quarta-feira, 20 de julho de 2016

[Estórias da Aviação] Visibilidade zero em Toronto

Heitor Volkart
Era 1980, Paulo Maluf era governador de São Paulo, fretou um B-707 da VARIG com Tripulação, por dezesseis dias. Comandante Master, Denys (Crazy) e Cmte. Scherer. A cabine de passageiros era toda F/C. Eu fazia parte da tripulação.

Paulo Maluf foi prefeito e governador de São Paulo pela Arena. Na foto tirada em 1979, o então governador de São Paulo chega ao Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Imagem: Bucci/Folhapress
Era uma comitiva de empresários paulistas, para tratar de negócios, na América do Sul, Caracas, Bogotá, México e Canadá.

No México, Maluf foi recebido pelas autoridades locais com tapete vermelho no pé da escada, com mariachis e tudo mais.

Depois, Vancouver, Ottawa e Toronto. Chegamos lá de noite. Aeroporto sem visibilidade, era zero, sei que para pouso no Brasil o Boeing 707 ainda não era homologado para pouso zero zero, mas lá...

Um pouso alternado iria atrapalhar muito a agenda da comitiva, com auxílio da torre fomos para o pouso. Scherer estava na esquerda, na primeira tentativa foi incrível, quase tocando no gramado paralelo à pista, tivemos que arremeter, foi muito perigoso.

Denys insistiu na segunda e dizia "baixa mais, baixa mais, baixa mais", não permitiu que o Scherer arremetesse novamente, ele justificava o apelido. Tocamos no asfalto, foi um alívio.

Toronto, vista da torre da CNN

Teve que vir um Follow Me com suas luzes piscantes para nos guiar no táxi para o desembargue, não se via nada, nunca tinha visto um nevoeiro tão intenso.

No dia seguinte alugamos uma van e fomos conhecer as Cataratas do Niágara, muito lindo, mais um dia e fizemos Toronto/NYC, com dois dias inativos.

Nova Iorque foi um prêmio a todos.
Foram todos pernoites maravilhosos, com coquetéis e jantares.
E em GRU, Maluf nos liberou na Alfândega. Foi perfeito.  
Saudades!
Texto: Heitor Volkart, 20-7-2016

Anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-