quinta-feira, 27 de março de 2014

Nobel da Economia diz que Portugal fez, em pouco tempo, reformas orçamentais “de forma notável”

Ana Rute Siva
O país tem razões para ter “respostas optimistas”, garantiu Lars Peter Hansen durante o V Congresso da APED. 

Foto: Scott Olson/AFP
Lars Peter Hansen, prémio Nobel da Economia em 2013, afirmou nesta quarta-feira que as reformas fiscais feitas num curto espaço de tempo em Portugal foram realizadas “de forma notável”.

O economista e professor na Universidade de Chicago, que falava durante o V Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), destacou a evolução das exportações, mas disse que ainda há questões a resolver no mercado de trabalho. Ainda assim, “há razões para respostas optimistas” da economia, defendeu.

Lars Peter Hansen recuperou uma frase do Fundo Monetário Internacional sobre o programa português em que a instituição sublinha a necessidade de um entendimento político vasto de que as reformas estruturais devem continuar.

Numa intervenção que foi uma verdadeira aula de economia dedicada às consequências da incerteza, o Nobel começou por explicar o seu trabalho na criação de modelos que antecipam como os diferentes agentes económicos lidam com ambientes de risco e de grande mudança. “A reacção à incerteza devia ser fulcral”, disse, acrescentando mais tarde que “problemas complicados não precisam necessariamente de soluções complicadas”.

No encerramento do congresso, Ana Isabel Trigo de Morais, directora-geral da APED disse que a crise acabou por ser uma oportunidade para entender melhor a economia. Portugal “tem ainda um período crítico e difícil” pela frente e os mercados, por vezes, desempenham “o papel de mensageiros das más notícias”.
Título e Texto: Ana Rute Silva, Público, 26-03-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-