domingo, 23 de agosto de 2015

Deputado petista entra com 'ação de justa causa' para sair do partido

Carlos Eduardo Cherem
Alegando que o PT não cumpre seu programa partidário, o deputado federal Weliton Prado (PT-MG) entrou com ação de justa causa para se desfiliar da legenda no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
 
Foto: Arquivo pessoal

Na representação, Prado alega que o PT desviou-se de seu programa partidário em diversas questões, como o fator previdenciário. Como exemplo, anexou relatório de um congresso do PT, quando o partido se posicionou pelo fim do fator previdenciário. Contrariando a decisão, alega Prado, a bancada petista na Câmara dos Deputados votou pela manutenção do dispositivo.

O deputado, que tem votado contrariamente às decisões da legenda na Câmara dos Deputados, também anexou à ação cópia de um documento registrado em cartório e entregue ao PT, onde registra que não votaria a favor de projetos que atinjam os direitos de funcionários públicos e aposentados, ou que proponham aumentos de tributos para famílias com rendimentos baixos.

É a primeira vez que um deputado federal do PT entra com ação de justa causa na Justiça para deixar o partido. De acordo com o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) o único pedido parecido ao TSE foi feito, em 2009, pelo suplente de deputado federal Dilto Vitorassi (PT-PR) que fez uma representação idêntica ao TSE. Entretanto, os magistrados arquivaram a solicitação, sem julgar o mérito da ação, alegando que Vitorassi não tinha o mandato, assim não caberia discutir a questão.

A assessoria do deputado afirmou nesta sexta-feira (21) que Prado não iria comentar a questão, até que haja uma resposta do TSE à sua ação. Ainda segundo a assessoria do parlamentar, ele evitava que o caso viesse a público, "para não polemizar com o PT".

O Diretório Estadual do PT de Minas Gerais, por meio de sua assessoria, informou que vai divulgar, ainda nesta sexta-feira (21), uma nota sobre o pedido do deputado à Justiça. A bancada mineira tem atualmente, contando Prado, nove deputados. 
Título e Texto: Carlos Eduardo Cherem, UOL Notícias, 22-8-2015

Weliton Prado
Em outubro de 2010 foi candidato a deputado federal e obteve 234.397 votos, sendo o terceiro deputado federal mais votado em Minas Gerais.

Tem destoado de algumas posições do PT no Câmara Federal, tais como quando foi o único deputado petista que registrou voto contrário à medida provisória que restringe o acesso ao seguro-desemprego.

Em 30 de junho de 2015 foi o único deputado federal do PT que votou a favor da redução da maioridade penal (inclusive em oposição ao posicionamento dos movimentos estudantis, da qual emergiu).

E tem esta outra matéria da revista Isto É, de 18 de março de 2011:
[]
Os irmãos do PT mineiro Weliton Prado e Elismar Prado, o primeiro deputado federal e o segundo estadual, haviam conseguido, aparentemente, um feito digno de louvor. Estreantes em suas respectivas Casas Legislativas, ambos foram considerados recordistas em apresentação de projetos de lei no início de ano. Na Câmara Federal, Weliton protocolou 114 propostas. Elismar superou o irmão. Formulou nada menos do que 243 projetos de lei, o que representa até agora 45% do total apresentado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em razão disso, concederam inúmeras entrevistas e ocuparam o centro dos holofotes. Mas o que, à primeira vista, parecia uma demonstração de criatividade e uma preocupação demasiada em tomar iniciativas em benefício de seus eleitores, agora se revela uma fraude. Cerca de 80% das proposições dos irmãos Prado não são originais, embora anunciadas pelos seus autores como se fossem. Foram plagiadas e representam cópias perfeitas de projetos de outros parlamentares. Muitas propostas clonadas pertencem a deputados reeleitos e com os quais os irmãos Prado dividem o mesmo plenário. “Eu nunca tinha visto coisa parecida”, surpreende-se Mozart Vianna, que foi secretário-geral da Mesa da Câmara por vinte anos e hoje trabalha no gabinete do senador Aécio Neves (PSDB-MG).
[]

Well, and now?
Apoiamos, nós, aposentados brasileiros, esta iniciativa do deputado Weliton, ou nos perdemos em ingênuos princípios morais e deixamos que a turba continue nos governando? 

Para quem não entendeu, esta foto diz tudo (e mais alguma coisa) sobre a falta de caráter da malta que se apoderou do Brasil.


Eu vou agradecer ao deputado no seu perfil de Facebook.

2 comentários:

  1. Sempre haverá parlamentares idôneos , honrados , que "distoam" da grande parte de jagodes que infesta as Casas Legislativas . Contudo, metade da responsabilidade dessa gente estar ali legislando cabe aos votantes ; aqueles que lá os puseram para representar o povo .
    Boa parte não representa ninguém , salvo eles mesmos e seus respectivos familiares.
    Por sorte , as facilidades virtuais da informática (A web , instagram, facebook , twitter ,whatsapp ...) vem , pouco a pouco, esclarecendo a população mais humilde . A grande massa votante é justamente a menos escolarizada . Por uma camisa com a cara do candidato, uma cesta básica ou uma resistente dentadura , isso sem falar nas coalizões dos partidos "nanicos" que se fortalecem junto a um partido mais forte, políticos são conduzidos às cadeiras do parlamento para depois se refestelarem por mais quatro , oito anos ... E a maioria dos políticos tem duas caras . Em 1989 Collor humilhava Lula
    na plateia de debates ; anos mais tarde , ambos abraçavam-se frente as câmeras de TV , só faltando um afetuoso beijo. Assim são os políticos ( sem generalizar, é claro).

    E o povo esquece tudo , não aprende a lição. Alguns avanços são conseguidos à custa de muita luta e esclarecimento , mas ainda estamos aquém de outras nações desenvolvidas por um simples fator :
    A maneira de pensar ( a cultura de determinado povo) . Basta ouvir as conversas nas rodas de bares, a leitura de jornais nas bancas . Muitos que criticam a roubalheira e corrupção no governo estão com o IPVA dos seus carros atrasados; se o guarda de transito abordar na rua , uma "gelada" é oferecida . Aplicativos são criados para "avisar" quem bebeu na festa ou no bar e está ao volante , para desviar por um atalho a fim de fugir da blitz. Crianças aprendem de adultos que o negócio é se "dar bem" ... sempre.
    Mas há uma esperança de que as coisas mudem . E estão mudando . Há no mundo lugares piores e conturbados para se viver . Os refugiados que o digam .

    Uma semana feliz a todos.

    Sidnei Oliveira
    Assistido Aerus

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o Senhor Deputado Federal federal Weliton Prado e uma das poucas exceções existentes no Partido do Trabalhadores.
    O PT só sai do Governo se o eleitor assim o quiser, mas infelizmente não será do dia para noite, pois, fora o Governo Federal, temos os Estaduais e Municipais..
    Que o exemplo dado pelo Senhor Deputado Welinton seja seguido por outros bons Parlamentares filiados no maldito Partido dos Trabalhadores.

    Nelson Schuler. ,

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-