sábado, 7 de dezembro de 2013

[O cão tabagista conversou com…] Thomaz Raposo: “A APRUS apenas trabalha no interesse de todos os participantes e isto não é aceito pelo SNA que quer sempre ser o dono da verdade”

Nome completo e de guerra:
Thomaz Raposo de Almeida Filho, Raposo nos velhos tempos, e agora Thomaz.

Onde trabalhou?
Criei uma empresa de venda de material médico-hospitalar de 1960 a 1969;
SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados, de 1969 a 1973;
Sortec - Serviços Técnicos de Organização, de 1973 a 1979;
Estaleiro EMAQ, de 1079 a 1984;
VARIG, de 1984 a 1997;
IBM, de 1997 a 2000:
Assessoria na IBM, de 2000 a 2006;
Atualmente, APRUS – Associação dos Participantes e Assistidos do Aerus;
Sou Economista desde 69.
A minha formação em análise da função somada a economia e sistemas, me deu a condição de rapidamente ocupar cargos gerenciais, o que faço até os dias de hoje. Enfim, gerencio há 43 anos formado e 53 com minha empresa.

A empresa que criou ainda existe?
Não, ela existiu até 1971 mas com o outro sócio, hoje tenho uma empresa de consultoria, mas estou somente no trabalho na presidência da APRUS.

Trabalhou 13 anos na Varig, em que setor?
Gerenciando as áreas de serviço como um todo: computadores, telefonia, rádio telecomunicações e reserva de passagens.

Por que saiu da Varig?
Saí com a missão de levar o processamento de todas áreas de serviços para a IBM, passei a administrar de lá pois a VARIG não tinha dinheiro para atualização de softwares e equipamentos.

IBM, Rio de Janeiro
Quer dizer, o Centro de Processamento dos Dados da Varig ficava na IBM?!
Sim, de 1997 até ao fechamento da Varig, em 2006.

Então a empresa já andava mal das pernas na década de 90?
Certamente a situação se agravou após a saída do Fernando Pinto, somando-se as decisões do magnífico conselho da Fundação Ruben Berta. A VARIG deixou de pagar à IBM por quatorze meses, tive que fazer na época uma negociação de dívida contra passagens para a IBM.

Que lembranças tem da Varig?
Certamente lembranças saudosas por esta ter sido criada para atender a todos os seus usuários, inclusive seus próprios funcionários, mas como todas as empresas (maioria) no BRASIL com alguns gerentes perniciosos ao grupo que, por ética prefiro ignorar e não comentar…
Não existe uma igual hoje no BRASIL, e no mundo somente a árabe poderia se comparar com os serviços prestados e a pontualidade da época.

Como viu e sentiu a falência?
Comecei a sentir a falência com as informações da falta de apoio do Banco do Brasil, Petrobras e BNDES, indicação clara de que algo estava sendo armado contra a VARIG e esta não sabia mais como se movimentar (Conselho da FRB)…  se olhares os componentes do Conselho vais entender a razão dos perniciosos comentados… falta de nível gerencial e busca de proteção de altos salários.

Quem teria (mais) armado contra a Varig?
Só posso entender como forças ocultas…  

Depois que a Varig fechou você continuou na IBM?
Não, saí da Assessoria em 2006.

Como você chegou à APRUS?
Em 2007 assumi o cargo de Diretor Administrativo Financeiro da APRUS saindo em 2008 com a nova composição de conselheiros, voltei agora em 2011 como Diretor Presidente na defesa dos nossos interesses com relação à retirada da VEM do grupo AERUS.
Em decorrência das minhas ações conseguimos a mudança do Interventor e o equílibrio da comunicação com o AERUS e a PREVIC.

Em que a retirada da VEM do Aerus afeta os interesses dos demais planos?
Com a segregação dos planos I e II da VEM e VARIG LOG descobrimos em 2007 que este processo não foi feito da forma devida, solicitamos então ao AERUS na época a formação de um comissão de inquérito para apurar o fato. E que ao ser levantado apurou que tanto uma quanto outra ao sairem com seus planos levaram créditos bons deixando os ruins para as empresas e planos restantes.
Para validar a informação o AERUS contratou a Consultorys, empresa especializada em fundos de previdência e atuária que ao executar o mesmo trabalho apurou da mesma forma a falha ocorrida.
A VARIG LOG ao sair pagou o que devia segundo o inquérito, a VEM deixou de pagar por ações consideradas como indevidas pelo antigo interventor tendo a APRUS recorrido à justiça pois o valor devido era considerável.  

Em que pé está essa ação?
A ação está na justiça ainda em julgamento, que eu tenha conhecimento.

Você afirmou que “em decorrência das minhas ações conseguimos a mudança do Interventor”… Então, deduzo que o atual interventor é “melhor” do que o anterior…
Posso responder que o interventor atual responde da forma devida aos anseios da população de aposentados do grupo VARIG, prefiro não falar de quem saiu.

Como avalia o relacionamento da APRUS com o SNA, outras associações e movimentos?
A APRUS é apolitica, mas entendemos que por definição do SNA eles não se interessam por qualquer aproximação com a APRUS, inclusive trabalham contra, falam em união mas nada fazem para isto e não se aproximam.

Você acredita que o Governo vá fazer um Acordo com os ex-trabalhadores Varig e Aposentados e Pensionistas Aerus?
Com certeza, somente dependendo de algumas variáveis que estamos ajustando agora nesta reta quase final, o jogo é duro mas… hoje nada devo falar.

SDU, 28-10-2013
O que a Aprus fez (ou contribuiu) para essa ‘reta final’?
A APRUS mantém conversa com o AERUS desde o início da gestão,  conversando, transmitindo pensamentos, buscando soluções para todos os participantes, exemplo disto foi a solução apresentada em determinada época quando empresas (FUNDOS) estavam sendo liquidados e a Aprus se movimentou gerando a possibilidade destes fundos entrarem para ANAPARPREVI.

Mas leio emails acusando você de desagregador e outros epítetos…
A APRUS nunca fez nada para isto, apenas trabalha no interesse de todos os participantes e isto não é aceito pelo SNA que quer sempre ser o dono da verdade e ter tudo debaixo de seu governo.
Nunca fomos desagregadores e quem fala isto nada mais é do que filiado ao SNA não podendo a APRUS fazer qualquer coisa a respeito.
Agora procure ler o outro lado que sempre traduziu a realidade e não falsas esperanças, pois vivemos sempre dentro da realidade, leia agora o LIVRE-ARBÍTRIO, bastante esclarecedor. 

Aqui na barra lateral direita está rolando uma enquete que pergunta ao leitor se ele acredita, ou não, no Acordo entre Governo e ex-trabalhadores da Varig… A maioria, 49%, responde que “não vai sair”. Você acha que esse pessoal é pessimista, realista ou desinformado?
Eles têm razão em não acreditar foram anos e anos sendo enrolados, mas agora as variáveis mudaram e por isto acredito.

Na sua percepção, como votará o ministro Joaquim Barbosa na quarta-feira, 11 de dezembro? 
Meu caro, fica difícil saber o que sai da cabeça de um juiz, mas acredito que acompanhe o voto da Relatora, ministra Cármen Lúcia. 

O que representa o Natal para você?  

2 comentários:

  1. A capacidade, coerência, e proposito de ajudar a todos os participantes do Fundo Aerus, sem duvida demostra que o entrevistado sabe o que diz. Belissima entrevista, por isso, parabenizo o Editor Jim Pereira e o entrevistado Thomas Raposo - Presidente da APRUS.

    Nelson Schuler
    Participante Fundador AERUS
    Patrocinadora - SATA

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a entrevista do presidente da Aprus. Quanto ao acordo, escrevi uma carta ao Deputado Rubens Bueno cujo título era: "Não, por favor, acordo não." Por que? Porque não acredito neles, simples assim! Desde que o Ministro Tofoli era da AGU que se fala em acordo. Pura enrolação! Seu substituto no posto, o Ministro Adams, copia fiel do anterior, continuou enrolando. Até a presidente da república engana, com promessas que não cumpre há quatro meses. Portanto, se não pudermos contar com a força irresistível da JUSTIÇA, esqueçamos. Porém, com a volta da ação RE 571969 à pauta do STF parece que os ventos mudam de direção. Acreditem, dentre essas pessoas que nos negam direitos agora, estão alguns que foram arquitetos e protagonistas das ações sorrateiras que destruíram a VARIG. Não nos darão nada, absolutamente nada, que não seja pela força que mencionei anteriormente, a da JUSTIÇA ! Vamos aguardar esse desfecho acreditando, pois trata-se de DIREITO, o BOM DIREITO, e ele está inteiramente do nosso lado. Nós somos os mocinhos deste filme!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-