sábado, 15 de março de 2014

[O cão tabagista conversou com…] Cleia Carvalho: “prefiro me agregar a todas as lutas do que ser uma pessoa omissa”


Nome completo: Cleia Lucindo de Carvalho
Nome de guerra: Cleia Carvalho
Quando começou a trabalhar? Aos 18 anos em 1974, só em 1978 que comecei a trabalhar na aviação.
Onde? A primeira empresa foi a DF Vasconcelos, depois na Votec Linhas Aéreas, TAM e Transbrasil.
Onde nasceu? Guaçuí - Espírito Santo




Quando parou de trabalhar?
Em setembro de 1989, último emprego na Transbrasil com carteira registrada.

Foram 15 anos…
Um ano na Votec, dois anos na Tam e doze anos na Transbrasil. Total de quinze anos de aviação.



Saudades?
Muitas, sou uma saudosista constante, lembrar da minha infância em uma cidade pequena onde pude ter contato com a natureza e viver na simplicidade foi muito marcante para o meu crescimento. Em 1972 me mudei para São Paulo, cheia de sonhos e conquistei muitas coisas, tenho saudades desse tempo em que comecei minha vida artística e ao mesmo tempo trabalhando meio período na aviação, outra paixão. Aqui sim, passei os melhores anos da minha vida. Sempre vou aos aeroportos e passo horas admirando e relembrando um passado que marcou muito a minha vida.

Depois de ter parado de trabalhar na Transbrasil abraçou alguma atividade?
Sim, foram várias atividades. Trabalhei como representante comercial em uma empresa como autônoma por uns 10 anos, e paralelamente com outras atividades que me davam muito prazer como: bolos artísticos, artesanatos diversos, e mais tarde, também escrevi dois livros que foi fundamental em minha vida.

Por que foram fundamentais?

Foram fundamentais porque na época eu estava passando por um momento muito exaustivo devido à minha separação, então surgiu a ideia de escrever alguma coisa sobre humor já que isso é peculiar à minha pessoa, foi ótimo, da tristeza eu passei a sorrir novamente, assim eu dei a volta por cima o que me serviu também como terapia. Eu mesma dei muitas gargalhadas com que estava escrevendo. "1001 CANTADAS DE UMA MULHER" graças a Deus foi muito bem recebido pela mídia e e pelos leitores, apesar de algumas críticas por parte da família.
Nunca havia pensado em ser realmente uma escritora. O mundo fascinante, a paixão, as experiências de ter trabalhado em companhias aéreas foram os maiores motivos que me levaram a escrever os casos e "causos" cômicos dos bastidores da aviação. Assim surgiu o meu segundo livro: "BASTIDORES CÔMICOS DA AVIAÇÃO - DO PASSAGEIRO AO PILOTO" que está disponível gratuitamente aqui na internet.

Entendo…
E por que a família criticou esses livros?
Uns falaram que era um tema arcaico. Como? Cantadas faz parte do cotidiano das pessoas, isso vem desde os tempos primórdios, outros acharam que é um livro leviano (pornográfico), por causa disso houve inimizade. Jorginho Guinle que fez a introdução do livro achou o máximo a minha ideia e ele disse: "Vai ser um sucesso, ainda mais escrito por uma mulher". Fui a pioneira no assunto e também fui muito bem recebida pela mídia em geral. Se meu livro não fosse bom ele não teria sido plagiado pela Editora Scala.

Como assim, plagiado?!
Eu deixei o meu texto nesta editora para uma avaliação, eles gostaram muito, mas me ofereceram muito pouco, eu não aceitei e resolvi fazer uma produção independente. A editora viu que seria um bom negócio, copiaram na íntegra e até mesmo parcial as minhas cantadas e fizeram um livro muito parecido com o meu. Consegui através de uma ação judicial retirar os livros de circulação, mas perdi o processo.

Bom, depois de ter escrito esses livros em que se ocupou?
Passei a me ocupar como ativista, sou muito solidária, não gosto de ver injustiça, sofro muito com isso, mas não tem jeito, está no meu sangue, prefiro me agregar a todas as lutas do que ser uma pessoa omissa. Já me perguntaram se sou viciada em manifestações, eu apenas digo que sou uma pessoa que luto pelos direitos como cidadã que paga os impostos, e exijo das autoridades que façam o melhor para o povo brasileiro. Sinto que Deus me me deu esta missão, jamais vou deixar de calar diante das atrocidades que vejo todos os dias, o meu grito de guerra será constante. Todos deveriam se empenhar na construção de uma sociedade mais justa, igual e solidária. 

Como tem sobrevivido?
Com uma pequena pensão que eu recebo através do meu ex-marido que foi piloto da Varig por muitos anos, pensão esta que vem direto do AERUS para a minha conta. Sou uma pensionista de ex-marido, porém vivo, ainda bem. (rsrsrs)

Quando começou o seu envolvimento com o caso Varig/Aerus?
O meu envolvimento começou logo após a falência da VARIG, na época entrei em pânico e em seguida fiquei com depressão, e para sair dessa eu passei a participar ativamente das manifestações do AERUS/VARIG já que eu era uma ativista. Foi uma forma de ajudar a todos os aeronautas, não só ao meu ex-marido como também minha filha que trabalhou na Varig. Me senti na obrigação de lutar por todos.


Algumas vezes você fez manifestação sozinha…
Muitas vezes, porque percebi que eu não era muito bem-vinda ao grupo, mas fiz conscientemente e com a aprovação de alguns políticos que me disseram que o caminho era este, estar sempre manifestando.
Fui muito criticada por alguns por estar participando das manifestações, uma vez me expulsaram de uma passeata, achei um absurdo, eu estava ali para somar e não dividir. Depois disso é que começaram a convidar amigos, parentes e simpatizantes para aumentar o número de pessoas, já que os próprios interessados não compareciam em massa como deveriam.

Quando e como percebeu que “não era muito bem-vinda ao grupo”?
Foi logo no início das manifestações em que a Vasp também se manifestava junto com a Varig,  AERUS e AEROS. Percebi de cara que havia uma competição muito grande entre as duas. INVEJA sim, mas da Vasp, o grupo deles era quase zero. Depois que me expulsaram, eu e Amaury Guedes formamos uma dupla que deu certo. Graças a Deus somos dois loucos em harmonia total e o resultado foi muito positivo.



E por que a expulsaram?
Me disseram que eu não era bem-vinda ao grupo por não ter nenhum vínculo com companhias aéreas, e também por estar fantasiada de bruxa naquele dia, que isso era ridículo e estava denegrindo a imagem da manifestação.


Vi em manifestações, no Santos Dumont, um companheiro fantasiado de morto-vivo e não passou pela cabeça de ninguém expulsá-lo, pelo contrário…
Eu acho que o problema sou eu porque fazia muito barulho, e isso incomodava os queriam tudo certinho e silencioso. Não adianta querer ficar na posição de "papai e mamãe" sempre que não vai dar certo. (kkkkk) Temos que agir como furacão e de forma consciente para atingirmos nossos objetivos, é assim a vida.

Você experimentou outras posições?
Foram várias posições e todas registradas em fotos pra ninguém dizer que eu não fiz. Fantasias faz parte da evolução! Rsrsrsr

Voltando… o que a VASP (lamentavelmente falida em janeiro de 2005) e o seu Fundo (AEROS) tinham a ver com as manifestações Varig/Aerus?
Taí uma pergunta que eu também queria entender. Me lembro muito bem que na época me falaram que eu não poderia ir para a avenida sozinha sem levar o nome dos dois (AEROS E AERUS) fiquei revoltada e não acatei as ordens.

Quem deu as ordens?
Alguém da Vasp que trabalha no Sindicato dos Aeronautas. Não sei se trabalha ainda. 

Tem continuado a participar de manifestações e protestos?
Sim, estou sempre na ativa em tudo que for para o bem do povo brasileiro.


Participou da última convocada pelo SNA/São Paulo?
Não participei, lugar onde não sou bem vinda estou fora. Gostando ou não gostando eu faço a minha parte de outra forma, dou o meu recado e sempre saio muito bem.
 
Qual a sua opinião sobre a sentença do STF (Defasagem Tarifária), no passado dia 12 de março?
Fiquei muito contente com esta vitória histórica, reacendeu a esperança de todos. O que me preocupa principalmente é a morosidade no judiciário. Acredito que levará alguns anos ainda para que todos recebam o que têm direito. Vamos deixar nas mãos de Deus porque ainda tem muita coisa para ser definida, basta ter fé.

Será que basta? Já lá vão oito anos!...
Apesar da vitória, ainda cabem recursos para questionar a decisão e o processo para calcular o montante a ser pago ao Aerus deve se arrastar por mais alguns anos, isso eu não tenho dúvidas. Tomara que eu esteja enganada.

Não sei se ainda cabem recursos, creio que não.
Mas de uma coisa estou certo: muita água ainda vai rolar e o grupo precisará de continuar lutando… você vai acompanhar?
Claro que estarei presente, não vai ser agora que vou deixar meus companheiros de luta. Se chegamos até aqui temos que seguir em frente. A luta continua.
Imagem a Luta continua

Tem viajado para o Exterior?
Sim, tenho, ainda mais agora com minhas filhas morando fora, uma em Paris e a outra em Budapeste. Em maio, se Deus quiser, estarei com elas.

Segue alguma religião?
Católica. Não era tão praticante, mas com este novo Papa FRANCISCO eu revi os meus conceitos, ele é maravilhoso, está renovando a Igreja católica. Viva o PAPA FRANCISCO, o Papa dos Pobres e o Papa Pop!

O que entende por “renovar” a Igreja?
Com esta nova postura o Papa está trazendo de volta muitos fiéis que estavam afastados assim como eu. Ele enriqueceu nossa alma com suas palavras simples e objetivas, nos incentivando a modificar nossas ATITUDES perante nós mesmos, nossos semelhantes e a vida! Isso pra mim é uma renovação para a igreja católica.
 
Politicamente, você se considera de Esquerda, de Direita…?
Politicamente sou de esquerda.

Eleitora do Partido dos Trabalhadores, PSOL, PSTU…
Não sou eleitora de partido nenhum, não voto em ninguém.

E o Brasil, tem jeito?
Com certeza. Porém, falta vontade política e participação mais efetiva da população no processo de conduzir os rumos da nação. Nós temos tudo para sermos um país de sucesso se não fosse a corrupção.
Temos muitas pessoas como eu, que não se conformam apenas em “levar a vida” e investem o seu tempo lendo, escrevendo, participando de entidades, associações e trabalhos voluntários e com doações e boa vontade.
O Brasil tem jeito, sim. Desde que nós paremos de buscar soluções nas formas erradas e deixemos a nossa omissão de opinar e exigir mudanças junto à classe política.
Votar não em quem faz mais promessas, mas em quem, de fato, age com ética, transparência e respeito.

23 comentários:

  1. Amei. Se alguém lutou em tudo isso sendo entendida ou não, foi você.
    Obrigada.
    Beijos
    Tereza Belline, ex-funcionária da Transbrasil

    ResponderExcluir
  2. Cléia Carvalho,
    Símbolo de mulher batalhadora e incansável guerreira na busca dos seus ideais, e para nós poetas, um prazer tê-la sempre ao lado.
    Abraços calorosos.
    Paralerepensar - www.paralerepensar.com.br

    ResponderExcluir
  3. A Cleia é assim mesmo -transparente. Sua alegria vem como um rolo compressor sobre a animosidade das pessoas. Para ela não há problema para ser enfrentado que não tenha uma solução. E ela sempre divide com todos esses predicados.

    ResponderExcluir
  4. A Cleia é sempre alegre e gosta de dividir essa alegria com todos. Ao mesmo tempo não deixa a animosidade ser companheira. Sai à luta e à vida com toda a força que uma mulher pode ter. E não é pouco!

    ResponderExcluir
  5. Essa minha sobrinha me surpreende, é uma lutadora que não deixa por menos, ela não nasceu, ela brota todos os dias sempre com novidades!
    Penha Catarinozzi

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Jim pela entrevista, eu não fumo, mas solto muita fumaça!!!!! Rrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Bela entrevista, Você é demais amiga, ofusca até o espelho viu... Parabéns!
    Sônia de Mello

    ResponderExcluir
  8. Fantástica amiga e acompanhei sua luta e te dou parabéns !!!!!!!!!!!!!!A Luta não foi em vão que tudo se acerte agora para alegria de todos.Bjossssss

    ResponderExcluir
  9. Com certeza a sua participação e que contribuiu para esta VITÓRIA. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. flavia mendes castanhola19 de março de 2014 às 16:46

    -Que Bela História! - Você é um exemplo de determinação, tenacidade e perseverança. Embora nunca tenha feito parte do AERUS, sou testemunha do grande esforço dessa incansável e aguerrida Lutadora. Há de se ressaltar um grande atributo que possui: O seu Bom Humor, com o qual sempre nos brinda, contagia e motiva-nos à superação de tantos percalços. -Parabéns, Cleia! -Que você tenha vida longa, para desfrutar e usufruir dos louros da Vitória, que é tão sua! Bjkas p/a Vc. ✈✈✈✈✈✈✈✈

    ResponderExcluir
  11. Vera Maria De Marchi19 de março de 2014 às 18:49

    Cleia, parabens pela entrevista. Tem a tua cara e assinatura, e tbem minha maior admiração por ti. Baci.

    ResponderExcluir
  12. É para se admirar muito ! Não falta às manifestações uma vez que os próprios interessados não comparecem. Agora é um absurdo não deixarem-na participar das manifestações, que mentalidade arcaica.Obrigada por nos defender e ajudar a conquistar essa vitória ! O:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você vê Mary Sung como sou bem vinda ao grupo, quase 400 visitas aqui no blog e somente três comentários do pessoal da Varig. Obrigada pelo seu post. Bjs
      Cleia Carvalho

      Excluir
  13. Parabéns pela sua entrevista, você sempre foi brilhante participando ativamente em prol do AERUS/VARIG, lamento muito que alguns não reconhecem a sua luta. Continue, não olha pra trás, siga em frente.
    Marco Antonio - Infraero

    ResponderExcluir
  14. Conheço a Cleia há muito tempo e em 100% desse tempo só a vejo lutando pelos seus direitos. Se houvesse alguma associação ou algo do tipo para a causa AERUS, ela deveria ser a presidente. É destemida e enfrenta qualquer coisa que venha pela frente..
    Eu só desejo que isso se resolva logo para que a vida melhore não só pra ela, mas para todos que estão envolvidos neste caso!!

    grande abraço e sucesso!
    Yuri
    portal pilotocomercial
    www.pilotocomercial.com.br

    ResponderExcluir
  15. Trabalhei com Cleia na Transbrasil, ela é isso mesmo, uma mulher que faz a diferença, destemida, determinada está sempre a frente do seu tempo. Parabéns amiga.
    Tadeu - ex-Transbarsil

    ResponderExcluir
  16. Conheço Cleia Carvalho, sei do poder e da influência que essa mulher tem, deveria estar no meu Exército. Parabéns pela entrevista, Abs
    Coronel Pinheiro
    Grupo Guararapes

    ResponderExcluir
  17. Tenho o maior orgulho de ser amiga dessa grande guerreira, nós nos conhecemos em uma manifestação em que ela estava vestida de Estátua da Liberdade defendendo os direitos da Varig, me aproximei dela por causa dos holofotes que estavam todos sobre ela, depois disso nos tornamos amigas inseparáveis, gosto muito de você. Parabéns e continue lutando.
    Sueli Luna Farias

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Cleia, já vai o tempo de nossa juventude em que vivenciamos o glamour da aviação brasileira, contemplo esta maquete nesta foto com você recordo-me de uma maquete na sala do doutor Omar pessoa distinta que tive o prazer de conhecer por algumas vezes conversar.
    Quanto a esta Causa do Aerus só vamos ver esta situação melhorar quando de fato observarmos que as ações estão sendo no coletivo, observo ações que depõem contra o movimento onde algumas pessoas acreditam serem melhor que as outras e a verdade é única. Muitas vezes encontramos falhas nas ações dos outros, mas ao invés de perdermos tempo em critica-lo façamos algo para o coletivo, pois ainda acredito em um Céu de brigadeiro para os amigos e colegas hoje aposentados voltando a viver após esta turbulência. A você Cleia não a nada que a desabone nesta marcha, pois enquanto houver ciúmes muitos por mais que necessitem não comparecerão.
    Um forte abraço.
    Ramalho/Infraero

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-