sexta-feira, 9 de março de 2018

QUIZ: Tratado de Versalhes

Período entre as guerras
1918-1939

Após a Primeira Guerra Mundial, desmoronou-se o velho sistema de impérios dinásticos da Europa. Enquanto o Velho Continente procurou reorganizar-se mediante a realização de conferências de paz, os Estados Unidos declararam-se isolacionistas e usufruíram de uma década de bem-estar econômico, antes de mergulharem numa grave crise que viria a ter repercussões mundiais. Nos anos 30, face ao mal-estar de uma população empobrecida e desempregada, a ideologia dos partidos antidemocráticos difundiu-se e ganhou seguidores.

Qual destes países não participou na redação do Tratado de Versalhes, que consagrou a vitória aliada na Primeira Guerra Mundial e exigiu indenizações pela mesma?


A  – Irlanda
B  – Alemanha
C  – Estados Unidos 
D  – Reino Unido

Um comentário:

  1. D
    A 28 de junho de 2019 foi assinado o Tratado de Versalhes, preparado na Conferência de Paz realizada em Paris entre janeiro e junho do mesmo ano. Contudo, nessa conferência não foi permitida a participação da Alemanha, a grande derrotada, que foi também obrigada a aceitar toda a responsabilidade moral e material pelos danos causados pela guerra. Foram-lhe impostas condições duríssimas: a perda de todas as colônias; a devolução da Alsácia e da Lorena à França; entrega à Polônia de Poznan, de parte da Alta Silésia e da Prússia Oriental; o pagamento de grandes indenizações aos países vencedores; e a redução do seu exército, em número e armamento, entre outras reparações. Apesar de tudo, concluída a assinatura do tratado, o presidente francês Clemenceau afirmou: ‘Assinou-se a paz’.”

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-