segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Obama congela salários dos funcionários do Governo durante dois anos. (Não confunda congelar com subtrair)

O presidente norte-americano anunciou hoje que vai propor o congelamento dos salários dos funcionários do Governo federal durante os próximos dois anos, de modo a cortar o défice.

Foto: Jason Reed/Reuters
Num comunicado emitido pela Casa Branca, Barack Obama diz que esta medida vai trazer uma poupança de dois mil milhões de dólares (cerca de 1,5 mil milhões de euros) aos cofres do Estado durante o resto do ano fiscal de 2011 e mais 60 mil milhões ao longo da próxima década.
“Por causa da irresponsabilidade da década passada, o presidente herdou um défice de 1,3 biliões de dólares e uma crise económica que ameaçou atirar o país para uma nova Grande Depressão”, diz a Casa Branca.

O Governo de Barack Obama salienta que a economia está já a crescer mas que a confiança das famílias e das empresas permanece frágil. E, apesar de dizer que vai fazer tudo para estimular o crescimento e a criação de emprego, diz que chegou o momento de olhar para os “défices gigantes” e o “caminho orçamental insustentável” que o país está a seguir. Isso implica “escolhas difíceis”. “Tal como as famílias e as empresas deste país tiveram de apertar os cintos, também o Governo tem de fazer o mesmo”, conclui a Casa Branca.
O Governo propõe assim o congelamento dos salários dos funcionários do Governo federal durante 2011 e 2012. A medida aplica-se a todos os funcionários, incluindo os do Departamento de Defesa, com excepção dos militares.
A Casa Branca destaca ainda que esta medida vem complementar outras já tomadas para tentar travar o défice, que, segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), está actualmente nos 11 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) e deverá atingir os 9,7 por cento em 2011. Entre essas medidas está o congelamento dos salários dos membros sénior da Casa Branca e dos cargos políticos, bem como a eliminação de bónus para estes últimos.
Ana Rita Faria, Público, 29-11-2010

Um comentário:

  1. Uma coisa é congelar, outra, muito diferente, é retirar/subtrair, tá ligado?

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-