quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Médico explica por que não faz sentido fechar escolas por causa da covid-19

Como argumento, Alessandro Loiola afirma que a taxa de mortes por covid em pessoas com menos de 19 anos é 0,0007%

Artur Piva

No Brasil, existem pouco mais de 60 milhões de habitantes com menos de 19 anos. Até 24 de agosto, menos de 500 pessoas nessa faixa etária haviam morrido vítimas da covid-19 no país. “A taxa de mortes por covid em pessoas com até 19 anos de idade é 0,0007%”, observou o médico Alessandro Loiola, em entrevista à rádio Jovem Pan de Maringá, na manhã de 9 setembro. “Simplesmente não faz sentido fechar escola. Não devia nem ter sido fechada, e não sei por que estão perdendo tempo discutindo quando vai abrir.”

Confrontado com o argumento de que essas crianças seriam responsáveis por levar o vírus para casa, Loiola relacionou uma série de profissionais que não permaneceram em confinamento durante a pandemia. “Policiais, médicos, enfermeiros, porteiros, motoristas de ônibus, taxistas, pedreiros, balconistas, lixeiros, jornalistas, funcionários de cartórios, lotéricas, mecânicos, pedreiros, frentistas, atendentes, lojistas, motoboys, seguranças, cozinheiras, técnicos de laboratório, faxineiros, operários, operadores de máquina, montadores de automóvel, farmacêuticos, cinegrafistas, radialistas, salva-vidas, aeromoças, pilotos, comissários de bordo, camelôs, socorristas do Samu e familiares que visitam pacientes internados, nenhum deles tem o risco de levar o vírus para casa”, ironizou. “Só a criança na bendita da escola.” 

Com mais de 400 mil habitantes, Maringá não registrou uma única morte por coronavírus em crianças e adolescentes. Segundo os dados atuais da Secretaria de Saúde do Estado, o mais novo dos 109 pacientes que foram mortos pelo vírus chinês no município tinha 21 anos — e somente dois com menos de 30 anos. 

Manaus

Sessenta dias depois de reabertas as escolas particulares de Manaus, nenhum caso de covid-19 foi registrado nelas. Um estudo coordenado pelo médico Fabio Jung, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostrou que as crianças são menos suscetíveis à covid-19 e que o novo coronavírus é 4,5 vezes menos agressivo que o agente da gripe (influenza) na faixa etária até 14 anos. Ao detalhar o que vem acontecendo em outros países que já retomaram as aulas, o documento também comprova que a reabertura das escolas não acelera a transmissão do vírus. 

Apesar disso, a maior parte das cidades brasileiras está com as escolas fechadas por causa da pandemia de coronavírus há quase 200 dias. Um triste recorde mundial.


Título e Texto: Artur Piva, revistaOeste, 15-9-2020, 18h55

2 comentários:

  1. Não discuto com o Sr. quanto a medicina, porém convido o Sr. conhecer uma escola da periferia. Pelo que sei o vírus sobrevive em superfícies como livros, cadernos, mochilas, vestimentas, carteiras, cadeiras, materiais e utensílios de uso coletivo. Há outros meios de trazerem de suas casas e levarem à elas o vírus. As crianças da comunidade não têm infraestrutura, e nas escolas faltam materiais pedagógicos, o que dirá ter álcool 70, sabão ou sabonete, desinfetante e recursos para evitar a disseminação do vírus? Os funcionários da escola, todos, não têm 0,0007% de chance de contrair a doença. Minha filha dá aula para 33 alunos de 5 a 6 anos. Como faze-los manter distanciamento, utilizar máscara, desinfetar seus pertences com álcool 70? Ela pode ser contagiada sim com os materiais trazidos pelos alunos, ou através dos objetos de uso coletivo da escola. Sendo assim, ela pode passar para mim de 61 anos, meu esposo, genro e filho!!!! Estamos falando de centenas de crianças por período de escolas com pouco recurso em época normal, imagina em pandemia. A não ser que eu tenha feito papel de idiota, mantendo as determinações para evitar o contágio!!! Talvez o vírus não exista, as mortes não foram de covid e só enriquecemos os fabricantes de insumos contra o covid. De qualquer forma os Profissionais da Educação estão fazendo um lindo trabalho nessa época de pandemia. Quem sabe as condições de retorno às aulas não é o Sr. . E sim quem vai dar as condições seguras dessas crianças voltarem com responsabilidade.
    Meu nome é Marise Pedroso. Meu e-mail é marise.pedroso@globo.com

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-