domingo, 16 de março de 2014

Renault 4L

Meus pais tinham um, de cor bege, em 1970. Foi com ele que capotei cinco vezes numa avenida central de Brazzaville… há 44 anos!

Massamá, 16-03-2014, foto: JP
()
Em 3 de Agosto de 1961 era apresentado o Renault 4L, mas ficaria para sempre apelidado como R4. O seu primeiro motor tinha quatro cilindros, caixa de três velocidades em linha e 603 cm3. A potência de 20 cv às 4.700 rpm permitia velocidade máxima de 95 km/h e um consumo médio de 15 km/l. O capô abria-se de trás para a frente e a suspensão era independente nas quatro rodas, com barras de torção em ambos os eixos. E tinha uma grande primazia: o primeiro sistema de refrigeração selado do mundo, que evitava a perda e consequente reposição do líquido de refrigeração. Uma peculiaridade do novo Renault 4L era a distância entre eixos maior no lado direito, 2,45 contra 2,40 metros, uma imposição do tipo de suspensão traseira.

Por dentro o 4L era extremamente simples. Acomodava bem quatro passageiros em bancos muito simples, que só tinham forro, sendo que a estrutura era visível por trás e de lado. O espaço para bagagem também era razoável, podendo chegar a 950 litros sem assentos traseiros. À frente do volante de três raios ficavam apenas velocímetro e marcador de combustível, e o retrovisor no centro do painel do habitáculo.
 ()
O Renault 4L é um dos carros mais vendidos com mais de 8 milhões de viaturas matriculadas.
Wikipédia
Massamá, 16-03-2014, foto: JP

2 comentários:

  1. Cinco capotamentos ou um capotamento de cinco voltas???? Quem ers mais instável, o automóvel ou o condutor? Abs. Gobbo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Touché!
      O pior, isto é, o melhor, é que nem estava em alta velocidade... quer dizer, não me lembro...
      O carro ficou "em pé", sobre as suas rodas, eu saí... um senhor que vinha atrás é que contou as voltas...
      Fui caminhando até a uma clínica privada, que ficava a uns 50 metros.
      Tinha uma ferida na mão, deram dois pontos...
      E cá estou para relembrar...

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-