quarta-feira, 15 de abril de 2020

Prefeitura do Rio começa a utilizar ‘drone falante’ para dar fim a aglomerações

Raphael Fernandes


Prefeitura do Rio de Janeiro deu início, nesta quarta-feira (15/04), à utilização de um “drone falante” para ajudar no combate à proliferação do Coronavírus no município.

O drone, que irá sobrevoar áreas diversas da cidade, vem com um alto-falante embutido. Ele servirá como um alerta sonoro, por meio de mensagens, para que os cidadãos cariocas fiquem em casa – evitando, assim, aglomerações – ou, caso realmente precisem sair, respeitem o distanciamento de 2 metros recomendado pelas autoridades de Saúde.

“Atenção! A Prefeitura do Rio pede que todos evitem aglomerações! Elas facilitam o contágio do novo Coronavírus! Por favor, respeitem o distanciamento social! Protejam a sua saúde e a das outras pessoas”, diz a mensagem do drone.

As ações que o drone realizar, todas elas, serão transmitidas em tempo real para a base operacional no Riocentro, na Zona Oeste, local onde está instalado o Gabinete de Crise da Prefeitura, e para o Centro de Operações, na Cidade Nova, no Centro da cidade.

Diretor de Informática do DIÁRIO DO RIOGabriel Subtil, entretanto, faz ressalvas ao uso do equipamento e diz que outra alternativa seria mais viável.

“Um drone somente para alertar a população é um exagero. Sua autonomia de bateria é em torno de 30 minutos apenas. Um carro com som é muito barato e seria muito mais abrangente, dado a sua popularidade em diversas partes do Rio”, diz ele.

Subtil complementa, ainda, dizendo que a utilização do drone seria mais acertada se fosse para capturar imagens quando houvesse uma denúncia.

“Num determinado local com aglomeração, se uma equipe da PM, por exemplo, for até lá, pode subir o drone e tirar algumas fotos topográficas, que seriam documentadas e serviriam em modelos matemáticos para estimar a quantidade de pessoas que havia ali”, finaliza Gabriel.
Título, Imagem e Texto: Raphael Fernandes, Diário do Rio, 15-4-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-