segunda-feira, 20 de abril de 2020

Está na hora do Diretor-Geral pró-China da OMS pedir demissão

Con Coughlin

§  Em vez de criticar Pequim por conta de suas investidas iniciais para acobertar o surto, o Dr. Tedros elogiou o presidente chinês Xi Jinping, por sua "excepcional liderança" e também a China, por mostrar "transparência" em sua resposta ao vírus.
§  "A OMS realmente pisou na bola... Por sorte, desde o início, não aceitei o conselho deles de manter nossas fronteiras abertas para a China. Por que será que eles nos deram uma recomendação tão inadequada?" — Presidente dos Estados Unidos Donald J. Trump, Twitter, 7 de abril de 2020.
§  De verdade, por quê?

Foto: Diretor-Geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus em visita ao presidente chinês Xi Jinping em Pequim em 28 de janeiro de 2020. (Foto: Naohiko Hatta/AFP via Getty Images)
Como órgão responsável por resguardar os padrões globais de saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS), patrocinada pela ONU, deveria adotar uma abordagem isenta ao lidar com os Estados Membros, independentemente de seu poder.

É por esse motivo que a flagrante parcialidade pró-China que a organização tem mostrado em sua resposta à pandemia de coronavírus, desperta uma série de dúvidas altamente preocupantes sobre a gestão da crise pela OMS.

Nos termos da constituição da OMS, que define a estrutura e os princípios de governança da agência, a organização com sede em Genebra é encarregada de garantir "a implementação, por todos os povos, do mais alto nível factível de saúde".
A acusação feita pelo governo de Donald Trump de que o órgão mundial está "centrado na China" e "tendencioso" na forma de lidar com Pequim com respeito à pandemia, sugere, portanto, que a organização faltou com o seu dever de tratar todos os Estados Membros equanimemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-