sábado, 27 de novembro de 2010

Se a situação no Complexo do Alemão era essa, por que não foi feita uma operação antes, por que se esperou tanto tempo?

Tropa do BOPE, foto: Carlos Trindade/Flickr/Creative Commons

No momento há um clima de guerra, com setores da imprensa sentindo-se inspiradores e autores do script. Não há espaço para perguntas, nem para dúvidas. Em todas as guerras, dúvidas e perguntas são confundidas com capitulação ou cumplicidade com o inimigo.
Mas timidamente, como se fossem pauteiros  populares, menos suspeitos que a oposição, os leitores de jornal vão fazendo suas perguntas. Uma delas, aparece nas cartas do Globo: se a situação no Complexo do Alemão era essa, por que não foi feita uma operação antes, por que se esperou tanto tempo?
Mas existem outras perguntas que dizem respeito a planejamento que não são feitas pelos jornalistas porque estão, o que acho interessante também, preocupados em mobilizar favoravelmente a opinião pública. Quando mencionei , durante a campanha, que no Alemão estavam concentrado um grande número de homens armados, o próprio governo não gostou. Quando afirmei que as obras do PAC deveriam ser feitas com a presença de forças pacificadoras, a critica também se perdeu.

O fato de desejar uma solução para o problema da ocupação armada no Rio, o fato de torcer por um bom desfecho, não pode embotar a capacidade crítica porque uma coisa é apenas torcer, outra coisa é tentar contribuir para uma solução estável no Rio de Janeiro.
Ao falar da tomada de um ponto elevado da Serra da Misericórdia, a reportagem do Globo afirma, hoje, que isto tornará possível, entre outras coisas, mapear o Complexo do Alemão. Nesse mesmo complexo foram realizadas obras do PAC. Nesse mesmo complexo houve uma importante operação policial em 2007. E ainda não há mapas detalhados?
Concordo com o Secretario Beltrame e com alguns leitores desse blog: é uma área extensa e irregular, o que torna uma operação mais difícil.Uma coisa é a dificuldade da operação; outra coisa, é a dificuldade do planejamento. O planejamento de uma tomada do Alemão deveria existir há muito tempo e ser, quase que mensalmente, renovado, com novas avaliações.
A Globo mostrou os traficantes na Vila Cruzeiro, iniciando o processo. Com apoio da imprensa e da população, com apoio tático das Forças Armadas (de novo um tema levantado na campanha) criou-se uma janela de oportunidade para invadir o Alemão.
Mas as pessoas perguntam: por que não foram tomadas as vias que ligam a Vila Cruzeiro e o Alemão? Por que não foram presos ou mesmo atingidos os traficantes em fuga? A resposta é clara: não havia gente suficiente. Isto só aconteceu com a entrada em cena dos 800 soldados do Exercito e 300 agentes da PF.
Beltrame afirma que o principal é a retomada do território. Considera que a prisão de traficantes torna-se mais fácil quando perdem o terreno onde se refugiam. É uma tese correta. No entanto, o estado é grande, a tendência é de aumentar o nível de insegurança na Baixada e cidades médias, áreas que não têm tanta atenção da imprensa.
Vamos desejar que tudo dê certo no Alemão. Mas os pesquisadores do futuro não poderão deixar de responder à pergunta mais ingênua da leitora do Globo, a qual acrescento apenas isto: como foi possível realizar as obras do PAC no Complexo do Alemão, numa área dominada pelo Comando Vermelho?
Do blogue de Fernando Gabeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-