sexta-feira, 15 de março de 2013

Testemunho do PRÉ-SAL

Em 1978, eu, Carlos Galani dos Santos, trabalhei em uma plataforma marítima de prospecção de petróleo na bacia de Santos. A concessão da área era da British Petroleum, a plataforma era da Pennzoil e a firma em que eu trabalhava, como Auxiliar de Geólogo, era a Oil, (Ocean Inchcape do Brasil).

A plataforma tinha o nome de SEDCO 706. A base era em São Sebastião, de onde saía o helicóptero que nos levava para a plataforma. O tempo de voo era de uma hora e distava aproximadamente 200 KM, já na beira da plataforma continental do Brasil. Com tempo bom se avistava da plataforma a claridade da cidade do Rio de Janeiro em noites claras. Estas informações são para que se situem na localização aproximada.

Pois bem, meu trabalho consistia em recolher amostras coletadas das brocas de perfuração, tratá-las e analisá-las quanto à presença de carbono, o que indicaria a possibilidade de haver ou não petróleo naquele furo. E, sim, havia carbono em quase todos os furos que eram feitos. Mas, a profundidade em que eram encontrados estes indícios da possibilidade de haver petróleo tinham uma lâmina d’água na média de 176 metros e os furos eram todos com mais de 3.000 metros!!! Foram centenas de furos e todos devidamente marcados quanto à localização e lacrados com cimento, pois não havia na época tecnologia para que se retirasse o petróleo em segurança, como não temos até hoje.

Imaginem a minha indignação quando este desgoverno começou a usar estas informações como se fossem "novidades" descobertas por "elles" em... 2005!!

De lá para cá iludiram o país inteiro, com a conivência dos políticos, que certamente também tinham estas informações que lhes passo aqui, com a possibilidade, ainda impossível, do país ficar "rico" com este petróleo inviável economicamente, ao menos no atual momento.

Era isto que tinha para dizer, meu testemunho de que nosso governo mente, e mente em tudo o mais, inclusive quando se diz "democrático", pois sabemos que o viés é totalitário. Mentem somente... lastimavelmente...
Título, Imagem e Texto: Carlos Galani dos Santos, 15-03-2013

4 comentários:

  1. Eu conheci a Plataforma na década de 80 com a VOTEC que operava com seus helicópteros as plataformas da Bacia de Santos com a Petrobrás.
    Voamos num helicóptero Sirkosky 61 saindo de São Sebastião com duração de uma hora sobre o mar.
    Iam conosco o presidente ou o diretor da British Petrolium e o da Pennzoil e o da Pecten e suas respectivas esposas.
    Tudo o que você diz aqui é a verdade.
    Então vem o PTralha Mor Lula, e fala essa mentirada para que Dilma ganhasse as eleições.
    Agora quero ver como se manterão na mentira.
    Estão gastando um dinheiro sobre o pré-sal que levarão mais uns 10 à 20 anos no minimo para ter a tecnologia para a perfuração nessa profundidade. O Brasil é dos que estão adiantados.
    Nem a Noruega que detém tecnologias para profundidade ainda não chegou lá.
    Parabéns pelas verdades ditas aqui.
    M. Clark

    ResponderExcluir
  2. Os pocos que voce mencionou sao certamente pocos do pos-sal na bacia de campos, esses ja produzem a muito tempo. 80% do petroleo brasileiro vem de pocos semelhantes ao poco citado por voce.
    O pre-sal esta sendo perfurado em laminas d'agua que variam de 1500m a 2000m de profundidade. O petroleo esta localizado a profundidades que variam de 4500m a 7000m.
    Outra: o petroleo do pre-sal esta em reservatorios carbonaceos, de microbiolito. Os reservatorios descobertos na bacia de campos na decada de 70 sao praticamente todos em arenito.

    ResponderExcluir
  3. Meus caros

    Em 2009 participei de uma palestra de uma empresa offshore Thecnip onde se dizia na época que estavam estudando ainda a melhor.forma de.exportar.o óleo.?????
    Nessa época o MOLUSCO FILHO DE UM PUTA já dizia aos 4 cantos que o présal já era comercializado.
    Mentiroso canalha

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-