, foram gastos 3,4 bilhões de reais em junho com a antecipação.

No caso dos aposentados da Previdência Social, em 2006 foi feito um acordo entre o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as centrais sindicais para o pagamento de parte da gratificação natalina em agosto.

Neste ano, porém, o governo havia decidido não fazer o pagamento antecipado por conta das dificuldades enfrentadas para fechar as contas. Recuou por conta do desgaste político e procura uma solução para fazer o pagamento a partir de setembro.

No ano passado, a Previdência gastou 13,9 bilhões de reais para esse pagamento. Ao todo, mais de 27 milhões de beneficiários receberam a antecipação.
Texto: Veja, (Com Estadão Conteúdo), 19-8-2015 
Título: José Manuel

4 comentários:

  1. Claramente dois pesos e duas medidas . As prerrogativas da casta superior do governo brindam a Nobreza com a metade do quinhão.
    Aos Brâmanes tudo ; aos dalits, o rigor da Fazenda . A pátria brasileira chafurda na lama e desonra . Vergonhoso.

    Sidnei
    Assistido Aerus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer corrigi-lo, mas todos em comum usam essa frase:
      - Dois pesos e duas medidas que está absolutamente correta, se existem dois pesos existirão duas medidas.
      Quando quer-se imaginar um falcatrua ou erro, diz-se:
      -Um peso de duas medidas.
      grato

      Excluir
    2. Não é isso . Quisemos dizer dois pesos , isto é, 50 % para os "cachorros grandes" e a metade disso para os aposentados .

      As duas medidas significam os dois orçamentos : Um "a maior" para os tais "cães de raça" e os 25 % para os considerados "indigentes" .

      Sidnei

      Excluir
  2. Detesto toda essa cambada petista, cutista e sindicalista. Não tenho vergonha de ser brasileiro, tenho vergonha do Brasil ser "governado" por uma autêntica quadrilha porque... os meus compatriotas o quiseram à frente do país, já lá vão quase 13 anos!


    Compatriotas, especialmente gente f... por eles como eu – desgraçado pelo Aerus há nove anos, indo para dez, roubado mensalmente em 25% da sua aposentadoria, aposentadoria sem reajuste igualitário – num espantoso assomo de masoquismo defender essa súcia e rotular os fodidos de coxinhas, liberais e o cacete!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos.

Se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-