terça-feira, 25 de março de 2014

[O cão que fuma conversou com…] Odoaldo Passos: “Vamos votar com responsabilidade, para que possamos colocar o Brasil no patamar dos países desenvolvidos"

Nome completo: Odoaldo Vasconcelos Passos
Nome de guerra: Odoaldo
Onde nasceu? Uruçuca-BA
Quando começou a trabalhar?
Aos 12 anos de idade, num Cartório de Notas (Tabelionato), em Itabuna-BA

Começou cedo, hein?
É, amigo, tive que começar para ajudar em casa. Trabalhava de dia e estudava à noite.
A vida naquela época era mais amena, porém, os meus pais ganhavam pouco. Éramos 4 filhos homens e eu era o caçula. A primeira bicicleta que eu tive foi comprada a prestação com o salário que eu comecei a ganhar.
Mesmo com dificuldades, éramos felizes e não tínhamos nenhum recalque, nem revolta. Aceitávamos a nossa condição, porém, lutamos para melhorar. E graças a Deus, melhorou!

Entendo. Não ficaram esperando subsídios, nem bolsas…
Naquela época não existia isto. Era tudo na base do salve-se quem puder.

Bom, e depois do Cartório?

Como eu entrei bem criança, aprendi datilografia, fiz curso que a minha mãe pagou, e daí em diante eu comecei a me desenvolver e deixei a função de boy para trabalhar como datilógrafo. Aí, foi só alegria. Eu passei a ser considerado o melhor datilógrafo da cidade de Itabuna (Bahia). Eu datilografava os traslados das Escrituras Públicas, das Procurações, dos Testamentos e já fazia as minutas dos mesmos. Começou o assédio e surgiam propostas de emprego. Aos 17 anos de idade, eu fui convidado para trabalhar na Prefeitura de Itabuna. Lá, eu fui trabalhar na datilografia dos recibos para pagamento de contas de luz e eletricidade. Quando entrei, quatro pessoas faziam o trabalho. Com a minha rapidez, ficamos eu e outro colega.Tinha gente que fazia questão de pagar a conta de luz, só para ver eu datilografar. Os outros foram aproveitados para outras funções.

Quando a Prefeitura entregou o serviço de luz e força para o Estado da Bahia, que havia criado a COELBA-Companhia de Energia Elétrica da Bahia, todos os funcionários da área foram cedidos para a nova empresa. Daí, eu fui chamado para fazer um teste na CEPLAC - Comissão Executiva do Plano de Recuperação da Lavoura Cacaueira, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, que foi criado pelo governo Juscelino Kubitschek para recompor dívidas dos agricultores de cacau de toda a região sul da Bahia, que estavam em dificuldades financeiras. Naquela época, o Brasil era o segundo maior produtor de cacau do mundo. Chegou a ser o primeiro. Eu e demais colegas datilografávamos os contratos de recomposição de dívidas.

O Brasil já não é mais o primeiro produtor mundial de cacau?
Não, amigo, o Brasil hoje está muito aquém, entre os maiores produtores de cacau. Hoje, para cumprir a demanda da indústria chocalateira nacional, ele agora é importador de cacau. Isto aconteceu devido a uma ação criminosa. Dizem que integrantes do PT, levaram de Rondônia o fungo da "vassoura de bruxa," uma doença muito perigosa para a cultura do cacau. A Bahia tinha mais de um milhão de hectares de cacaueiros, mas, com a doença instalada em toda a sua região sul, a doença proporcionou um impacto violento na cultura. Diminuiu significativamente a área implantada pelo controle ser dispendioso, desempregou um número muito grande de trabalhadores rurais, e muitos agricultores abandonaram suas áreas e partiram para outras culturas, ou mesmo para outras atividades. Foi o maior desastre que se tem conhecimento em uma região tão pujante como a região cacaueira da Bahia, que continua sendo o maior Estado produtor do Brasil. O Pará vem em segundo lugar.

Atualmente mantém a mesma velocidade no teclado do computador?
Devido à idade, a gente vai perdendo alguns reflexos, mas, eu continuo dando as minhas cacetadas.



Depois da CEPLAC qual foi o passo seguinte?
Em 1988, após 27 anos de serviço público federal, eu me encontrava muito estressado devido a discordâncias com o vice-diretor do Departamento. Resolvi solicitar a minha demissão incentivada no governo Sarney. Continuei contribuindo para completar o meu tempo de aposentadoria, e em 1989 eu me aposentei. À época, eu contribuía para 20 salários mínimos, ganhava muito bem. Me aposentei com 8,8, pois já estava em vigor a nova Constituição que baixou para 10 salários mínimos o teto para contribuição. Hoje, eu recebo 4,2 salários mínimos, devido à perversa política do governo do PT e de outros anteriores. Só que o PT combateu tudo isto, e hoje ele faz muito pior:

Vetou a extinção do fator previdenciário;
Vetou reajuste em 2006, de 16,8%, só nos concedendo 5,1%, e todos os anos ele só repassa o PIB, deixando de repassar a inflação. Isto é um desastre para nós aposentados que recebemos acima de um salário mínimo;
Não deixa que a Câmara vote os três Projetos Legislativos que nos libertarão da camisa de força que ele criou para nós.

Depois da aposentadoria abraçou outra atividade?
Para melhorar a renda, pois era inevitável, devido à queda da receita, trabalhei como Secretário Executivo de duas Associações de Municípios. Implantando-as do zero até deixá-las em pleno funcionamento e com muito bom serviço prestado aos municípios aos quais elas pertenciam. Nessa época, eu trabalhei na primeira durante três anos. Pedi demissão por não concordar com propostas que não faziam parte da minha maneira de agir.

Na segunda associação, após três anos de atividades, o Presidente da Associação tinha compromisso com um Deputado Estadual que não se reelegeu e ele me pediu para eu ceder o meu lugar ao ex-Deputado e me deu uma Assessoria na sua Prefeitura. Quando o seu mandato terminou, eu saí.
Para você ver o nível dos nossos políticos, após menos de dois anos, a Associação fechou as portas. Na minha época, estava em franca expansão!

Daí, eu fiz, preventivamente, uma cirurgia de coração, colocando duas mamárias e uma safena. Por eu ser hipertenso e muito ansioso, daqueles que querem resolver tudo na hora, o meu médico cardiologista me proibiu de assumir qualquer função em empregos.

Este é o motivo de eu ficar extravasando as minhas preocupações aqui no computador, externando a minha revolta pelas coisas que estão acontecendo no país.

Mas, de saúde eu estou bem, faço academia de segunda a sexta-feira, caminho aos sábados. Sou vegetariano há 22 anos e me sinto bem com os meus 72 anos de idade.

Odoaldo, na sua objetiva avaliação, qual dos governos mais prejudicou os aposentados do RGPS?
Procurar o vìdeo de Lula ou uma imagem
Eu não tenho a menor dúvida de que foram os governos do PT, Lula da Silva e Dilma Rousseff. Fernando Henrique também foi um governo que nos prejudicou, pois foi no governo dele que foi criado o fator previdenciário, porém, nos seus oito anos, nós perdemos 31%. Nos 7 anos e 3 meses do PT, nósjá perdemos quase 50%!
Devemos nos lembrar que o PT quando era oposição, votou contra o fator previdenciário e prometia tudo para melhorar a vida dos aposentados. É só ver a entrevista de Lula da Silva no Programa Sílvio Santos, em 1989, quando ele foi entrevistado e respondeu a uma senhora que lhe perguntou o que ele faria para melhorar a vida dos aposentados e pensionistas. Ele deitou e rolou dizendo que queria ver os velhinhos viajando como ele via os velhinhos da Europa, viajando para diversos países e mais outras baboseiras.


Ficou só na promessa. O que ele fez foi negar tudo para os aposentados e pensionistas.
Lula da Silva vetou a extinção do fator previdenciário;
vetou em 2006 os 16,87% de reajuste que o Congresso Nacional aprovou no Orçamento Geral da União, só nos concedendo 5,1%;
proibiu os Presidentes da Câmara dos Deputados de colocar os PLs 01/07, 3299/08 e 4434/08, em votação em plenário;
e Dilma Rousseff, seguindo a sua orientação, procedeu da mesma forma, arrochando cada vez mais os ex-trabalhadores aposentados.

Se todos os aposentados brasileiros e mais uma pessoa próxima (parente, amigo…) votassem em outro partido que não o PT, este não estaria agora governando o Brasil… errei no cálculo?
Acredito que você não errou no cálculo, senão vejamos: se os aposentados e pensionistas que somam trinta milhões, digamos que cada um tenha na sua família três pessoas, aí vão noventa milhões de votos, mais um por cada amigo, mais trinta milhões, chegamos a cento e vinte milhões de votos. Dando um desconto de 45% daria cinquenta e quatro milhões, logo sobrariam sessenta e seis milhões de votos. Dilma na última eleição chegou ao poder com cinquenta e seis milhões de votos. Bem, meu amigo, isto é uma hipótese. Eleitor é o tipo de gente que promete - igual aos candidatos (rsss) que não cumprem o prometido.

A minha impressão é que esses prejudicados muito escrevem, mas pouco agem…
O grande problema é que o pessoal está enferrujado. Milhões de aposentados e pensionistas não acompanham o pensamento daqueles que estão escrevendo e lutando contra essas injustiças. Para eles, o que vale é no final do mês ir ao banco e receber o benefício, mesmo sendo uma quantia irrisória. Eles não têm consciência de que estão sendo roubados e injustiçados. Aqueles mais esclarecidos, protestam, esperneiam, apelam para as autoridades que não estão nem aí para o problema dos idosos abandonados.

Este é o país da desigualdade, da falta de respeito pelos idosos que tanto contribuíram para o desenvolvimento deste país. Eles só se lembram dos aposentados e pensionistas nas eleições. Aí, as promessas são as mesmas, falam, prometem e quando se elegem nada fazem.

Quando você diz que os prejudicados muito escrevem, mas pouco agem, você não deixa de ter um pouco de razão. Só que nós temos representações através da Confederação, das Federações e das Associações. Esses sim, poderiam agir pressionando, mobilizando o pessoal para protestos contundentes nas praças públicas, rodovias, filas de bancos e do INSS, em frente ao Palácio do Planalto e da Câmara e do Senado. Por mais que se cobre deles, acontecem mobilizações pífias, mesmo as que acontecem não tem nenhuma repercussão nacionalmente, considerando que as Televisões e os grandes jornais não dão a devida cobertura, pelos motivos que nós já conhecemos.
Eles recebem dinheiro do governo que os pressiona para que só publiquem o que lhe interessa.Tenha a certeza de uma coisa, aqueles que escrevem muito, não partem para uma ação mais contundente, por completa falta de condições. Este é o drama dos idosos ludibriados pelo poder.

Odoaldo, em fevereiro de 2010, participei como aposentado Aerus, do Bloco de Aposentados, da COBAP/FAAPERJ, que sai todos os anos. Em 2011, se não me engano, o senador Paulo Paim participou…
As manifestações convocadas pelas entidades têm pouco de espontaneidade; “manifestantes” com todas as despesas pagas, centenas de bandeiras, bandeirolas e enormes faixas glorificando essas entidades…
Essas entidades são as mesmas que realizam atos que, na minha opinião, são subservientes ao poder: festinhas de aniversário do senador xis, homenagem ao ministro ípsilon…
Noutras palavras, teatro puro…

Warley Martins Gonçalles, presidente COBAP
É verdade, eu já cansei de escrever para a COBAP cobrando mais ação em favor dos aposentados e pensionistas. Eles não me respondem. Quando eu faço abrangência a todas as representações: COBAP, FEDERAÇÕES e ASSOCIAÇÕES, uma das poucas que me responde alguma coisa é a FAPEMS de Mato Grosso do Sul. Eu me lembro bem de alguns anos atrás, quando o governo dava reajustes minúsculos, aparecia o presidente da COBAP, sempre o mesmo, sendo entrevistado pela TV e ele sempre dizia que o reajuste estava bom para a classe. Os aposentados também entrevistados, aqueles bem velhinhos respondiam que estava muito bom. Quer dizer, muito bom para o governo que deu pouco e ainda saiu de bonzinho. 

Quanto ao Senador Paulo Paim, eu já lhe escrevi dizendo-lhe da minha decepção com ele, considerando que ele faz o jogo com os aposentados e pensionistas, tirando uma de bonzinho e também faz o jogo do seu partido o PT. Ele sabe que tudo que ele faz em favor da nossa classe, não terá nenhum efeito positivo, pois o presidente, de fato, Luiz Inácio, não quer que os aposentados sejam beneficiados, considerando que o dinheiro da previdência já tem a sua prioridade: pagar os juros da dívida interna. Quer dizer, a prioridade, deveria ser para aqueles que são prioridade nas filas de bancos, etc. Mas, o desgoverno não pode dispensar os bilhões do INSS para cumprir os seus compromissos para com os banqueiros. Os velhinhos que se explodam. Como nós, apesar de fazermos parte de um grupo de milhões de seres humanos, somos considerados descartáveis, segundo a filosofia deles, para que gastar tanto com os inúteis? Por que eles vão gastar com aqueles que já estão com o "pé na cova?" Infelizmente, esta é a nossa dura realidade.


O que podemos fazer para lutar contra isso aí?
Tendo em vista que os políticos, presidente da República, senadores e deputados federais não estão nem aí para os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo e nem para os trabalhadores aposentáveis, pois, o fator previdenciário não cai e eles não podem se aposentar no tempo normal, tendo que esperar mais alguns anos para não serem atingidos pelo maldito FP, a solução é fazer campanha contra todos eles, não votando em nenhum candidato do PT e seus partidos "subordinados," e também não votando em nenhum deputado federal e senador em condições de reeleição. Temos que renovar 100%.


Quanto aos demais candidatos à presidência da República, temos que exigir deles o compromisso de mudar esse jogo, não votando naquele que não se mostrar favorável em melhorar a nossa situação. Eu mesmo vou começar a escrever para eles, como fiz na eleição passada, para o Serra. Ele simplesmente acenou que daria um reajuste de 10% para a classe. Isto foi muito pouco. Em nenhum momento ele imprensou a candidata Dilma Rousseff, explorando este assunto tão importante, demonstrando para os "velhinhos" que, com ele, nós teríamos uma solução para esse arrocho. Conclusão: perdeu a eleição.

Eu tenho a certeza de que se ele acatasse as nossas sugestões, ele se elegeria. O voto é a melhor arma não letal que temos para brigar pelos nossos direitos surrupiados pelo governo perseguidor de idosos e de trabalhadores. Olha só a ironia: esse é o Partido dos Trabalhadores, imagina se não fosse!
Outra possibilidade de se conseguir pressionar o governo e os Deputados para votarem os PLs, seria contar com a ajuda das Centrais Sindicais, porém, com essas nós não contamos, considerando que estão todas cooptadas pelo governo. Se elas fossem "independentes," nós não estaríamos nesta situação de penúria. Que país é esse?

Tem futuro?
Seria um absurdo dizer que um país de dimensões continentais, com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, com terras agricultáveis em quase toda a sua extensão; com a maior reserva de água doce do mundo; com a floresta amazônica e mata atlântica, com uma biodiversidade invejável; com reservas minerais: ouro, ferro, alumínio, cobre, nióbio, manganês, calcário, petróleo, bauxita, etc... nós somos um dos maiores produtores de grãos do mundo; temos o maior rebanho bovino do mundo.
Como escreveu Pero Vaz de Caminha, "aqui, em se plantando tudo dá." Os nossos empresários são tão bons quanto os dos demais países de primeiro mundo. Todos os nossos Estados têm um potencial turístico de fazer inveja a qualquer país. São tantas as vantagens do Brasil em relação aos demais países do mundo, que não há como negar que temos um futuro muito promissor para se tornar uma potência mundial.

O nosso grande problema está resumido na deficiência da nossa classe política. Aqui, temos os políticos, talvez, os mais corruptos do mundo, quer pela impunidade, quer pela ignorância do povo que vota errado. Político no Brasil virou profissão. Para eles, todo tipo de mordomia e de falcatruas,eles querem levar vantagem em tudo. O povo para eles é o que menos importa.

Enquanto eles navegarem pelas águas da impunidade e o povo aceitar tão nefasto comportamento, nós vamos ter que esperar muito pelo desabrochar dessa potencialidade de país do futuro. Estamos há quase doze anos sendo governados por um partido que era o paradigma da ética, da moral, da competência. Para os seus dirigentes tudo estava errado, somente eles tinham solução para tudo. O povo acreditou e o resultado está ai:
corrupção;
incompetência;
mordomias;
aparelhamento das instituições, para se perpetuarem no poder;
compra de votos com "bolsas tudo;
"mensalão” e, o que é pior, estão querendo impor ao povo brasileiro, um regime, que se prosperar, é para tirar a liberdade e a potencialidade de um país que tem tudo para alcançar o tão sonhado país de primeiro mundo.

Mas, nós temos uma grande oportunidade. Ainda estamos na democracia e o voto será a nossa grande arma não letal para corrigir esse enorme erro cometido há doze anos atrás. Não quero dizer que os outros governos passados foram exemplo, todos cometeram erros imperdoáveis, mas, o que aí está, dizia que tinha a solução para colocar este país nos píncaros da glória. Falhou feio!
O que o Brasil precisa é aprender com os erros cometidos na hora de votar e começar a ser mais exigente, não elegendo qualquer aventureiro que lhe promete emprego, que lhe dá tijolo, telha, etc.
Vamos votar com responsabilidade, para que possamos colocar o Brasil no patamar dos países desenvolvidos, e deixar de ser um país emergente. Esta é a minha esperança!



Relacionado:

Conversas anteriores:

2 comentários:

  1. A posição do entrevistado quanto à atuação do primeiro escalão do partido da situação que aí está há no poder há 12 anos ininterruptos ( Lula + Dilma) é corretíssima e dá a dimensão do que todos passamos . Parabéns pela firmeza e coragem .
    Corrupção , covardia com o povo e falta de escrúpulos não é privilégio dos governantes brasileiros ; entretanto gostaríamos de ponderar quanto ao poder da " massa votante" no país . Quem vota não é quem lê jornal , mas quem limpa o bumbum com ele . Para o faminto , o "excluído social" , o sem-teto invasor , o importante não é o escândalo do mensalão , a queda na bolsa de valores ou terem anexado a Crimeia à Russia . Para quem tem fome , o que importa é de onde virá o próximo almoço.
    Por que a educação é de má qualidade no Brasil ? Quanto mais ignorância , mais fácil a
    manipulação eleitoral . Procure observar uma banca de jornal ou mesa de um botequim em qualquer ponto da cidade . Veja algumas pessoas ( a maioria homens) lendo o noticiário . O quê estão lendo ? Futebol ou tragédia urbana .
    Quanto ao idosos , estes não tem mais peso na política . Após 70 anos o voto é facultativo . Ouve-se muitos dizer : " -Estou velho para essas coisas ; o mundo agora é dos meus netos" .A grande massa votante é composta de pessoas que sequer sabem de que lado nasce o sol . E a esses , um prato de comida , uma camisa nova ou dentadura garante o voto ( quando não for o de cabrexto) .

    Do jeito que as coisas caminham no mundo conturbado , há fortes chances de o Brasil
    ser bolivarizado . Mas , se deus quiser , o Criador assumirá a partir do ponto de mutação.

    Sidnei Oliveira
    Assistido Aerus RJ

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-