quarta-feira, 14 de março de 2018

Que a morte sirva de lição

Juarez Cruz

Hoje, 13 de março, aconteceu mais uma tragédia num bairro pobre de Salvador, em Alto do São João, em Pituaçu, e o resultado dessa infeliz ocorrência: quatro mortos e mais de uma dezena de pessoas desalojadas.

Desabamento de prédio aconteceu na comunidade de Alto de São João, em Pituaçu. Foto: Divulgação/Graer
Oba! O prefeito anunciou para imprensa que vai distribuir o auxílio social para os desabrigados. Ótimo. Vão todos viver felizes para sempre. Só que para concluir a sua entrevista o prefeito soltou uma pérola, digna de quem quer que o povo se ferre, de quem está se lixando para a população pobre de Salvador. Ee disse textualmente, alto e em bom som, durante uma entrevista na TV, ao tentar justificar porque estes acidentes acontecem nessas áreas de riscos “é bom, infelizmente, que isto sirva de lição para quem insiste em construir em áreas de risco”. É bom que pessoas morram para poderem aprender, senhor prefeito? O senhor acredita mesmo que é dessa forma, morrendo, que se aprende?

É bom para quem, cara pálida? Pessoas morrem soterradas porque se atrevem a morar nos únicos lugares que lhes são permitidos, que são as encostas, à beira de córregos fétidos, sujos, cheios de ratazanas e mosquitos, e em terras abandonadas pelo poder público que fecha os olhos e não toma conhecimento das necessidades de quem habita locais como estes, locais onde os políticos só aparecem em época de eleição para pedir o voto desses moradores e o prefeito ACM Neto, na maior cara de pau, maior insensibilidade, diz que estas mortes sirvam de lição. Para quem, prefeito?

Prédio que desabou ficava dentro de um beco, que ficou tomado por ambulâncias e moradores. Foto: Alan Oliveira/G1
Prefeito, felizmente o senhor vive numa cidade com um dos piores IDH – Índice de Desenvolvimento Humano e com maior índice de analfabetos funcional do País, isto graças aos governantes que já passaram por Salvador e pela Bahia, incluindo ai seu avô, Antônio Carlos Magalhães (ACM), que governou Salvador e a Bahia por quase quatro décadas e deixou o povo nesta santa ignorância para que pudesse se manter no poder, enriquecer e permitir que o senhor pudesse ser prefeito de Salvador e vir hoje a público dizer uma asneira dessa e sair impune, inclusive pela imprensa, pelos políticos dos diversos partidos, principalmente os ditos de esquerdas, que são coniventes ou incompetentes a ponto de não perceberem a asnice dita pelo senhor. Porque se estes não o fossem, com certeza o senhor hoje mesmo estaria sendo cobrado por eles e pela população em praça pública e sua candidatura ao governo do Estado estaria indo agora por água abaixo. Mas, infelizmente, estamos em Salvador e na Bahia, e como diz um velho ditado, em terra de cego quem tem um olho é rei. Por isso o senhor é o prefeito de Salvador e ainda acha que pode ser governador da Bahia ou um vice-presidente da República por um partido qualquer. Vamos esperar para ver.

De qualquer forma acho que ainda está em tempo do senhor pedir desculpas aos soteropolitanos de nossa terra. Porque se um político ou marqueteiro atento quiser poderá usar sua fala de hoje anoite durante a campanha eleitoral de 2018 e aí o senhor vai ver com quantos paus se faz uma canoa e aprender a respeitar um povo de sua cidade e de seu Estado. 
Título e Texto: Juarez Cruz, escritor e cronista, Salvador-BA, 13-3-2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-