segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Le saccage de l'Europe – Episode 1: Bruxelles


Relacionados: 

Nas ruas em Lisboa, a favor e contra a imigração
Qual a intenção desta matéria "jornalística"? 
Montenegro na ONU: Foi para isto que votei AD? 
Brigitte Bardot fête ses 90 ans : « On était moins emmerdés avant, désormais la liberté a disparu »
Um adulto na ONU 
Vous n'êtes jamais sorti au métro la Chapelle à Paris ? Vous devriez : dépaysement garanti ! 
Fascisme et antifascisme, deux grands sacs vides 
[Livros & Leituras] Front Populaire, nº 18

Manifestação em BH pediu impeachment de Moraes e contou com a presença de deputados e senadores

Movimento que começou em SP já ganha força em outras cidades

Redação Timeline

Manifestantes se lotaram BH no domingo (29), em um movimento que começou de forma tímida em São Paulo e agora ganha força em Belo Horizonte e outras capitais, pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A manifestação, organizada inicialmente pelo jornalista e analista Marco Antônio Costa, contou com a presença de políticos e figuras públicas de destaque. 

Entre os participantes, estavam os deputados Nicolás Ferreira, Marcel Van Hattem Bia Kicis, além dos senadores Cleitinho e Eduardo Girão. Os discursos emocionados de Ferreira e do jornalista Allan dos Santos destacaram a situação das vítimas dos eventos de 8 de janeiro, que continuam enfrentando processos judiciais. “As vítimas não serão esquecidas”, declarou Ferreira, enquanto dos Santos criticou a postura do STF em relação a presos políticos e ativistas. 

Pressionada pelo regime Biden, Meta interdita redes noticiosas russas nas suas plataformas

Paulo Hasse Paixão

O gigante tecnológico norte-americano Meta, que detém o Facebook e o Instagram, proibiu definitivamente várias redes noticiosas russas, incluindo a RT. Desde a escalada do conflito na Ucrânia em 2022, a Meta tem vindo a cooperar com a proibição da RT imposta pela UE e outras nações ocidentais, mas a censura chegou agora aos Estados Unidos.

Num comunicado emitido na semana passada, a empresa disse que a suspensão dos meios de comunicação russos nas suas aplicações se deve a uma alegada “atividade de interferência estrangeira” e seria implementada globalmente nos próximos dias.

Esta interdição resulta da e compagina com a decisão do governo federal dos EUA de sancionar a RT, com o Secretário de Estado Antony Blinken a afirmar que este meio de comunicação está “a funcionar factualmente como um braço dos serviços secretos [russos]”. Os responsáveis norte-americanos têm manifestado a sua frustração com o papel da RT na oferta de uma alternativa às narrativas apoiadas por Washington sobre assuntos internacionais.

Na sequência das declarações de Blinken, o porta-voz do Departamento de Estado, Jamie Rubin, disse isto aos jornalistas:

“Uma das razões – não a única – pelas quais grande parte do mundo não tem apoiado totalmente a Ucrânia como seria de esperar, uma vez que a Rússia invadiu a Ucrânia e violou a regra número 1 do sistema internacional – é devido ao vasto âmbito e alcance da RT, onde a propaganda, a desinformação e as mentiras são difundidas a milhões, se não biliões, em todo o mundo.”

Continue lendo no » ContraCultura

Relacionados: 
Rendição incondicional: Telegram vai entregar dados dos utilizadores aos governos 
Five Lessons That Russian Can Learn From The Latest Israeli-Lebanese War 
Russia Rebuked The Hawks By Confirming That It Won’t Test Nukes Unless The US Does So First 
The Resumption Of Russian-IMF Ties Is An Opportunity To Correct Alt-Media’s Perceptions 
‘A repressão dos EUA à mídia russa revela o medo e a insegurança de um império em declínio’, diz ex-analista da CIA 
Korybko afirma que Ocidente ataca RT porque não consegue mais controlar a narrativa global 
EUA acusam mídia russa de espionagem para justificar violação da lei internacional, diz jurista

Rio: semana começará com calor intenso; máxima pode se aproximar dos 40ºC

O tempo permanecerá firme até quarta-feira, quando uma frente fria deve atingir a região metropolitana, trazendo um alívio para o calor

Victor Serra

A próxima semana promete variações significativas no clima do Rio, com uma mistura de calor intenso e a chegada de uma frente fria. O domingo já deu uma amostra do que está por vir, com as temperaturas elevadas indicando uma semana de extremos.

O tempo permanecerá firme até quarta-feira, quando uma frente fria deve atingir a região metropolitana, trazendo um alívio para o calor. Na segunda-feira (30/9), os termômetros marcarão uma máxima de 31°C, aumentando para 37°C na terça-feira (1/10). Na quarta-feira (2/10), o pico do calor será sentido com temperaturas atingindo os 39°C, nas áreas mais quentes da cidade.

A partir de quinta-feira (3/10), o Rio deverá ter uma leve queda nas temperaturas devido à chegada da frente fria, que deve passar de forma rápida pelo estado, trazendo instabilidade e chuva fraca para a sexta-feira (4/10).

Título e Texto: Victor Serra, Diário do Rio, 29-9-2024; Foto: Daniel Martins 

Tradicional restaurante fecha as portas na Cinelândia depois de mais de 70 anos

Spaghettilândia, conhecido por receber artistas e políticos, está anunciando a venda do imóvel


Gabriel Salotti

Fundado em 1947, o tradicional restaurante de massas Spaghettilândia, no cruzamento das ruas Álvaro Alvim e Embaixador Regis de Oliveira, na Cinelândia, fechou as portas. Conhecido pela boa comida, sempre servida em generosas porções e o preço em conta, o estabelecimento, que fica bem próximo ao centenário Amarelinho e ao histórico Teatro Rival, testemunhou mais de sete décadas de efervescência cultural na região, sendo frequentado por políticos, artistas e trabalhadores de prédios comerciais do Centro. Agora, um cartaz na porta anuncia a venda do imóvel.

Com o esvaziamento econômico do Centro, o local passou a dar sinais de decadência nos últimos anos. O funcionário público aposentado Carlos Gil Monteagudo, de 80 anos, guarda muitas memórias do restaurante. Ele conta que gostava de ir ao local desde a adolescência. Além disso, sempre que encontrava oportunidades almoçava no restaurante acompanhado de Margarida, sua mulher de 74 anos, durante passeios pelo Centro do Rio. Carlos Gil gostava do canelone e ela, da lasanha.

"Na última vez que eu estive no Spaghettilândia com a Margarida, o restaurante estava cheio. Dá uma pena danada. Esses lugares são importantes, até para a memória do carioca", lamentou o aposentado.

Nas ruas em Lisboa, a favor e contra a imigração

Foto: Divulgação/Chega!

Mafalda Ganhão

Arranca uma nova semana, com seguramente muito para escrever sobre o Orçamento de Estado e sobre o evoluir das guerras - temas que continuam a marcar a atualidade - mas ao início da manhã sobram ainda os ecos das manifestações que aconteceram este domingo em Lisboa e das declarações políticas do fim de semana.

Um novo protesto, os slogans do costume. Em Lisboa, neste domingo, desfilaram centenas na manifestação contra a imigração, organizada pelo Chega. Contra a “imigração descontrolada”, precisou a organização, tendo voltado às ruas frases como “Volta para a tua terra!” e “Nem mais um imigrante ilegal”. Mas na Alameda D. Afonso Henriques, como o Expresso conta na reportagem publicada, couberam todo o tipo de queixas, mesmo as que pareciam errar o alvo: o estado da economia, o peso dos impostos, a falta de condições dos lares e o mau funcionamento dos hospitais…

Entre os participantes, algumas diferenças: muitos com a preocupação assumida de se demarcarem do rótulo de racistas, outros sem qualquer reserva de assumir posições mais extremas e gritar “Remigração é solução”, o termo que defende o reenvio de todos os imigrantes que não sejam etnicamente europeus, e mesmo os seus descendentes nascidos na União Europeia.

Na tarde de ontem, houve momentos de tensão, com duas pessoas a serem detidas, e houve discurso do líder do Chega. Para André Ventura, este foi o “tiro de partida” para um movimento de “reconquista da identidade nacional”.

FC Porto bate facilmente o Arouca (4-0) e segura segundo lugar da I Liga

Lusa

O FC Porto goleou hoje o Arouca por 4-0, em jogo da sétima jornada da I Liga de futebol em que os arouquenses acabaram reduzidos a 10 ainda na primeira parte, numa altura em que se mantinha o nulo.

Os 'dragões', que somaram a terceira vitória seguida para o campeonato, iniciaram a goleada no arranque da segunda parte, por Samu, aos 49 minutos, tendo Nico González (51) [foto], Galeno (57) e Deniz Gül (85) dado expressão à goleada, perante um Arouca que até tinha vencido fora na última ronda, mas viu o turco Güven Yalçin praticamente deitar por terra as aspirações de sair com um bom resultado do Porto, ao ser expulso, com segundo amarelo, em cima do intervalo.

Foto: Manuel Fernando Araújo/EPA

Com o triunfo, o FC Porto mantém o segundo posto no final desta sétima jornada, com 18 pontos, menos três do que o comandante e campeão em título, Sporting, enquanto o Arouca ocupa para já o 14º lugar, com seis pontos.

Título e Texto: Agência Lusa, Diário de Notícias, 29-9-2024, 20h04

Five Lessons That Russian Can Learn From The Latest Israeli-Lebanese War

Andrew Korybko

These lessons are:

1) prioritizing military goals over political ones;

2) the importance of superior intelligence;

3) insensitivity to public opinion;

4) the need for one’s “deep state” to be fully convinced of the ongoing conflict’s existential nature; and

5) practicing “radical decisiveness”.

The latest Israeli-Lebanese War and the Ukrainian Conflict are so different from one another as to be practically incomparable, but Russia can still learn some general lessons from Israel if it has the will. The first is that prioritizing military goals increases the chances of achieving political ones. Russia’s special operation continues to be characterized by self-restraint, which is influenced by Putin’s magnum opus “On the historical unity of Russians and Ukrainians”, unlike Israel’s conduct in its war with Lebanon.

The expectation was that the lightning-fast on-the-ground advances during the opening stage of the conflict would coerce Zelensky into agreeing to the military demands that were made of him. The only miniscule collateral damage that would have occurred could have then facilitated the process of Russian-Ukrainian reconciliation. This plan was predicated on Zelensky’s capitulation, which didn’t happen. Instead, he was convinced by former British Prime Minister Boris Johnson to keep fighting.

Israel never thought that a lasting deal is possible with Hezbollah, unlike what Russia thought and arguably still thinks is possible with Ukraine’s post-“Maidan” authorities, which is why Tel Aviv would never take a page from Moscow’s playbook by carrying out “goodwill gestures” in pursuit of that. From Israel’s perspective, political goals can only be achieved after a military victory, not the inverse like Russia believes with regard to the notion that a political victory can lead to the attainment of military goals.

Vasco luta com um a menos e segura empate com o Cruzeiro no Mineirão

Jogo foi marcado pela lesão de David e grandes defesas de Léo Jardim

Lance!

Vasco e Cruzeiro empataram por 1 a 1 em confronto válido pela 28ª rodada do Brasileirão, no Mineirão. A partida foi marcada pelo equilíbrio e teve um pouco de tudo: sem David, que lesionou o joelho no início da partida, o Gigante da Colina contou com Vegetti para abrir o placar, mas sofreu o empate com um cabeceio do zagueiro Zé Ivaldo. Destaque no meio de campo do time, Mateus Carvalho foi expulso pelo árbitro na reta final da partida.

Foto: Gilson Lobo/AGIF

Cruzeiro 1x1 Vasco: como foi o jogo?

O Vasco foi a campo com novidades, em especial, a volta de Philippe Coutinho à equipe titular. O Gigante da Colina começou a partida com o susto: aos 12 minutos, o atacante David sentiu uma lesão após dividida com Mateus Vital, do Cruzeiro, e foi substituído por Jean David. Apesar da baixa, o time fez um primeiro tempo sólido e não se deixou envolver pela Raposa, dona da casa. Na reta final do primeiro tempo, Pablo Vegetti foi oportunista e abriu o marcador para o Gigante da Colina aproveitando o rebote de Cássio.

O gol coroou um primeiro tempo valente do Vasco, que mesmo atuando como visitante, voltou para o vestiário com mais finalizações a gol que o Cruzeiro (9 a 5). Com o tento, o argentino alcançou Bahianinho (Portugal) e Alfredo González (Argentina) como o quatro maior artilheiro estrangeiro da história do clube, com 29 gols marcados.

Já no segundo tempo, o Cruzeiro passou a levar mais perigo e conquistou o empate em um cabeceio indefensável de Zé Ivaldo, que marcado por Lucas Piton, foi soberano após cruzamento de Barreal. Com o gol sofrido, Paiva optou por mexer no time: Coutinho e Hugo Moura saíram para a entrada de Paulo Henrique e Sforza. A modificação adiantou Puma Rodríguez, que passou a atuar como um ponta, enquanto Jean David assumiu o papel centralizado.

[Sétima Arte] As duas torres


O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (no original em inglês, The Lord of the Rings: The Two Towers) é um filme de aventura e fantasia, segunda parte da adaptação cinematográfica da trilogia literária de J. R. R. Tolkien.

Seguindo o exemplo de The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (no Brasil, A Sociedade do Anel e em Portugal, A Irmandade do Anel), conquistou a crítica, atingindo 95% de aprovação no Rotten Tomatoes, mais do que o antecessor que chegou a 91%. Também agradou ao público, faturando mais de US$ 947 milhões mundialmente, sendo US$ 342 milhões somente nos Estados Unidos. Atualmente ocupa a 56° maior bilheteria de todos os tempos. Wikipédia.

No IMDb: 8,8

domingo, 29 de setembro de 2024

Mais CENSURA do Facebook!


Relacionados: 
#ForaMoraes – Manifestação na Praça da Liberdade, Belo Horizonte, domingo, 29 de setembro de 2024
Os nossos partidos da farra 
27-9-2024: Oeste sem filtro – Moraes nega desbloqueio imediato do X e impõe mais exigências 
Revista Oeste, nº 236: Carta ao leitor 
[Foco no fosso] Refrescando a memória 
26-9-2024: Oeste sem filtro – Lula dá vexame em Nova Iorque + Militante de extrema-esquerda defende a extinção de Israel 
25-9-2024: Oeste sem filtro – Moraes será denunciado nos EUA + Jornalistas da EBC entram em greve 
Acadêmicos escrevem carta contra a censura brasileira 
Um adulto na ONU 
Facebook REMOVE o compartilhamento da postagem "24 de setembro de 2024 entrará para a história nefasta do finado Direito no Brasil"

#ForaMoraes – Manifestação na Praça da Liberdade, Belo Horizonte, domingo, 29 de setembro de 2024


#ForaMoraes 

Relacionados: 
Os nossos partidos da farra 
27-9-2024: Oeste sem filtro – Moraes nega desbloqueio imediato do X e impõe mais exigências 
Revista Oeste, nº 236: Carta ao leitor 
[Foco no fosso] Refrescando a memória 
26-9-2024: Oeste sem filtro – Lula dá vexame em Nova Iorque + Militante de extrema-esquerda defende a extinção de Israel 
25-9-2024: Oeste sem filtro – Moraes será denunciado nos EUA + Jornalistas da EBC entram em greve 
Acadêmicos escrevem carta contra a censura brasileira 
Um adulto na ONU

Os nossos partidos da farra

Veteranos da política brasileira e a ascensão de uma nova geração de líderes


Luís Ernesto Lacombe

É impossível apontar no Brasil um partido conservador. O PL não é... Ou a maior parte dos filiados à legenda não tem nada a ver com o conservadorismo. Apesar do nome, o PL também não pode ser considerado um partido liberal... Quem mais se aproxima do liberalismo – agora que já não há mais um João Amoêdo transfigurado no comando – é o Partido Novo.

Uma passada de olhos pela lista de 29 partidos registrados no TSE comprova a dificuldade tremenda que é definir o que cada um defende, suas bandeiras, sua linha ideológica. O que temos, quase sempre, são os “sacos de gatos”, uma reunião de oportunistas e egoístas. A maioria da nossa “classe política” não é formada verdadeiramente por políticos. O que encontramos em grande número são negociantes, barganhistas, vendilhões.

Eles só querem se dar bem, se entregar a negociatas, mamatas, falcatruas, velhacaria. Não há preocupação genuína com o bem do Brasil e dos brasileiros. Infelizmente, tem sido assim desde o início da nossa República. Virou uma tradição contra a qual os protestos invariavelmente são tímidos. E parece não haver Justiça capaz de expurgar essa gente, ou fazê-la se arrepender, pedir perdão e se endireitar.

Nossos partidos políticos são praticamente um balcão de negócios, e há muito dinheiro nisso, cada vez mais... O orçamento para o Fundo Eleitoral praticamente dobrou em 2024, são quase R$ 5 bilhões. E ainda tem o Fundo Partidário, de R$ 1,2 bilhão. Quem banca tudo isso são os pagadores de impostos. Eles sustentam as máquinas comandadas por gente como Baleia Rossi, presidente do MDB, Valdemar Costa Neto, do PL, Gilberto Kassab, do PSD, Gleisi Hoffmann, do PT, Antônio de Rueda, que assumiu a presidência do União Brasil no lugar de Luciano Bivar, e André Figueiredo, que substituiu Carlos Lupi no comando do PDT.

[Antigamente] Nerso da Capitinga


Anteriores: 
Praia de Copacabana, 1974 
Paris, 1957 
Charles de Gaulle 
3 em 1 + 1 
Meu nome é Enéas 
Cantinflas

Qual a intenção desta matéria "jornalística"?

Macaco-prego é flagrado “roubando” bolo em apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro

Cena inusitada de macaco-prego furtando bolo viraliza na internet; biólogo alerta para os riscos da interação entre fauna e ambiente urbano

Quintino Gomes Freire


Um morador do bairro da Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, registrou uma cena inusitada: um macaco-prego foi flagrado “roubando” um bolo de um apartamento. O animal, equilibrando-se no parapeito de um prédio, carregava a embalagem com o bolo enquanto fugia em direção a uma árvore. Em um momento curioso, o primata parou para tentar abrir a embalagem, mas logo desistiu e seguiu seu caminho. Ao chegar à árvore, outro macaco, que parecia ser seu “comparsa”, estava à espera. A situação foi compartilhada na internet, onde rapidamente viralizou. A informação sobre o meliante símio é do O Globo.

O vizinho que presenciou o “roubo” se divertiu com o ocorrido. “Alguém vai ficar sem bolo!”, brincou o morador, gargalhando enquanto gravava a cena.

Izar Aximoff, biólogo especialista em fauna urbana, explicou que o comportamento do macaco-prego, típico de áreas de Mata Atlântica, é impulsionado por sua curiosidade natural e busca por alimentos. Entretanto, ele alerta que essa interação com o ambiente urbano pode ser perigosa para a espécie.

Estrutura de posto de gasolina desaba na Freguesia

Dois carros foram atingidos, segundo a Defesa Civil Municipal

O Dia


Parte do teto de um posto de gasolina desabou, na madrugada deste sábado (28), na Freguesia, Zona Oeste do Rio. Dois carros, sendo que pelo menos um deles estava abastecendo quando a estrutura cedeu, foram atingidos. O incidente, porém, não deixou feridos.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, militares do quartel de Jacarepaguá foram acionados por volta de 1h24 para atuar na ocorrência, que aconteceu na Rua Comandante Rubens Silva, perto da esquina com a Rua Tirol, local de grande movimento de pessoas e veículos.

A Defesa Civil Municipal apura as causas do incidente, que até o momento são desconhecidas. Agentes do órgão interditaram a área de projeção da cobertura preventivamente com uma fita. Durante a vistoria, a energia do posto estava desligada e as bombas de combustível sem alimentação, ou seja, sem riscos de explosão.

No início desta tarde, máquinas trabalhavam para remover a estrutura. Um reboque também foi chamado para retirar o veículo atingido.

Título e Texto: Redação, O Dia, 28-9-2024, 13h13/Fotos: Renan Areias/O Dia

FC Porto obrigado a vencer hoje Arouca para recuperar segundo lugar isolado

O FC Porto está obrigado a vencer hoje na recepção ao Arouca para voltar ao segundo lugar isolado da I Liga de futebol, em encontro da sétima jornada da prova

Lusa


Já depois de Sporting, líder isolado com 21 pontos, resultantes de sete triunfos em outros tantos, e Benfica, que ascendeu provisoriamente ao segundo posto, terem vencido os respetivos compromissos desta ronda, os 'dragões' estão obrigados a vencer hoje para manterem o segundo lugar que ocupavam no arranque desta ronda.

Além do FC Porto-Arouca, a sétima ronda conhece hoje mais três encontros: Famalicão-Nacional, Santa Clara-Boavista e Sporting de Braga-Rio Ave.

Onde é? Qual o nome? 😉

[As danações de Carina] Esse meu outro ‘eu’ desconhecido

Carina Bratt

DESDE CRIANÇA, sempre ouvi histórias sobre a dualidade da alma. A ideia de que, dentro de nós, existe um ‘outro eu’ que pode ser totalmente diferente do que mostramos ao mundo me fascinava. Aliás, perdão, acima me tudo, ainda agora me tira do sério. No entanto, foi só na adolescência que comecei a perceber a profundidade desse conceito. Em momentos de reflexão, às vezes me pego pensando em quem euzinha realmente sou. Existe uma parte de mim que é tímida e introspectiva, que se esconde atrás de sorrisos e conversas superficiais. Esse ‘eu’ é um observador. Alguém que sente tudo com uma intensidade quase dolorosa, mas que evita se expor.


Ao mesmo tempo, há um outro ‘eu’ que anseia por liberdade e autenticidade, que quer gritar suas verdades e se conectar profundamente com os outros. O confronto entre esses dois ‘eus’ é como uma dança de esqueletos em sintonia desconexa, ou pior, destoada da ausência de entrosamento. Em dias mais leves, a confiança prevalece permitindo que eu me expresse plenamente. Mas, em dias mais pesados, a timidez assume o controle, criando um abismo entre quem sou e quem as pessoas acreditam que eu seja na verdadeira acepção da palavra. É nesse espaço entre o visível e o oculto que o meu ‘eu desconhecido’ habita. Refletindo sobre isso, percebo que o autoconhecimento é uma jornada de caminhada constante.

Em cada interação, em cada novo desafio, descubro vislumbrada fragmentos desse meu ‘eu’ escondido. São revelações sutis: uma ideia que surge durante uma conversa, um desejo que me invade ao olhar para o céu, uma emoção que me surpreende em meio ao cotidiano. Cada pequena descoberta me aproxima do que sou de verdade, mas também me lembra de como é fácil se perder nas expectativas alheias. Às vezes, minhas amigas e leitoras de todos os domingos, sinto um medo tétrico de explorar esse outro ‘eu.’ E se, ao revelá-lo, eu desapontar as pessoas ao meu redor? Ou a mim mesma? Pior é desapontar a mim mesma. Essa dúvida cruel pode ser paralisante, mas também, cá entre nós, é um convite ao crescimento.

Afinal, é na vulnerabilidade que encontramos o que os entendidos em maluquices e conexões consideradas genuínas seguram pelos cabelos o ponto ‘G.’ Quando nos permitimos ser autênticos, mesmo que isso signifique expor nossas fraquezas publicamente, criamos espaço para que os outros façam o mesmo. A busca por meu outro ‘eu’ desconhecido dentro de mim, é, portanto, um exercício de coragem. À medida que me aventuro por esse território inexplorado, percebo que não estou sozinha. Todos nós temos nossos mistérios e inseguranças. Em última análise, essa jornada não é apenas sobre descobrir quem sou, mas sobre abraçar a complexidade da condição humana. Melhor dito, da minha condição humana.

sábado, 28 de setembro de 2024

Fêmea de lagarto teiú de 1,5m é encontrada “descansando” dentro de casa no interior do Rio de Janeiro

Animal foi capturado por agentes ambientais do Inea e solto na região do Parque Estadual Pedra Selada

Quintino Gomes Freire

Uma fêmea de lagarto teiú, medindo cerca de 1,5 metro, foi encontrada descansando no quarto de uma casa na vila Visconde de Mauá, município de Resende, interior do Rio de Janeiro. O local fica próximo ao Parque Estadual da Pedra Selada (PESPS), e o caso foi registrado na tarde de quinta-feira, 26 de setembro.

A moradora, ao perceber a presença do réptil, acionou rapidamente os agentes ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que foram ao local para realizar o resgate. Quando as equipes chegaram, o lagarto estava calmo e foi cuidadosamente capturado e colocado em uma caixa de madeira. O animal foi posteriormente devolvido ao seu habitat natural, nas proximidades do parque.

De acordo com o gestor do parque, Carlos Dário, o lagarto está sob suspeita de gestação, pois apresentava o abdômen dilatado, indicando que estava prestes a botar ovos. “É comum que os teiús apareçam de surpresa nas casas, e nesse caso, ela estava procurando um abrigo seguro para depositar seus ovos,” explicou Dário.

Sobre os teiús:

27-9-2024: Oeste sem filtro – Moraes nega desbloqueio imediato do X e impõe mais exigências



#ForaMoraes

Relacionados: 
Revista Oeste, nº 236: Carta ao leitor 
[Foco no fosso] Refrescando a memória 
26-9-2024: Oeste sem filtro – Lula dá vexame em Nova Iorque + Militante de extrema-esquerda defende a extinção de Israel 
25-9-2024: Oeste sem filtro – Moraes será denunciado nos EUA + Jornalistas da EBC entram em greve 
Acadêmicos escrevem carta contra a censura brasileira 
Um adulto na ONU 
Facebook REMOVE o compartilhamento da postagem "24 de setembro de 2024 entrará para a história nefasta do finado Direito no Brasil" 
24 de setembro de 2024 entrará para a história nefasta do finado Direito no Brasil

[Versos de través] Queima das Fitas, Coimbra, 1967: “Poema”

Meu olhar brilha mais quando te avisto  
poema iluminado. Saberia
traduzir os motivos porque existo:
sonhos, amor, e muita fantasia.

Vivendo deste modo, assim, persisto
em tirar chamas da parede fria
que tens no coração. Perco-me nisto,
buscando a solução do dia a dia.

Neste amor que te dou e que me prende,
poesia que tão pouca gente entende,
tento rimar desgraça com ventura.

No meu poema triste, sem remédio,
entre sonhos, espantos, dor e tédio,
procuro Deus e perco-me na Altura.

Antínea, Faculdade de Direito

Anteriores: 
Queima das Fitas, Coimbra, 1967: “A uma criança só” 
Queima das Fitas, Coimbra, 1967: “Sinal da Cruz” 
[Versos de través] Queima das Fitas, Coimbra, 1967: "A uma estrela" 
Teu riso 

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Revista Oeste, nº 236: Carta ao leitor

A boa vida de Sérgio Cabral e a perseguição aos presos do 8 de janeiro estão entre os destaques desta edição 


O Supremo Tribunal Federal tem se empenhado em uma disputa interna para eleger o momento mais torpe de sua história — e a briga é cada vez mais acirrada. O inquérito das fake news, um dos favoritos, ganhou mais pontos nesta semana, graças ao penúltimo capítulo (sempre haverá mais um) do calvário imposto ao ex-deputado federal Daniel Silveira. 

Condenado a mais de oito anos de prisão por ter feito alusões insultuosas a ministros do STF, o ex-parlamentar viu recusado o pedido de progressão de pena, apesar do parecer favorável da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro. Alexandre de Moraes achou indispensável formular mais dez perguntas ao prisioneiro. Uma delas quer saber se o “examinado tem consciência moral e social” — seja lá o que isso signifique. 

Silveira enfrenta um martírio semelhante ao de Filipe Martins, ex-assessor para assuntos internacionais de Jair Bolsonaro. Martins foi mantido no cárcere por seis meses, ao longo dos quais apresentou sucessivas provas de inocência. Deixou a cadeia em agosto, mas continuou preso a uma tornozeleira eletrônica. 

Na mesma situação está uma mulher de 33 anos, capturada junto com outros 1,5 mil brasileiros acusados de participação nos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Embora naquele dia não tenha saído da frente do quartel onde estava acampada, foi “enjaulada na Colmeia, em companhia de alguns culpados e centenas de inocentes”, relata Cristyan Costa. Hoje ela sobrevive no regime de meia-liberdade criado pelo STF. 

Montenegro na ONU: Foi para isto que votei AD?

Alberto Gonçalves comenta o discurso de Luís Montenegro nas Nações Unidas

Clique na imagem

Me espantou a surpresa, ou me surpreendeu o espanto do jornalista Alberto Gonçalves: Esta AD nada tem de Direita, é uma pobre direita consentida, pela esquerda.

Vale lembrar que o atual presidente da República é do PSD, consentido.

Duda & Zelensky Might Be Cooking Up A False Flag Provocation At A Ukrainian Nuclear Power Plant

Andrew Korybko

Their complementary rhetoric over the past week and the specific context in which it was spewed compellingly suggests that they’re colluding to create the pretext for uniformed Polish troops to enter Ukraine

Polish President Andrzej Duda declared that his country “will need to intervene immediately and bring in experts” should Russia attack Ukraine’s nuclear power plants (NPP) in Rivne and Khmelnitsky Regions. This follows his Foreign Minister Radek Sikorski proposing in early September that Poland should protect these facilities, which was analyzed here, and coincides with Zelensky fearmongering about such Russian attacks. These developments are unfolding amidst the Donbass front’s deterioration.

Russia continues to approach the pivotal city of Pokrovsk, whose capture could be a game-changer as explained here, and even the hawkish Czech President has begun talking about how Ukraine must accept that some of the territory that it claims as its own will “temporarily” remain under Russian control. The British Armed Forces Minister also recently complained about their country’s “threadbare” stockpiles after it already sent everything it could spare to Ukraine. Everything is looking very bad for Kiev.

Instead of seizing the moment to negotiate a ceasefire for averting the front’s collapse, however, the West is considering the serious escalation of allowing Ukraine to use its long-range arms for striking deep inside of Russia. Their calculation is that it’s better to “escalate to de-escalate” on more of the West’s terms than to accept a ceasefire that would be on more of Russia’s terms. This is dangerous though since it could provoke nuclear retaliation from Russia under certain circumstances as explained here.

Even if the West holds back out of fear of the aforesaid scenario, then it might still go through with what’s shaping up to be the backup plan of a false flag provocation at a Ukrainian NPP in order to serve as the pretext for dispatching their conventional forces into the country. Duda and Zelensky seem to be colluding to this end as suggested by their complementary rhetoric over the past week, which could serve to salvage some of the West’s geopolitical project if Russia achieves a military breakthrough.

São Cosme e Damião: tradição dos doces e herança cultural enchem as ruas do subúrbio do Rio de Janeiro

Celebração mistura fé, história e doçura em homenagem aos santos gêmeos, atraindo crianças e mantendo viva uma tradição secular

Quintino Gomes Freire

Crianças pelas ruas, sacos de doces e uma alegria contagiante. Assim é o dia de São Cosme e Damião, celebrado principalmente no Rio de Janeiro, com distribuição de guloseimas que enche as ruas de cor e doçura. A data, que ocorre em 27 de setembro, tem origem religiosa, mas hoje ultrapassa as fronteiras da fé, tornando-se uma tradição popular no estado. Embora a Igreja Católica tenha designado o dia 26 de setembro para a celebração litúrgica dos santos, o dia 27 é o marco da festa nas ruas, especialmente para as crianças.

Cosme e Damião, irmãos gêmeos que viveram no século III, nasceram na região da Ásia Menor, atual Síria. Eles eram médicos e, segundo relatos, praticavam a medicina sem cobrar pelos seus serviços, o que os tornou conhecidos como protetores dos pobres e enfermos. Perseguidos pelo imperador romano Diocleciano, por volta do ano 300, foram condenados à morte após sobreviverem a diversas tentativas de execução. A história de sua bondade e dedicação à cura os elevou ao status de santos pela Igreja Católica.

“Cosme e Damião são figuras importantes tanto na tradição católica quanto nas religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, onde são sincretizados com os orixás infantis conhecidos como Ibeji,” explica o historiador João Martins. A celebração, inicialmente restrita ao campo religioso, expandiu-se, tornando-se uma prática cultural que encanta gerações de crianças, especialmente nas Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, onde a tradição de distribuir doces ainda é forte.

Tradição secular de distribuição de doces

Ganso afogado

Aparecido Raimundo de Souza

ESTOU TENDO um caso com a Arno. Arno não é uma moça qualquer. É diferente. É linda, bonita, magrinha como gosto, esperta, elétrica e despachada... quando está ligada no que precisa ser feito, parece chegar a 220 volts. Não estou falando de uma dondoca qualquer. Faço referência à Arno, a Enceradeira de mamãe. Ela não sabe ainda da minha loucura. Coisa antiga, desde o abençoado dia em que papai a trouxe aqui para casa. Tudo começou numa tarde de sábado, quando Ambrosina, a nossa empregada, depois de escravizar à pobrezinha, fazendo com que trabalhasse duro, lustrando os assoalhos da sala e dos três quartos, lhe deu uma folguinha arrastando a infeliz para o banheiro de serviço, colado à cozinha. Achei que era chegada a hora de atacar. Não perdi tempo:
— Nossa “migo”. Estou exausta – balbuciou a prestimosa assim que me viu chegar!
— Dá para perceber... respondi sem pensar em coisa melhor a ser dita.

— Ambrosina quer me ver morta e enterrada. Olhe para meu estado. Estou me sentindo um bagaço...
Procurei ser franco o melhor que pude:
— Sinto pena de você.
Arno me cravou uns olhos compridos e marejados de lágrimas:
— Você?
— Sim! Não posso?

Arno armou alguma coisa para dizer. No último instante resolveu engolir o que pretendia me jogar na fuça. Talvez achasse que me deixaria nervoso ou mais abestalhado do que aparentava. Ponderou e mediu as palavras antes de voltar ao diálogo:
— Pode, claro que pode. Mas vocês, humanos, não tem sentimentos em relação a nós.

Fez uma pausa breve e concluiu, sem papas na língua:
— Fazem a gente de escravos. Trabalhamos pior que burros de carga e no final das contas... Meu Deus do céu...
— Ei, não fale assim. Sei que dá um duro danado. Não é de hoje que estou de olho comprido em você.
— De olho? Como assim?
— Estou de olho, ora bolas.
— Desenhe...
— Não saberia desenhar...
— Pois então fale.
— É que... deixa pra lá.

— Fale. Seja o que for, vá em frente.
— Arno, me apaixonei por você. Perdidamente...
A enceradeira de mamãe, ou melhor, a Arno caiu numa estrondosa gargalhada. Quando se cansou, voltou a me fitar, desdenhosa:

— Quer dizer que temos aqui um garoto apaixonado?
— Me leve a sério. Por favor.
— Espera que eu acredite?
— Pergunte ao seu Rossi, o Escovão...
— O que o senhor Rossi, meu amigo Escovão tem a ver com isso?
— Ele sabe de tudo...
— Tudo?

[Foco no fosso] Refrescando a memória

Haroldo Barboza

Muitas pessoas dizem: “não converso sobre política; me dá nojo.” 

Se o esgoto da rua onde elas moram, ficar 15 dias exalando cheiro de fezes, elas não reclamarão devido ao odor nojento? Ficarão felizes para sempre mesmo que este cheiro seja o “tempero” dos jantares da família? 

Em ambos os casos devem se mexer para desinfetar o ambiente, pois basta uma célula contaminada para expandir uma moléstia que danifica um corpo ou uma sociedade. 

Estamos a menos de dez dias das eleições municipais. 

Olhando para o menu oferecido, dá para saber quem realmente está disposto a governar para o bem da comunidade com a esperança desmotivada e esgarçada? 

Os nomes com “ficha suja” são fáceis de encontrar. Basta correr os processos criminais transitados nos últimos trinta anos. 

O padrão de “promessas” se sustenta por dois pilares:

A) os candidatos novos (herdeiros dos antigos) se concentram em prometer mais X escolas, mais Y hospitais, mais W veículos de transporte público, mais Z viaturas para reforçar a segurança pública, mais... ?

B) os antigos (já no 5º ou 6º mandato) não se comprometem com números. Dizem que criarão comissões (ou “comissões”?) para estudos no sentido de elevar os ganhos mínimos de professores, médicos, motoristas, policiais... ? 

Claro que nem 0,1% dos culpados de desvios foram condenados pelas “leis” que eles mesmos escrevem com muito cuidado para preservarem brechas adequadas aos seus planos de escape. Desfrutam de mordomias imerecidas com nossa complacência. Com nossa “pouca” memória. Com nossa acomodação em aceitar desmandos repetidos.

Putin Explicitly Confirmed What Was Already Self-Evident About Russia’s Nuclear Doctrine


Andrew Korybko

Russia is worried that the influence of hawkish forces inside the US’ “deep state” might be growing and could ultimately lead to a large-scale conventional strike against it, including by proxy through Ukraine, which Russia hopes to deter by reminding them that this would result in World War III.

The hullabaloo over Russia’s updated nuclear doctrine is misplaced since all that Putin did was explicitly confirm what was already self-evident to all serious observers. Nobody should have ever thought that Russia wouldn’t consider a nuclear response to any overwhelming non-nuclear strike against it or its mutual defense ally Belarus, nor that it would overlook those who partook in such a provocation by proxy. Here’s exactly what Putin told the Security Council during their latest meeting on Wednesday:

“I would like to draw your attention specifically to the following. The updated version of the document is supposed to regard an aggression against Russia from any non-nuclear state but involving or supported by any nuclear state as their joint attack against the Russian Federation. It also states clearly the conditions for Russia’s transition to the use of nuclear weapons.

We will consider such a possibility once we receive reliable information about a massive launch of air and space attack weapons and their crossing our state border. I mean strategic and tactical aircraft, cruise missiles, UAVs, hypersonic and other aircraft.

We reserve the right to use nuclear weapons in the event of aggression against Russia and Belarus as a member of the Union State. All these issues have been agreed upon with the Belarusian side and the President of Belarus. Including the case when the enemy, using conventional weapons, creates a critical threat to our sovereignty.”

And here are some background briefings to review before analyzing what this all means:

Lavrov Reminded The World That Russia Is Committed To Ensuring Israel’s Security

Russian diplomats have worked hard to carefully balance between Israel and the Iranian-led Resistance Axis, which is why it’s very disappointing that only a few of their supporters in the Alt-Media Community recognize this, instead being convinced that they’re all a bunch of liars with a transparently anti-Israeli agenda

Andrew Korybko

One of the greatest misperceptions in modern times is the notion that Russia is secretly against Israel, which is pushed by the Mainstream Media (MSM) and the Alt-Media Community (AMC) despite them being one another’s rivals, each in advance of their own ideological interests. The MSM believes that this contributes to anti-Russian fearmongering while the AMC believes that this makes people like Russia more. Before explaining why this isn’t true, here are five background briefings for folks to review:

* 10 May 2018: “President Putin On Israel: Quotes From The Kremlin Website (2000-2018)

* 25 October 2023: “Both Sides Should Appreciate Russia’s Principled Neutrality Towards The Israeli-Hamas War

* 19 November 2023: “Lavrov [photo] Revealed That Putin Has Been A Lifelong Supporter Of ‘Ironclad Security’ For Israel


* 31 December 2023: “Clarifying Lavrov’s Comparison Of The Latest Israeli-Hamas War To Russia’s Special Operation

* 1 September 2024: “Lavrov’s Comparison Of Israel & Ukraine As Regional Warmongers Isn’t As Clear-Cut As It Seems

In brief, Russia has always carefully balanced between Israel and the Iranian-led Resistance Axis, but it’s usually leaned closer to Israel since it never seriously considered sanctioning the self-professed Jewish State even though it earlier agreed with the UNSC to impose sanctions against the Islamic Republic. To this day, despite loudly advocating for the Palestinians’ political and humanitarian cause, Russia still won’t sanction Israel or arm Hamas. Israel isn’t even symbolically designated as an “unfriendly country”.

Russian Foreign Minister Sergey Lavrov used his latest interview with Sky News Arabia to remind the world about the true state of his country’s relations with Israel, to which Russia remains committed in ensuring its security contrary to what the MSM and AMC have claimed. He’s not “playing 5D chess” to “psyche out the Zionists” like some from the second media camp might imagine but is simply doing his job by articulating Russia’s foreign policy as it objectively exists. Here’s what he told his interlocutor:

“When some officials justify their actions by saying that they - the Jewish people - were victims of the Holocaust and therefore can be forgiven, this is a troubling trend. It is a sign of the exceptionalism characteristic of Hitler’s Germany and its ideology.

26-9-2024: Oeste sem filtro – Lula dá vexame em Nova Iorque + Militante de extrema-esquerda defende a extinção de Israel

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Brigitte Bardot fête ses 90 ans : « On était moins emmerdés avant, désormais la liberté a disparu »

ENTRETIEN. Brigitte Bardot fête ses 90 ans ce samedi 28 septembre. L'occasion pour l'ancienne star de cinéma et militante dévouée de la cause animale de se livrer sur ses souvenirs d'hier et ses combats d'aujourd'hui.

Brigitte Bardot et Alain Delon à Saint-Tropez en 1968. Photo: © Jean-Pierre Bonnotte/GAMMA RAPHO

Amaury Brelet

Valeurs actuelles. La perspective de votre anniversaire vous effraie-t-elle ou vous indiffère-t-elle totalement ?
Brigitte Bardot.
 Ça me casse les pieds parce que ça prend des proportions [rires] ! Moi qui aime la solitude, le silence, la tranquillité, ça n’est vraiment pas mon truc. C’est une dizaine importante, c’est vrai. Beaucoup de gens n’arrivent pas à cet âge. J’ai de la chance. Je m’en étonne. Mais je m’en fous, en fin de compte. Je n’ai pas l’impression d’avoir 90 ans [rires]. Je suis beaucoup plus jeune dans ma tête et c’est l’essentiel.

Vous arrive-t-il, avec l’âge qui passe, d’avoir des regrets, de la nostalgie pour le temps d’avant ?
Je n’ai pas de regrets pour moi mais pour l’époque. Je regrette ce qu’on vit actuellement et le temps que j’ai connu, les Trente Glorieuses, la France d’avant, la liberté, la joie de vivre, l’insouciance. La liberté, surtout. On était moins emmerdés. Désormais, la liberté a disparu, elle a fait le tour du monde et n’est jamais revenue. Nous sommes pourtant censés être le pays de la liberté ! C’est triste et désolant.

Le cinéma, dont vous fûtes l’une des plus grandes célébrités, a-t-il aussi suivi cette évolution ?
Le cinéma est devenu comme le reste : triste, minable, décadent. Qui sont les grands acteurs actuellement ? J’ai tourné avec Jean-Louis Trintignant, Marcello Mastroianni, Samy Frey, Jean Gabin, Lino Ventura et même Jean Marais ! Ensemble, on vivait le temps d’un film, on travaillait, on apprenait à se connaître. Jean Gabin et Lino Ventura étaient des taiseux, ils se mettaient dans un coin quand ils avaient fini de tourner, ils ne parlaient pas. Ils avaient le même caractère. Samy Frey et Jean-Louis Trintignant, eux, ont été deux grands amours de ma vie. Le cinéma fut l’occasion de rencontrer certains des hommes de ma vie et pas des moindres. Quand on filme, on vit en circuit fermé et si des affinités profondes se présentent, ça finit par une histoire d’amour. C’est grâce à Roger Vadim, avec qui j’ai été mariée, que j’ai fait Et Dieu créa la femme. Tous étaient charismatiques, contrairement aux petits acteurs sans talent d’aujourd’hui.

Alain était tout, un monument du cinéma, il incarnait la France d’avant, il avait cette puissance, ce magnétisme, cette élégance. Il était magnifique.