sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Porque é que Costa devia ter agradecido a Passos

Rui Ramos
As “posições conjuntas” de Costa com o BE e o PCP são a melhor homenagem a Passos Coelho. Se Passos tivesse falhado, Costa não teria combinado reposições, mas os novos cortes do segundo resgate.

Deveria ter sido ontem, mas não foi. Sim, ontem, ao tomar posse, António Costa deveria ter reconhecido finalmente o que deve a Pedro Passos Coelho. Dir-me-ão: está a brincar. Não estou: António Costa deve quase tudo a Passos Coelho: deve-lhe a posição actual do PS, e deve-lhe a possibilidade do entendimento do PS com o Partido Comunista e a extrema-esquerda, que foi a escada por onde subiu ao governo.

Em primeiro lugar, Passos executou o Programa de Ajustamento negociado pelo PS em 2011. Reparou a credibilidade do país, e habilitou Portugal para beneficiar de alguma benevolência da troika (todas as metas do memorando foram revistas) e da cornucópia monetária do BCE. Pôs o Estado a financiar-se outra vez no Mercado das Obrigações. Acima de tudo, conservou Portugal no euro, o que em 2012 quase ninguém julgava provável. Mas mais: permitiu ao governo alemão tratar a Grécia como um caso isolado, em vez de como outra prova de que a zona euro hospedava um conjunto de países condenados a um despejo litigioso.

Mas tão importante como isso para Costa, Passos carregou sozinho o “fardo da liderança” (célebre expressão de Vítor Gaspar) do ajustamento. Deu assim ao PS a opção de descartar todas as responsabilidades. O partido do PEC4 pôde disfarçar-se de partido anti-austeridade; o partido da reforma da segurança social de 2007 teve a oportunidade de fingir que os “direitos adquiridos” eram sagrados. Foi desse modo que o PS se fez “alternativa”, tirou oxigénio a outros protestos, e escapou a um percalço igual ao de 1985, quando perdeu metade dos votos depois do ajustamento que então teve de dirigir.

As “posições conjuntas” de Costa com o BE e o PCP são a melhor homenagem a Passos Coelho. Se Passos tivesse falhado, Costa não teria combinado reposições com o PCP e o BE, mas os novos cortes do segundo resgate. Mais: o PS teria sido provavelmente obrigado a participar no governo durante o ajustamento, e não estaria agora em condições de abraçar comunistas e bloquistas.

Passos deixou à “maioria de esquerda” a sua suposta causa comum: o Estado social. Durante anos, os partidos da nova maioria clamaram que o governo de Passos destruíra a escola pública e aniquilara o sistema nacional de saúde. É por isso curioso que em nenhum lugar das posições conjuntas apareçam as grandes medidas para restaurar a escola pública ou o SNS. E não aparecem, porque nem a escola pública, nem o SNS foram destruídos. E não foram destruídos, porque não houve bancarrota, que teria sido, essa sim, a sua aniquilação. O “Estado social” não vive só de ideologia. Vive também das boas contas.

Costa falou ontem de um “projecto mobilizador do país”. Como? Este é o primeiro chefe de governo desde 1976 que foi derrotado e rejeitado em eleições. Estes são ministros e secretários de Estado oriundos, na sua maioria, de um governo que levou o país à bancarrota e cujo líder é hoje arguido de crimes graves. Este é um governo dependente do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda, que já conseguiram desfazer o esforçado plano de Mário Centeno. O que pode haver aqui de mobilizador, a não ser para o Partido Comunista, que já vê entretanto “razões acrescidas para a mobilização”? É esta a mobilização que convém a um governo que Costa caracteriza como “moderado”?

O facto é que a única base positiva da actual situação política é a herança do anterior executivo, que poupou o país à bancarrota e à saída do euro. Essa é a pedra sobre a qual Costa tentará agora inventar alguma “normalidade”. O presidente da república agradeceu a Passos Coelho. Costa não agradeceu. Mas bem que podia ter agradecido. 
Título e Texto: Rui Ramos, Observador, 27-11-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-