quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A má temática, a “prova” dos nove e a canção

Jonathas Filho

Nesse tempo, no qual duramente aguardamos sermos reconduzidos aos nossos legítimos direitos, só temos visto e sentido a cruel má temática dos noves fora.

Ficamos em “estado de coma econômico-financeiro induzido” e deduzidos dos nossos haveres, é claro.

Nove anos em coma, sem o poder aquisitivo de comer como deveríamos comer, de nos tratar com remédios como deveríamos e de termos uma qualidade de vida por direito. E a inflação nos dando de nove a zero. Noves fora... nada!

Durante esse período e, até então, parece nos circundar como ciranda, uma disfunção econômica comandada digamos... pelos “intestinos da crise”. Cruzes! Não, não são cruzes que sinalizam as operações de soma, o conhecido sinal de mais. São sim, milhares de cruzes que são um sinal de menos com o significado triste da perda irreparável daqueles que se foram sem ver a cor do $$$ que pagaram por décadas para Fundo de Pensão AERUS. Pode-se se dizer que nesse tempo, de um modo geral, tudo o que temos visto e assistido neste Sanatório Geral, muito se parece com o coletivo de cágados. Uma verdadeira cagada. Um verdadeiro desastre.

Voltando à ciência exata, má tematicamente, esse problema de “acerto de contas” atingiu as nossas complementações do AERUS que foram reduzidas com aplicação do MDC – Máximo Divisor Comum, que nessa estranha operação de subtração dos “noves fora” deu um resultado que nos deixou com uma parcela chamada de “quase nada”.

“Pero, nósotros, no fuimos consultados en los “nueves fuera” y nos quedamos con solamiente 8%”, disse-me um colega espanhol com seu sotaque “plano um” característico.


Nada multiplicou nossos rendimentos, nem mesmo o MMC – Mínimo Múltiplo Comum e, continuamos enxugando nossas lágrimas até que o Dr. Daniel Paes, Desembargador Federal, por Justiça, entendeu que deveríamos receber a Antecipação de Tutela. Um outro colega, numa brincadeirinha de imitação fanhosa e jocosa, caçoava dizendo que foi antecipação de nutela, mas que nos tiraram o doce antes mesmo de o levarmos à boca.
A resenha disso tudo segue conforme a nossa Via Dolorosa:

- Antecipação de Tutela, decisão prolatada pela Desembargadora Federal Neusa Alves, embargada... noves fora, nada!

- Antecipação de Tutela, decisão prolatada pelo Juiz Jamil Rosa de Jesus, embargada... noves fora, nada!

- Antecipação de tutela, decisão prolatada pelo Desembargador Federal Daniel Paes, transformada em Projeto de Lei em 2014 para ser votada no Congresso Nacional, só pagou de Setembro/2014 até Janeiro/2015. Em 2015, novamente transformada em PL 2, até hoje fora da pauta... noves fora... nada!

- A Defasagem Tarifária, apesar de vencida pela Varig por 5 votos a 2 em 12 de Março de 2014 no STF, de cujo montante tem grande parte garantida ao Aerus, ainda não transitou em julgado e já completou mais de nove anos de atraso e com isso, noves fora, nada.

- Absurdamente, a Terceira Fonte que deveria durar 30 anos secou também depois de nove anos e continua os noves fora. Nada!!!

Nesse afã de ver nossas vidas resolvidas enquanto vivos, só temos visto o rosto desfigurado da tristeza e com o olhar perdido, sentimos que a cada tentativa de recondução ao nosso direito legítimo, só sentimos a dor das perdas que retiraram de nós os tão importantes Nove anos de nossas vidas e que em abril próximo completarão Dez.

Será que então, passado esse tempo todo, vamos ter de cantar a canção que a saudosa Emilinha Borba entoava triste nos programas de rádio?
Assim se passaram dez anos
Sem eu ver teu rosto
Sem olhar teus olhos...


Vamos cantar sim, mas na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Tenho a certeza que lá não será aceita essa absurda má temática e que os noves fora não deveriam ter feito parte dos cálculos dessa nossa estranha vida brasileira. 
Título e Texto: Jonathas Filho, 19-8-201

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-