domingo, 15 de novembro de 2015

Terrorista que atacou Bataclan era lusodescendente

O que é que já se sabe sobre os outros terroristas do atentado de Paris?
Omar Mostefai foi o primeiro identificado e tinha mãe portuguesa. Outros terroristas podem ter entrado como refugiados. Dois eram franceses e viviam na Bélgica. Um foi encontrado com passaporte sírio.

Um dos terroristas responsáveis pelos ataques foi encontrado com passaporte sírio. O documento foi usado para pedir asilo na Grécia, tendo-se registado como refugiado. Foto: AFP/Getty Images

Catarina Marques Rodrigues
O primeiro terrorista identificado chama-se Omar Ismael Mostefai. O corpo foi encontrado perto do Bataclan, era cidadão francês, tinha mãe portuguesa e pai argelino. Mais informações sobre o primeiro atacante identificado estão aqui

Até agora, sabe-se que dois dos atacantes eram cidadãos franceses e viviam na Bélgica.

Um dos terroristas responsáveis pelos ataques foi encontrado compassaporte sírio. O documento foi usado para pedir asilo na Grécia,tendo-se registado como refugiado. Segundo as autoridades gregas, registou-se na ilha grega de Leros em outubro “seguindo as regras da União Europeia”.

No entanto, os serviços secretos dos EUA disseram à CBS News que têm dúvidas sobre o passaporte, porque pode não ter os números corretos de um passaporte sírio e também haverá incongruências entre o nome e a fotografia. Se o passaporte é realmente verdadeiro ou falso, ainda não há certezas. 

Haverá ainda outro suspeito da autoria dos atentados que “terá entrado” na Europa pela Grécia, disse o governo grego à Reuters. 

O diário francês Le Figaro acrescenta que os terroristas responsáveis pelo ataque no Bataclan falavam “muito bem francês” e teriam entre 15 e 18 anos, acrescenta a Europe 1. Os cadáveres estão em análise no Instituto de Medicina Legal de Paris, que anunciou o provável limite de idades dos terroristas. 


Título e Texto: Catarina Marques Rodrigues, Observador, 15-11-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-