sábado, 24 de março de 2018

QUIZ: Golpe de Estado

Que antigo soldado da Primeira Guerra Mundial dirigiu um golpe de Estado (putsch) contra a República de Weimar a 8 de novembro de 1923?

A  – Paul von Hindenburg
B  – Franz von Pappen
C  – Adolf Hitler 
D  – Albert Speer

Um comentário:

  1. C.
    Em setembro de 1923, o chanceler Gustav Stresemann (que substituíra Cuno) declarou o fim da ‘resistência passiva’ e acedeu a negociar com os franceses. Esta medida provocou um grande descontentamento em alguns políticos e setores da população, que promoveram movimentos golpistas contra o governo, como a rebelião bávara dirigida por Von Kahr, que, a 26 de setembro de 1923, proclamou o estado de emergência na Baviera e se outorgou de poderes ditatoriais. É neste cenário que surge Adolf Hitler, líder do Partido Operário Nacional-Socialista da Alemanha (NSDAP, na sua sigla alemã), que a 8 de novembro irrompe na cervejaria Burgerbraukeller, em Munique, onde estava reunido o governo de Von Kahr, para impor o seu próprio governo. Contudo, o putsch seria desmantelado no dia seguinte e Hitler foi detido e julgado em abril de 1924.”

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-