sexta-feira, 22 de novembro de 2013

As drogas

Jonathas Filho
 
Sempre existiram, mas nessa conhecida “sociedade de consumo”, o crescimento da dependência está sendo exponencial. Deveria ser considerada uma doença social, pois provoca profundos problemas, principalmente para aqueles que têm ligação mais aproximada do dependente, tais como familiares, cônjuges, parentes, amigos, vizinhos, colegas, professores, chefes, subordinados... enfim, um número quase que interminável de pessoas que estão interligadas a essas pessoas cujo comportamento se torna alterado, de forma a influir em uma série de situações que podem se transformar, em última instância, até em crimes contra a vida.

As instituições mundiais atacam as drogas ilícitas com a proibição e penalização sobre a venda e consumo, mas eu considero que o melhor combate é aquele que ainda não é feito, aqui ou em qualquer lugar desse planeta. Na minha opinião, todos deveriam ser educados numa doutrina desde tenra idade, como, por exemplo, uma Arte Marcial,  sendo orientados  e condicionados a se prevenirem contra a curiosidade do uso, em especial  quando “atacados” pelas “oportunidades” de se embriagar, de fumar,  de cheirar ou de se picar,  mesmo estando dentro do “ambiente” das decepções, das  frustrações, dos desamores, das carências em todos os sentidos,  da falta de reconhecimento, da falta de perspectivas e de outras motivações que possam fazer o indivíduo a se tornar dependente, evitando assim o comprometimento com a escravidão ao entorpecimento e à fuga da realidade. 

Exemplos não faltam; existem desde os primórdios.
“A melhor vacina contra o abismo é vê-lo de perto e sentir o perigo de se cair nele”.
“Não é necessário colocar a mão no fogo para saber que poderá sair queimado; de perto já se sente o calor.”
“Quem ama, não precisa ser correspondido; já sabe o que é amar. Se correspondido for, então é divino. Também sabe que se ‘perder’ essa recíproca, sofrerá.”

Quanto aos entorpecentes e/ou outras drogas, seríamos sábios se ao invés de proibir, soubéssemos prevenir, pois remediar tem demonstrado pouquíssimo efeito até então.  Movimentam-se bilhões de dólares por ano e o resultado é o mesmo:  crescimento da demanda no uso e na venda de drogas.

 - Certas árvores demoram 30 anos para dar frutos, porém, só darão esses frutos, se forem plantadas e cuidadas.
 - Um monje leva muito tempo aprendendo, mas só será monje se, de fato, usar seu tempo para  aplicar o que aprendeu.
 - Uma pessoa comum pode levar muito tempo sendo doutrinada para sua auto-defesa, mas só estará pronta quando souber ter todos os cuidados para não enfrentar uma briga, pois a melhor luta é aquela que se vence com a esquiva dos fortes argumentos.

Ensinar, cuidar e doutrinar uma criança a ter bons hábitos de vida... é profilaxia para um futuro melhor.
Defenda  qualquer criança e não deixe de ensinar o seu filho a não ter curiosidades desnecessárias, mostre-lhe o que é a “Caixinha de Pandora” e acima de tudo... dê-lhe amor, tolerância, carinho e ele responderá à vida com a responsabilidade sobre o seu verdadeiro templo que é seu próprio corpo, sua mente e seu espírito, tudo isso unido e interligado.
Título e Texto: Jonathas Filho, 22-11-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-