domingo, 16 de março de 2014

A Internet

A Internet surgiu a partir de pesquisas militares durante a Guerra Fria, na década de 60, na disputa estratégica entre USA e a União Soviética. As duas potências necessitavam de um sistema de comunicações eficiente e confiável, à prova de interferência e espionagem. Os EUA temiam que um ataque soviético às suas bases militares poderia trazer a público informações vitais ou sigilosas tornando o país vulnerável. Então, foi idealizado o modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas.


 Em 1962, JCRLicklider, do MIT já falava em termos da criação de uma Rede Intergaláctica de Computadores. A Internet que conhecemos surgiu a partir de um projeto da ARPANET que interligava quatro universidades: da Califórnia, de Los Angeles, de Santa Bárbara, de Utah e Centro de Pesquisas de Stanford. Desse projeto, nasceu o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol).

A Universidade da Califórnia, de Berkley implantou os protocolos TCP/IP ao sistema operacional UNIX, possibilitando a interação de várias universidades à ARPANET. Nessa época, início da década de 80, a rede de computadores das outras universidades foram integradas à rede da ARPA.

Em 1985 a National Science Foundation (NSA) interligou os  supercomputadores  do seu centro de pesquisas a NSFNET, que em 1986 entrou para a ARPANET.

O que começou nos anos 60, para combater o comunismo soviético, hoje é usado no Brasil com muita eficiência  para combater a corrupção e a ameaça do comunismo cubano bolivariano.
Alberto José, 16-03-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-