sábado, 28 de setembro de 2024

Fêmea de lagarto teiú de 1,5m é encontrada “descansando” dentro de casa no interior do Rio de Janeiro

Animal foi capturado por agentes ambientais do Inea e solto na região do Parque Estadual Pedra Selada

Quintino Gomes Freire

Uma fêmea de lagarto teiú, medindo cerca de 1,5 metro, foi encontrada descansando no quarto de uma casa na vila Visconde de Mauá, município de Resende, interior do Rio de Janeiro. O local fica próximo ao Parque Estadual da Pedra Selada (PESPS), e o caso foi registrado na tarde de quinta-feira, 26 de setembro.

A moradora, ao perceber a presença do réptil, acionou rapidamente os agentes ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que foram ao local para realizar o resgate. Quando as equipes chegaram, o lagarto estava calmo e foi cuidadosamente capturado e colocado em uma caixa de madeira. O animal foi posteriormente devolvido ao seu habitat natural, nas proximidades do parque.

De acordo com o gestor do parque, Carlos Dário, o lagarto está sob suspeita de gestação, pois apresentava o abdômen dilatado, indicando que estava prestes a botar ovos. “É comum que os teiús apareçam de surpresa nas casas, e nesse caso, ela estava procurando um abrigo seguro para depositar seus ovos,” explicou Dário.

Sobre os teiús:

lagarto teiú (Salvator merianae) é uma das maiores espécies de lagarto da América do Sul, sendo encontrado principalmente no BrasilArgentinaParaguai e Uruguai. Esses animais podem atingir até 1,5 metro de comprimento e são conhecidos por sua coloração preta e branca com manchas. O teiú é uma espécie onívora, alimentando-se de uma variedade de itens, como insetos, pequenos animais, ovos e frutas.

Esses lagartos habitam uma grande diversidade de ambientes, desde florestas tropicais até áreas urbanas, sendo bastante adaptáveis a diferentes condições.

Título e Texto: Quintino Gomes Freire, Diário do Rio, 27-9-2024 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-