segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

[O cão tabagista conversou com...] Consuelo Maria: "Não acredito em ACORDO antes do julgamento da Defasagem Tarifária"

Nome completo: Consuelo Maria Troncoso Di Marco
Nome de guerra: Consuelo Maria
Quando começou a trabalhar: Comecei a trabalhar em março de 1978 como Professora de Ciências para o supletivo do primeiro grau, mas como professor nunca foi bem remunerado, em 1982 pedi exoneração de cargo e fui trabalhar como comissária de bordo na antiga Cruzeiro do Sul. Em 1º de outubro de 1984, após pedir demissão da Cruzeiro do Sul, comecei a voar na Varig.

Você começou na Cruzeiro do Sul em 1982?
É, eu comecei na Cruzeiro do Sul, porque o Rio não estava selecionando comissários para a Varig, só São Paulo e como moro no Rio me inscrevi na Urca para a Cruzeiro do Sul e comecei o Curso de Comissário em outubro de 1982. Minha turma foi voar o DC-9 que veio fazer uma experiência para a Cruzeiro, meu primeiro voo foi no dia 4 de janeiro de 1983.

Então, ficou só um ano na Empresa?
Não, no mês que ia fazer dois anos, comecei a voar na Varig, ou seja, pedi demissão da Cruzeiro no dia 30 de setembro de 1984, e comecei a voar na Varig no dia 1º de outubro de 1984. Coisas da "Nossa Varig"...

Deixa ver se eu entendi… você não pediu demissão, fez parte de uma transferência para outra empresa. É isso?
Não você entendeu errado. Pedi demissão da Cruzeiro num dia e no outro já estava na Varig, ou seja, a Cruzeiro abriu mão do aviso prévio.

Ok. E por que pediu demissão da Cruzeiro?
Quando resolvi ser comissária, queria ser comissária da Varig, infelizmente, só tinha vagas para a base São Paulo. Aí, para voar na Varig comecei pela Cruzeiro, que já era da Varig, tanto é que o nosso Curso de Comissários foi dado pela Varig.

E como foram esses dois anos na Cruzeiro?
Esses dois anos na Cruzeiro foram bons, o pessoal da antiga Cruzeiro, quando digo antiga Cruzeiro era aquele pessoal que estava voando Cruzeiro quando a Varig comprou a Cruzeiro, era muito legal, mas como antigos da Cruzeiro só gostavam da Cruzeiro, da Varig não.
A Varig tinha até apelido," Madrasta", bons tempos, e eu só pensando quando é que vou ser funcionária Varig…

Bom, aí você começa a voar na Varig… sentiu alguma diferença?
Senti no início, me senti uma estranha no ninho, ou seja, o pessoal da Varig trabalhava mais devagar a bordo, mas era mais  profissional. Quando digo profissional, me desculpe o pessoal da antiga Cruzeiro, profissional em tudo, desde o trato com o passageiro, a maneira de se apresentar para voar, e os Chefes de Equipe em relação aos auxiliares.
E tinha um avião que aprendi a gostar, que foi um dos grandes marcos da Varig, o "Electra".

Foto retirada daqui
Ora, e o que tinha de especial esse avião?
O Electra tem muito de especial, a ponte aérea, você mesmo sabe, era a"Galinha dos Ovos de Ouro" da Varig. Nenhuma Empresa atendeu tão bem na ponte aérea como a Varig com o Electra, até hoje ninguém a superou.
E na ponte tive a oportunidade de voar com muita gente conhecida, dentre elas elegi a mais simpática a Rita Lee.
Voltando à "Galinha dos Ovos de Ouro", infelizmente acho que um dos motivos do endividamento da Varig foi o fim da ponte aérea de Electra.

E quem você elegeu como mais antipático?

Como simpático, antipático são conceitos subjetivos, quem lê vai estranhar, mas para mim o Jô Soares foi a pessoa mais antipática que conheci na ponte. Com excesso de peso necessitava de duas poltronas, não gostava que ninguém sentasse ao seu lado, na maioria das vezes era impossível e reclamava de tudo, da manutenção da aeronave ao serviço de bordo. Olha, reclamações sem fundamento, porque quanto à manutenção a Varig sempre foi muito cuidadosa e o serviço de bordo no Electra era maravilhoso, ou seja, superior aos serviços de bordo dos voos nacionais de hoje.


Quanto tempo ficou voando na Ponte?
Fiquei na Ponte dois meses, foram dois meses maravilhosos.
Aíi retornei para a Nacional, mas por pouco tempo, logo fui promovida para a então desejada "Internacional".

Quais eram, na época, os equipamentos que voavam “internacional?
Quando eu fui para Internacional (1986) eram o DC-10 e o Boeing 747. Na época tinha um grupo voando DC-10 e outro voando Boeing 747, mas passamos todos a voar os dois equipamentos, pois chegaram três Boeing 747 Full Pax. O pessoal do Boeing 747 não gostou da fusão porque só faziam Frankfurt e Nova Iorque…

Nessa época tudo era felicidade?
Que época feliz o auge da Varig e nosso também.
Eu era feliz e não sabia o quanto… Voos lotados, mas, em contrapartida, maravilhosos pernoites em locais maravilhosos, hotéis 5 estrelas, jantares com os colegas e passeios turísticos em dias inativos. Com certeza posso afirmar: curti a minha vida e fui muito feliz, mas ainda sou feliz, mas essa época foi tudo de bom.

Qual (ou quais) o pernoite que mais gostava?
Gostava de quase todos, mas é claro que com dia inativo era melhor, podíamos fazer o que queríamos, e eu aproveitava para passear. Sendo assim o que mais gostava era Roma, seguida de Milão, Londres e Porto. No Porto tem um fato interessante de família, tive a oportunidade de conhecer a cidade onde minha avó nasceu, Guimarães.
Fora deste tinha um que gostava de ir para relaxar, Manaus. Como era bom chegar no Hotel Tropical, colocar o biquíni, passar o dia na piscina e depois comer um bom churrasco, que saudades… bem, é sinal que o tempo passou, sinto saudades e melhor ainda, foram anos bem vividos…

Passou por alguma emergência?
Emergência no sentido da palavra não.
Passei por situações perigosas, três:
A primeira no meu voo de cheque de B-737, cheguei a pensar que era trote, que o que, era emergência mesmo, decolamos do Galeão para Belo Horizonte de translado, e depois o comandante tentou guardar o trem de pouso e nada aconteceu, alijamos combustível e retornamos para o Galeão, com direito a fecharem o Galeão para pouso e decolagem e ambulância e bombeiro na pista, mas não aconteceu nada Graças à Deus, mas fui contar para minha mãe e ela queria por que queria que pedisse demissão.

A segunda não foi bem uma emergência, tivemos que retornar para Lisboa, mal decolamos, porque houve ameaça de bomba a bordo.

A terceira a experiência do comandante William nos livrou de cair no mar em Los Angeles. Na decolagem estava sentada no acento cinco esquerda do B-747, e olhava pela janela da porta e reparava que o Jumbo não ganhava altitude, quando o comandante William me interfonou perguntando se eu estava sentindo algo de diferente. Falei que sim, que o Jumbo não ganhava altitude e eu já estava conseguindo ver a bandeira de um barco.
Aí ele me disse que ficasse atenta e qualquer coisa ligasse para a cabine. Foram minutos meios tensos, mas o Jumbo ganhou altitude e o comandante me interfonou e disse que já estava tudo bem, que o que tinha acontecido é que uma das quatro turbinas tinha dado pane e por isso tinha sido difícil, ganhar altitude mas iríamos prosseguir para São Paulo, pois o Jumbo ainda tinha três turbinas funcionando bem.
Ufa!!!!!!! Essa, confesso para você, minha mão ficou toda suada, que medo!!...

Você voou quanto tempo na Varig?
Na Varig voei vinte e três anos. No total foram vinte e cinco, porque voei dois anos na Cruzeiro.

Estava trabalhando na empresa quando ela fechou?
Sim infelizmente estava, porque "Infelizmente" foi muito triste ver a Varig fechar, não é porque eu era funcionária, mas porque a Varig foi uma "Grande Empresa" conhecida mundialmente e não merecia ter o fim que teve.

Trabalhava na Varig quando ela fechou. Não fui demitida, nem voltei a voar, pois havia um acordo sindical que quem tivesse 52 anos ou mais não seria demitido, estava estável, por causa do "AERUS"…
Para encurtar, pedi para me demitirem, porque não recebi o "AERUS", porque estava na Varig que não tinha dinheiro para pagar o meu salário, e não voava porque não era funcionária da Varilog…
No "AERUS" fui aposentada por "DIREITO ADQUIRIDO", uma das grandes conquistas da nossa Constituição Cidadã, que acabou de completar 25 anos no dia 5 de outubro.

Me desculpe, não entendi…
Vou escrever de outra maneira.
O "AERUS" entrou em liquidação em abril de 2006.
O interventor, na época, era o Crespo. Me mandou uma carta dizendo que eu seria aposentada pelo "AERUS" assim que saisse da Varig, pois já tinha preenchido todos os requisitos para me aposentar. Isto  é o direito adquirido, conquista da nossa Constituição de 1988.
Porque eu tive o direito de me aposentar pelo Aerus um dia antes da liquidação, por já ter os requisitos completos, mas tinha que parar de voar.

Continuei a voar e em julho a Varig parou de voar e demitiu todos, menos eu e um grupo de comissários, porque havia um acordo sindical, no qual a Empresa se comprometia a não despedir ninguém com idade  entre 52 e 55 anos, estabilidade Aerus, e a Varig cumpriu, porém, nós não recebíamos o salário, e nem voávamos, porque não mais existia a Varig, as linhas foram todas para a VarigLog e nós éramos funcionários Varig.
Concluindo, para poder receber pelo Aerus pedi para ser demitida, fui ao Aerus, assinei minha aposentadoria, comprovando que tinha sido demitida da Varig.

Você disse anteriormente queinfelizmente acho que um dos motivos do endividamento da Varig foi o fim da ponte aérea”…
É isso aí, eu disse.
Entre o problema das tarifas, o fim do domínio da Varig na ponte não foi bom.

Mas o pior para a Varig não foi isso e sim uma vingança branca do PT, vou ser mais clara, "POLÍTICA", o Governo Militar fechou a Panair do Brasil e o PT fechou a Varig. Só houve uma pequena diferença: a Varig ficou com os trabalhadores da Panair, enquanto os trabalhadores da Varig e aposentados ficaram a ver… navios.
 
E eu era PT doente, rs,rs… meu primeiro namorado foi preso como terrorista no início da decada de 70, julgado em Tribunal Militar, ficou sob o AI-5 e só conseguiu voltar para a PUC, na decada de 90, quando se formou em História.

Mas o PT estaria se vingando de quê ou de quem?
O PT, do Governo Militar, porque ajudou a Varig, ou seja, deu todas as linhas da Panair do Brasil para a Varig, inclusive favoreceu a Varig na compra da Cruzeiro do Sul.
Vamos recordar, a Cruzeiro ia ser comprada pela Vasp, até sexta-feira estava tudo confirmado, e no fim de semana a Varig comprou a Cruzeiro do Sul…
A única coisa que o PT se esqueceu é que o Fundador da Varig, na época em que a Panair fechou, presidente  Ruben Berta, já havia falecido, e que a maioria dos funcionários da Varig, inclusive eu (ai se arrependimento matasse) fizeram campanha para a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A retribuição foi essa: as pessoas morrendo, tanto funcionários demitidos (da ativa) e, como os aposentados sem ver nossos direitos nos serem concedidos pela Justiça.                    

Depois do fechamento da Varig exerceu alguma atividade?
Não, mas em 2012 me veio a vontade de entender o que tinha acontecido conosco, juridicamente, e retornei para a Faculdade.
Estou fazendo Direito na Faculdade Mackenzie Rio e acabei de passar para o terceiro ano, ou seja, quinto período. É claro que a minha monografia será sobre o "Conflito de Competências" entre a Justiça do Trabalho e a Vara Empresarial…

Por favor, explique mais para gente que, como eu, não entende de Direito…
Vamos lá, não existe problema na demissão, mas se ela não for por justa causa, como foi no caso a nossa da Varig, deveríamos receber uma indenização. A indenização, é composta de aviso prévio, décimo terceiro salário proporcional , férias mais um terço, se for o caso proporcional também e quarenta por cento do FGTS. Alias, todos esses itens os quais acabei de falar, fazem parte do artigo sétimo, incisos III, VIII, XVII e XXI da Constituição Federal 1988.

Mais uma coisa: O Direito do Trabalho, tem como um dos seus Princípios, o Princípio da Continuidade da Relação de Emprego, cujo significado é o seguinte: o trabalho é por tempo indeterminado, o que significa se uma Empresa comprar a outra deve receber os funcionários da outra (exemplo, a Varig comprou a Cruzeiro e ficou com os funcionários da Cruzeiro, devido a este Princípio).
Ou a sucessão de dívidas trabalhistas por "Solidariedade". A rescisão por solidariedade deveria ter sido paga pela Varilog ou qualquer uma das Empresas pertencentes ao Grupo Varig.

Como isso não aconteceu, muitos entraram na Justiça do Trabalho, inclusive eu, e todos deram com os burros dentro da água. Resumindo, em 2005 foi feita uma nova Lei de Falências a Lei 11101 de 2005, a qual a Varig foi a primeira a usá-la. Como diz a minha professora de Sociologia Jurídica, no Brasil se tem uma enormidade de Leis, mas algumas são prejudiciais e essa é uma. Porque num de seus artigos veta a sucessão trabalhista, criando assim um "Conflito entre a Competência da Justiça do Trabalho com a Competência da Vara Empresarial". É exatamente sobre isso que escreverei como monografia de encerramento do meu curso de Bacharel em Direito, isso se Deus quiser e eu espero que "ELE" me ajude, a mostrar para os meus professores e colegas de faculdade o prejuízo que a Lei 11101 de 2005, causou aos demitidos da Varig.

Você acredita que o Governo venha a propor um Acordo com os ex-trabalhadores da Varig e Aposentados Aerus?
Prefiro esperar o fim do julgamento da "DEFASAGEM TARIFÁRIA", e sentir como o Governo vai reagir, caso a Varig vença. Porque sem acabar o julgamento da "DEFASAGEM TARIFÁRIA”, NÃO ACREDITO EM ACORDO.

Humm... será apodada de 'pessimista', quiçá, 'sabotadora'... 
Pois é, é isso que eu penso, prefiro ser apontada como pessimista, ou sabotadora, a escrever o que eu não penso.
Concordo com todos os movimentos, é importante que ninguém se esqueça de nós, porém, ACORDO, SÓ ACREDITO DEPOIS DO JULGAMENTO DA DEFASAGEM TARIFÁRIA.

Conversas anteriores:

Relacionados: 
O fundo do poço
As últimas relacionadas ao caso Varig/Aerus

8 comentários:

  1. Jim, conheci a Consuelo, num dos encontros que você promovia, no Orkut.Conversando sobre cirurgias de pálpebras, e cataratas rsrs ela me indicou a Clinica Moura Brasil., para fazer uma cirurgia de catarata do olho esquerdo. Mas eu respondi que já havia marcado em outra clinica e Copacabana, pois a Moura Brasil fica no centro da cidade. Achei muito longe, Pois me dei mal e quase fiquei cega, Então corri para a Moura Brasil, e me consultei com a Dra. (esqueci o nome).Ela faz cirurgia de pálpebras; E quando examinou a minha vista, me encaminhou imediatamente para o Dr Armando, que é especialista em retinae(emeumedicoaté hoje) caso contrario teria ficado cega. Fui colega da Sonja na Panair e ela também estava nesse encontro do Orkut. Sou muito grata a você, por essa indicação. E parabéns por voltar a estudar.
    Sempre tive vontade de fazer o mesmo. Mas não deu pois tomo uma medicação muito forte, devido a um problema de saúde que apareceu. Faço uma quimioterapia oral, pois ´tenho uma espécie de câncer muito raro. Sendo assim resolvi estudar a fundo a Bíblia que é um livro muito complicado, se você não pesquisar.Porem, frequentar faculdade, não posso, pois essa medicação meche muito com o meu organismo e preciso fazer todo mês exames de sangue.

    Beijos e fico muito satisfeita em saber que você está bem,
    beijos da Janda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janda, que bom que minha indicação te ajudou.
      Estudar a Bíblia eu sei que não é fácil.Vamos ver se nos encontramos
      de novo. Um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de felicidades para você e
      sua família.
      Bjs Consuelo Maria

      Excluir
  2. Conversa de saguão de aeroportos...

    SERÁ QUE ISSO É VERDADE?
    ...
    Os parceiros do Lula procuraram a VARIG para patrocinar sua campanha, não foram atendidos e correram para a TAM que ESTAVA A BEIRA DA FALÊNCIA, devia 900.000.000,00 e teria até março para pagar. Foi procurada pelo time do LULA e o Cmte ROLIM jogou... Vai falir mesmo... com dívida de 900 milhões ou 1 bilhão, qual a diferênca?!!! Apostou na campanha cedendo um avião com 2 tripulações e de repente, em março teve como pagar parte da dívida e até crédito para comprar novos aviões. Lembrando que quem avaliza avião para empresas aéreas, é Governo Federal.... rsrsrsrsrsrs que tal? PENSO CADA BESTEIRA.... Pq será que o Governo não autorizou o empréstimo que a VARIG PEDIU ao BNDES?... Penso cada besteira...

    Araujo
    Despachante de Passageiros

    ResponderExcluir
  3. Consuelo, eu tambem estou achando que o governo está enrolando pra esperar o julgamento da Defasagem

    ResponderExcluir
  4. Jonathas Filho
    Minha cara ex-Comissária Consuelo Maria, meu nome é Jonathas Ribeiro Antunes Filho e voei na Cruzeiro desde 70 e por ser um dos “antigos” como você mencionou, fiz parte do grupo dos demitidos em um dia de Julho de 1985 e admitidos no dia seguinte na Varig, com as matrículas 59 mil. Voei como Comissário até me aposentar pelo Aerus. Meu nome de guerra passou à ser Jonathas Filho. Não me recordo se voamos juntos, ainda na Cruzeiro ou mesmo na Varig mas, tenho algumas considerações à “tecer” com relação ao seu texto, que estão à seguir.
    Você diz no seu texto: “...mas como antigos da Cruzeiro só gostavam da Cruzeiro, da Varig não.
    A Varig tinha até apelido," Madrasta", bons tempos, e eu só pensando quando é que vou ser funcionária Varig...

    Observo que poderia ser até natural para aqueles funcionários que pertenciam à Cruzeiro, ao passar à fazer parte da Varig como “comprados”; fosse por falta de conhecimento ou por estarem se adaptando, tivessem algum tipo de comportamento que manifestasse o “gostar” dessa nova empresa. Todos aqueles que não foram demitidos após a compra, davam sim, GRAÇAS À DEUS POR TERMOS SIDO COMPRADOS PELA VARIG E NÃO PELA VASP. Entretanto, escutava-se alguns “muxoxos” de contrariedade tais como: “ordens da Pioneira” mas, asseguro-lhe que JAMAIS, durante todo o tempo que levou a essa transição, EU escutei algum colega se referir à Varig como Madrasta.

    A maior surprêsa foi quando li em outro parágrafo: “Senti no início, me senti uma estranha no ninho, ou seja, o pessoal da Varig trabalhava mais devagar a bordo, mas era mais profissional. Quando digo profissional, me desculpe o pessoal da antiga Cruzeiro, profissional em tudo, desde o trato com o passageiro, a maneira de se apresentar para voar, e os Chefes de Equipe em relação aos auxiliares.”

    Consuelo, posso garantir que o meu amor pelas duas empresas tem o mesmo peso e tamanho, principalmente por ter sido delas, “funcionário” em épocas distintas e por isso, com toda segurança e IMPARCIALIDADE posso garantir que em qualquer empresa existem “profissionais” e PROFISSIONAIS, sejam Comissários de Bordo, Office Boys ou Executivos de importantes áreas. Na relação quantidade, a Cruzeiro tinha uns 450 Comissários(as) e a Varig mais de 2.500. Comparando, não é razoável que se julgue uns mais competentes do que outros, dado que quase a totalidade dos nossos colegas Comissários(as) da Cruzeiro veio fazer parte da Varig num processo que demorou mais de 5 anos e foram (e são até hoje) considerados EXCELENTES PROFISSIONAIS que voaram com outros EXCELENTES PROFISSIONAIS, todos juntos & misturados não cabendo, ao meu ver, sua assertiva sobre profissionalidade. Acredito também que a quase totalidade dos nossos colegas de voo, discorde do que você afirmou. Tenho certeza que você deve ter se equivocado. Talvez por você não ter observado que o atendimento e o serviço de bordo da Cruzeiro, foram durante muito tempo, desde os voos de Convairs, Caravelles, B-727, B-737 e DC-9 Super 80 (que eu também voei), considerados ótimos e/ou excelentes nos voos nacionais e/ou no continente sul-americano. Sob a Administração Varig, os Airbus A-300 da Cruzeiro tinham serviço de 1ª Classe nos vôos internacionais idênticos aos voos da Varig em DC-10 ou B-747. Não pretendendo me estender mais, apresento os meus votos de uma formatura de Bacharel em Direito com júbilo e que caso venha dentro de algum tempo tornar-se uma Juíza, desejo-lhe julgamentos em que predominem o direito, a justiça, a técnica, a razão e o amor.
    Com apreço e respeito,
    Jonathas Filho

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde, prezado, vou lhe contestar.
    Em primeiro lugar, vocês vieram demitidos não em julho de 1985, como você fala,
    mas em julho de 1986. A Varig demitiu vocês, pois ela tinha que acabar com o nome Cruzeiro do Sul, fazia parte do "CONTRATO" guando na compra da Cruzeiro do Sul.
    Em segundo lugar, ela seguiu o Princípio Trabalhista, que eu falo acima, o Princípio da Continuidade da Relação do Emprego, ou seja, vocês receberam décimo terceiro proporcional, férias
    proporcional ( não receberam mais um terço, pois isto é conguista da Constituição Federal 1988 ),
    aviso prévio e quarenta por cento do FGTS, além de poder levantá - lo, coisa que quem pediu demissão como eu e "MUITOS", não receberam e não pudemos levantar o "FGTS", porque pedimos demissão, além de vocês, serem, admitidos na Varig com o mesmo salário Cruzeiro, senão a Varig iria contra a Lei Trabalhista. Coisa que nós que pedimos demissão não tivemos,nosso salário, foi o inicial Varig. . Sendo assim eu não falei a verdade guando disse que vocês chamavam a Varig de "Madrasta", porque vocês das duas vezes que a Varig perguntou quem queria ir para a Varig, não foram.
    Em terceiro lugar, vocês voaram muito pouco DC - 9 super 80, não quiseram voa - lo ai a minha
    turma recém - formada foi voá - lo, porque não "SEI SE VOCÊ FAZ PARTE DO GRUPO QUE SÓ QUERIA VOAR A - 300".
    Mas disser que vocês tinham amor pela Varig, igual aos funcionários Varig , isso eu não acredito, basta constatar que vocês vieram demitidos e não pediram demissão, causando prejuízo a Empresa.
    Quanto a ser juíza, não tenho mais idade, para isso, mas, "Graças à Deus" tenho saúde, para estudar e se "Deus Quiser" mostrar com a minha monografia a "CRUELDADE" da Lei de Recuperação e Falências, Lei 11101 de 2005, que criou o "Conflito de Competências entre a Justiça do Trabalho e a Vara Empresarial" e até hoje todos os "DEMITIDOS" ainda não "RECEBERAM NADA DE DIREITO".
    Quanto ao " AERUS TODOS CONHECEM O PROBLEMA GRAÇAS AOS MOVIMENTOS E EXISTE UMA UNANIMIDADE EM DISSER QUE O GOVERNO NÃO ACORDA NEM PAGA O AERUS, PORQUE NÃO QUER".
    Um Feliz Natal para você e um Novo Melhor para todos os Demitidos e Aposentados Aerus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário é de Consuelo Maria – que me pediu para esclarecer.

      Excluir
  6. Meu,caro Jim Pereira, saudações.
    Li várias vezes a réplica da ex-Comissária Consuelo que você, tenho certeza transcreveu ipsi literis e novamente vou contestar tais assertivas desta prezada senhora, quem sabe uma futura Causídica. Cumpre-me dizer que, durante todo o processo de transição, após a compra pela FRB; aos Comissários “antigos” da Cruzeiro não foi perguntado quem queria voar na Varig. Tivemos reuniões com a autoridade competente, que nos informou que os “antigos” da Cruzeiro seriam os últimos à serem demitidos, dado que a Varig não iria pagar (naquele momento), o mesmo que nós recebíamos na Cruzeiro e que isso estava sendo estudado como seria efetuado. Posso garantir que houve um alto grau de sensibilidade pois, a grande maioria, naquela altura da vida, já tinha família e uma redução nos salários viria à causar enormes problemas. Isso pode ser comprovado. Os mais novos, solteiros e com pouco tempo na Empresa, foram paulatinamente sendo demitidos e admitidos no dia seguinte na Varig. Quanto à voar o DC-9 Super 80 esclareço que foi só uma aeronave que recebemos para testes de aceitação . Operou na CRUZEIRO como PP-CJM entre 08/DEZ/1982 até 13/MAR/1983 quando foi devolvido para McDonnell Douglas. Pouco tempo, não? De acordo com o “establishment” de custos operacionais da Varig, poucas tripulações (uma inbound, outra outbound, uma em stand by e outra de folga) faziam vôos nessa máquina mas, todos os Comissários(as) tinham a Carteira de Habilitação Técnica do avião. Devido ao pouco tempo ( 3 meses) que permaneceu nos ares brasileiros, e esta é a causa, ficando evidente que poucos Comissários(as) desempenharam suas funções nele. Outra suprêsa “porque não "SEI SE VOCÊ FAZ PARTE DO GRUPO QUE SÓ QUERIA VOAR A - 300". Faz-se mister que eu esclareça que, após a compra da Cruzeiro pela FRB, a Escala de Voos era administrada pela Escala de Voo da Varig e não existia situação de escolha, de só voar o equipamento que quizesse. Sómente para seu conhecimento, eu fui Chefe de Equipe por 17 anos, desde o Caravelle da Cruzeiro até o B-767-300 da Varig e mesmo sendo um “antigo” NUNCA tive privilégios na Escala de Voos, fosse na Cruzeiro ou na Varig. Me “despi” do cargo pois, tendo estudado exaustivamente uma língua oriental durante anos à fio e atingido média para tal, me candidatei ao Baseamento LAX, para onde segui em 1990 como Aux-EY de B-747-400.
    Com relação ao comentário “ Mas disser que vocês tinham amor pela Varig, igual aos funcionários Varig , isso eu não acredito, basta constatar que vocês vieram demitidos e não pediram demissão, causando prejuízo a Empresa” cumpre-me asseverar-lhe que seus “dons” de clarividência e/ou sua bola de cristal não devem estar bem calibrados, não sendo então confiáveis, posto que não se referem à verdade, necessitando pois dos devidos ajustes e regulagens com relação à medição de sentimentos por empresas. Na continuação, a sra. diz: causando prejuízo à Empresa. Nossa!!! Com meu olhar perdido no limbo, creio que em algum lugar... talvez num trâmite judicial, li algo similar. Essa sua frase, Sra. Consuelo é bem interessante... tal como a que concedeu efeito suspensivo à SL 127-Antecipação de Tutela “...concedeu efeito suspensivo ao agravo da União, pois, segundo entendimento dele, houve risco de grave dano ou dano de difícil reparação para a União – (publicado no blog do Escritório de Advocacia Castagna Maia, em 31.10.2012)
    Sendo assim, espero que, se houver tréplica,que a Sra. não me acuse de ter causado a falência da Varig.
    No mais, apresento meus respeitosos cumprimentos,
    cordialmente,
    Jonathas Filho, Comissário Varig – Aposentado Aerus.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-